Cinema em Foco: Big Fish & Begonia

Por Elizabeth Silva

10 de setembro de 2018


Sabem quando estamos em casa, sem muitos afazeres e simplesmente nos deitamos e ficamos horas navegando pelo catálogo da Netflix, sem saber exatamente o que queremos assistir? Bem, foi em um dia monótono assim que segui uma recomendação da própria Netflix, e não podia ter ficado mais feliz com a história que tive o prazer de ver.

Big Fish & Begonia é um filme de fantasia chinês que foi escrito, dirigido e produzido por Liang Xuan e Zhang Chun, lançado em julho de 2016, mas somente agora foi adquirido pela Netflix. Uma animação que graficamente é linda, com cores vibrantes nos momentos alegres e cinzas nos momentos de desespero e indecisão.

A história segue a vida da jovem Chun, que habita um reino mágico que existe sob o mundo humano, onde as pessoas são inteiramente ligadas a algum elemento da natureza. Chun, está passando por um ritual de amadurecimento, onde os jovens de sua terra têm a oportunidade de vir ao mundo humano e observar a maneira como eles vivem, isso na forma de golfinhos vermelhos. Infelizmente a jornada de Chun pela Terra lhe trouxe alguns problemas. Um rapaz humano e apreciador dos golfinhos vermelhos perde sua vida para salvá-la, e a obriga voltar para casa com o peso de sua morte na consciência, e uma vontade enorme de reverter isso custe o que custar.


É aí que a história começa a fluir mais, devo ser sincera a narrativa inicial pode se mostrar arrastada, mas quando somos apresentados a um novo mundo, com pessoas de poderes místicos que controlam elementos e se tornam os próprios elementos, é algo tão bonito que consegue te despistar da lentidão inicial. O filme tem o propósito de mostrar o amadurecimento de Chun e junto com ele as responsabilidades que ela começa a adquirir quando volta de sua jornada. Apesar de achar um modo de reverter a morte do humano, o preço que ela pagou por isso trouxe tantas consequências inimagináveis, não só a ela, mas ao seu povo também. A culpa que ela sente sobre a morte do humano é palpável e eu sempre me surpreendo como uma animação consegue pegar essa essência tão bem.

Big Fish & Begonia apesar de ser um “desenho” traz uma lição de vida sem igual, e se acrescentarmos que estamos falando de uma cultura milenar como a chinesa que extraí de seus contos ensinamentos cruciais, não foi uma grande surpresa acabar o filme com lágrimas nos olhos e com grandes questionamentos na cabeça.

Até onde estamos dispostos a corrigir um erro, ou estamos dispostos a nos sacrificar pelo certo e por quem amamos? Toda ação que tomamos vai causar uma reação, é preciso ter isso em mente para cada ato que tomamos na vida, pois depois de amadurecer as consequências dos mesmos serão enfrentados por nós, e é preciso uma coragem sem igual para encarar cada um.
Comentário(s)
0 Comentário(s)