Literatura em Foco: Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Por Ellen Joyce Delgado

21 de setembro de 2018


A esperança e o grito de uma realidade exclamando! 

Hoje trazemos a resenha do Livro Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes, lançado há algum tempo no mercado e trazido para o Brasil pela Editora Vergara & Riba

Qual o seu super herói favorito? Quem você vê como o salvador do país? Quem é sua forte influência no mundo? Na maioria das vezes, visualizamos a imagem do homem inspirador. Não torço pela contradição disso, apenas quero me convencer que detrás de tudo também tivemos participação livre de uma incrível mulher. 

Como exemplo dessa realidade, há pouco tempo descobri que a Liberdade do Brasil diante de Portugal foi assinada por ninguém mais ninguém menos que Maria Leopoldina - esposa de D. Pedro I. Pouco tempo depois, ela também foi a mulher que tomou frente do poder do país, tudo por conta da ausência espontânea de seu marido. 


Todo esse relatório é para mostrar como ainda temos uma visão sexista quando o assunto são marcos históricos. E essa é a melhor fuga que o livro nos traz. 

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes nos inspira com um verdadeiro cenário de valentes mulheres - e todas reais! 

Os relatos de cada página contam através de palavras cotidianas a realidade de fortes influências femininas diante de consagrados movimentos históricos. Os retratos de cada uma delas nos transmitem a beleza manifestante em cada postura tomada pelas mesmas. 

Em cada realidade vivíamos diferentes cenários mas, em todos eles, encontramos atitudes sempre perseverantes. 


Para cada uma delas, não importava o que o mundo iria dizer. Era muito mais importante sua consagração pessoal. 

O livro é uma verdadeira intimação para o complemento de nosso desenvolvimento. O  mais prazeroso de tudo isso é conhecer aquilo que nunca nos foi ensinado. 

Eu o vejo como uma inspiração pra todas as meninas e mulheres que ainda se veem como "pouco demais". Nosso mundo está sempre em processo de construção. Nesse livro, passamos a crer que ainda viveremos em uma realidade onde o sonhar alto não se detêm por quem você é ou quem eles querem que você seja. 

Esperamos isso há tempos e, se for preciso, faremos ainda mais para nos igualar a isso. O gênero não é o nosso limite. Para as garotas rebeldes de todo o mundo: "Você é promessa, você é a força. Não dê um passo atrás, e assim todo mundo vai avançar."
Comentário(s)
0 Comentário(s)