Literatura em Foco - A Mulher Entre Nós

Por Bruna Horta

10 de dezembro de 2018


A Mulher entre Nós é um livro como poucos do gênero romance nos últimos tempos: impecável! 

O livro é escrito por Greer Hendricks e Sarah Pekkanen e traduzido por Alexandre Boide pela Paralela, do grupo da Cia da Letras; confunde o leitor e surpreende em todas as viradas da história. A trama apresenta a história das personagens Nellie e Vanessa, e o homem em comum das duas: Richard. Enquanto uma está recém separada dele, a outra está prestes a se casar. Aparentemente o que seria um típica história rasa entre uma mulher contra a outra, após uma ter acabado com o casamento da rival, percebe-se que a história não é nada sobre isso. Se fosse pra resumir os dois assuntos centrais da narrativa, seria: relacionamento abusivo e sororidade. 

No decorrer da leitura é possível perceber que o tal marido perfeito manteve Vanessa em um relacionamento abusivo por anos e que está levando Nellie pro mesmo caminho. São pequenas ações sutis do texto que vão compondo o pior tipo de abusador de Richard: o que parece um príncipe, mas é um monstro por dentro. Só quem viveu um relacionamento assim sabe que toda a ficção apresentada pelos autores não são fruto de mentes muito criativas, e sim de quem pesquisou ou também viveu isso. 

A virada da história e os segundo e terceiro atos do livro são doídos, intensos e ao mesmo tempo leves, fortes e esperançosos. É um grito de liberdade ao ver duas mulheres se ajudando, empoderadas de sua própria história e espero que para as leitoras também. E é tão profundo o aprendizado desse livro que talvez não seja possível mensurar, mas é uma forma de prevenir ou detectar a vivência de um relacionamento abusivo em sua vida e mostra como é possível sair de um. 

Leitura doída, mas imprescindível! Um sopro de esperança em tempos tão misóginos e machistas; mais que recomendado!
Comentário(s)
0 Comentário(s)