Terapia Em Série: Você se acha um Deus?

Por Sabrina Ratuce

4 de setembro de 2018


Você se acha um Deus? Ou você conhece alguém que se acha? Sim? Não? Tem um pessoal na série Altered Carbon que tem certeza de que são.

Primeiramente, para você que não assistiu a série, é uma ficção futurística em que as memórias das pessoas podem ser armazenadas em um dispositivo que é implantada atrás do pescoço entre as vértebras. Você pode viver durante anos se este dispositivo estiver intacto. Simplesmente troca de corpo (Capa) e tudo se resolve. Mas se por algum acidente a pessoa destruir esse dispositivo, aí é o fim de sua vida.

Mas o que isso acaba despertando nas pessoas? A sensação de imortalidade. Em consequência disso, os mais poderosos (financeiramente falando) dessa ficção acabam perdendo seu senso de humanidade, empatia, o medo e também seus limites. Afinal, “são eternos”. Isso tem um nome: Complexo ou Síndrome de Messias

Síndrome de Messias

A Síndrome ou o Complexo de Messias, trata-se de um estado psicológico onde a pessoa acredita que é ou será uma figura de extrema importância para o meio que vive ou mesmo para o mundo. Não está relacionado ou é causado pela religiosidade ou por uma religião.

Na série eles são vistos por algumas pessoas menos favorecidas como “deuses”, ou seja, tem seus seguidores.

Bom, na vida real, como perguntei acima, nós encontramos figurões pelo caminho, que se acham melhores que os outros, mas vamos tomar cuidado em diagnosticar e estereotipar alguém. Deixemos isso para os profissionais habilitados, não é?

Enfim, há tanta tecnologia nova surgindo a cada dia e tantos meios de manter a saúde e a qualidade de vida, que devemos tomar cuidado de não nos acharmos imortais e melhores que ninguém. Porque nosso futuro só depende da nossa humanidade.

Até a próxima ;)
Comentário(s)
0 Comentário(s)