Outlander - 4x05 - Savages

Por Janaína Guaraná

3 de dezembro de 2018


Temos que começar falando sobre o Murtagh! A última vez que ouvimos, o padrinho de Jamie sobreviveu à Batalha de Culloden e foi preso em Ardsmuir depois que a rebelião terminou. O fato de Murtagh ter sobrevivido é um grande desvio do livro para seu personagem, que originalmente morre como resultado direto da Batalha de Culloden. 

Jamie e o Jovem Ian vão à cidade na esperança de recrutar alguns colonos escoceses para vir cultivar a terra em Fraser's Ridge. É lá que Jamie fica cara a cara com seu padrinho há muito tempo perdido após 12 anos de separação. A reunião lacrimosa, que ocorre no ferreiro onde Murtagh trabalha agora, um momento incrivelmente reconfortante em um episódio de outra forma bastante escuro. 

Quanto ao que Murtagh realmente tem feito, Jamie e Jovem Ian logo descobrem que ele está fazendo mais do que apenas soldagem e forjamento. Acontece que Murtagh faz parte dos regulators,: um grupo de cidadãos que se uniram depois de terem sido injustamente tributados nas mãos dos xerifes locais do governador e perderam quase tudo. 

Quando Jamie e Ian participam de uma reunião dos regulators, com Murtagh mais tarde naquela noite, eles descobrem que Murtagh não é apenas parte do movimento para lutar pela redução de impostos e um governo mais justo - ele também é um dos líderes não oficiais do grupo. Murtagh conduz um discurso apaixonado em que ele expõe a corrupção política, e adverte os presentes que está chegando o momento em que eles se levantarão contra os funcionários que os estiveram taxando injustamente todo esse tempo.


Na vida real, a Guerra do Regulamento ocorreu de 1765 a 1771. Embora a insurreição dos Reguladores não tenha incitado a mudança, muitos consideram o Movimento Regulador como um catalisador que, em última instância, leva ao início da Revolução Americana. 

Dado que Murtagh está tão envolvido com o Movimento Regulador, parece que ele estará na linha de frente das coisas quando as coisas realmente começarem a esquentar. Vai ser interessante ver se Murtagh sai ileso, ou se similarmente aos livros, ele acaba morrendo na batalha de qualquer maneira. 

Outro grande momento no episódio desta semana acontece no final quando finalmente vemos Brianna passando pelas mesmas pedras que Claire passou na Escócia. Parece que teremos que esperar para ver se Brianna chega a Claire e Jamie a tempo de avisá-los sobre o aviso de morte que ela descobriu na década de 1970.
Comentário(s)
0 Comentário(s)