How to Get Away With Murder - 5x05 - It Was The Worst Day of my Life

Por Bruna Horta

29 de outubro de 2018


Nada como uma autocrítica para mostrar realmente ao público que a personagem está evoluindo. Antes bastante egóica, mas depois da ação coletiva, Annelise têm se apresentado cada dia mais humilde e humana. Assim, chegamos à temática central do episódio: reconhecer falhas e tentar consertá-las. 

Para surpresa de muitos alunos, a professora Keating se coloca à prova e pede que tentem identificar a fonte do erro no caso do pai de Nate. Tal atitude mostra a vulnerabilidade da mesma e a tentativa de acertar, pois ainda restam as alegações finais do julgamento. Na sequência Connor, Gabe, Laurel e Michaela tentam demostrar vários passos que a advogada possa ter errado. Desde ter tirado Connor como o advogado assistente, até a escolha se seria júri ou juiz, passando pelo despreparo de Nate para depor e sua proximidade com o mesmo; não previndo a carta. Impressionante como todos os argumentos fazem sentido, até mesmo a opção dada por Gabe na qual todos alunos concordam, que seria pedir a anulação do julgamento, devido a uma informação errada, comprometendo o júri. Felizmente Keating não aceita a sugestão dos alunos, pois reparar o que fez até o momento e tentar reparar o sistema carcerário é o mais correto.

De forma surpreendente e em uma das cenas mais emocionantes de toda a série, Annelise demonstra mais uma vez que é uma advogada excepcional. Demonstrar o tamanho da cela solitária e provocar a empatia do júri de quanto tempo o réu ficou ali foi com certeza a melhor jogada até agora como advogada. Foi um silêncio infinito que levou muita gente às lágrimas (eu inclusive). Não bastasse isso, Annelise ainda e se desculpa com Connor, pois sabe o quanto ele está ferido por ter sido substituído por Gabe. 

Ainda na temática das falhas, Nate tenta se redimir com Bonnie, mas terá que lidar com as consequências do que tal informação sobre o filho dela fará com a personagem. E é ela que traz consigo uma outra temática: a do apoio. Esse acolhimento que Annelise, Frank e Miller têm com ela também é uma forma deles se redimirem de alguma forma com assuntos do passado relativos à Bonnie. Esse apoio também é visto em menor escala com Laurel ajudando Gabe e também Asher e Michaela organizando juntos a despedida de solteiro de Connor e Oliver. 

Além disso, o episódio deu pequenas pistas do que virá por aí. Governadora versus Annelise, que promete ser uma ótima briga; Bonnie versus sua irmã e Asher com a mãe do Connor durante o casamento. Surpreende e inesperado! Agora só faltam revelar mais coisas sobre o morto e sobre essa trama pouco explorada até agora.
Comentário(s)
0 Comentário(s)