Conheça: A Amiga Genial

Por Janaína Guaraná

1 de dezembro de 2018


Os fãs têm desde o domingo, 25 de novembro, quando estreou na HBO o primeiro episódio de “A Amiga Genial”, motivos para pularem de alegria. A série é baseada no primeiro livro da aclamada tetralogia napolitana escrita por Elena Ferrante e se tornou um fenômeno global. 

A saga das amigas Elena Greco e Rafaella Cerullo na Itália do pós-guerra chega agora nas telinhas, conheceremos os primeiros anos de vida das protagonistas e as seguiremos até a adolescência na Nápoles dos anos 50. Ao todo, a série deve ter 32 episódios, sendo oito para cada um dos livros da tetralogia.

"Queria volatilizar-se, queria dissipar-se em cada célula, e que ninguém encontrasse o menor vestígio seu. E, como a conheço bem – ou pelo menos acho que conheço –, tenho certeza de que encontrou o meio de não deixar sequer um fio de cabelo neste mundo, em lugar nenhum.”

Elena Greco, uma senhora napolitana que se aproxima dos 60 anos, apresenta Raffaella Cerullo. Elas são Lenu e Lila, amigas de uma vida inteira. Lenu acaba de descobrir que Lila desapareceu. E o sumiço vai levar Lenu a vasculhar sua memória, fazendo com que ela volte ao passado e reveja sua trajetória ao lado de Lila. 

Assim como a personagem Lila, que sumiu sem deixar vestígios, Elena Ferrante é hoje a figura mais misteriosa da literatura mundial. Ninguém sabe a identidade da escritora, o nome pelo qual assina seus livros é um pseudônimo. Nem os produtores da série A amiga genial sabem quem é ela, o contato para a adaptação foi feito por e-mail.

A narrativa da autora italiana, torna a tanto a leitura quanto a serie, produções exepcionais, uma grande história sobre a amizade feminina, mas, mais que isso, tanto a série quanto o livro falam sobre o poder da educação, contam que um professor pode salvar sua vida e mudar seu destino.

Curiosos? Eu já li A Filha Perdida e depois desse primeiro episódio, quero a tetralogia toda na minha estante.
 
Comentário(s)
0 Comentário(s)