Torneio de Animes - Cavaleiros do Zodíaco Vs Shurato (Apresentação)

Por Alvaro Luiz Matos

23 de maio de 2018

E o torneio dos animes está de volta com duas séries mitológicas, duas séries históricas, que marcaram o início da minha infância. Dessa vez as maratonas foram ainda mais nostálgicas, e rever mais de 150 episódios para fazer um texto de qualidade, embasado e sem ser tendencioso ao tratar a série mais popular como a melhor.

São duas séries realmente mitológicas, uma trata as constelações e traz do berço da Grécia os deuses Atena, Hades e o zodíaco inteiro, já a outra traz o hinduísmo e o budismo como berço para os guerreiros dos seis mundos. Cavaleiros do zodíaco e Shurato foram sem dúvida uma febre, venderam bonecos, deram audiência, foram reprisadas e mostraram guerreiros honrados para uma geração inteira de crianças (Crianças essas que vieram desde os anos 80 e 90 até os dias de hoje recordando bons momentos).

Shurato possui muito menos episódios que o anime dos cavaleiros de bronze, portanto irei deixar tudo muito mais justo e dividirei essa batalha em duas. Shurato possui duas sagas (Saga de Indra e Saga de Asura) e 38 episódios ao todo, já os Cavaleiros possuem quatro grandes sagas (Saga do Santuário, Saga de Asgard, Saga de Poseidon e Saga de Hades) e 145 episódios, mas usarei apenas as três primeiras sagas para fim de comparação.

Shurato foi ao ar em 1989 e CDZ foi ao ar em grande parte entre 1986 a 1989, retornando para a Saga de Hades só nos anos 2000. Portanto, vou excluir a Saga de Hades da comparação e usarei o fato contemporaneidade como fator para igualar essa comparação. Portanto as batalhas serão:

Batalha 1: CDZ: Saga do Santuário (78 episódios) X Shurato: Saga de Indra (25 Episódios)

Batalha 2: CDZ: Saga de Asgard + Saga de Poseidon (41 Episódios) X Shurato: Saga de Asura (13 Episódios)

Diferentemente das séries de batalha anteriores (Para quem não leu, comparamos Dragon Ball Super X Dragon Ball GT e Pokemon X Digimon) essa batalha terá uma primeira postagem de introdução e apresentação, portanto, esse texto que está lendo tem muito mais o objetivo de iniciar o comparativo da produção, do que analisar os episódios e os animes.

Seguindo portanto, é importante lembrar que Cavaleiros dos Zodíaco vinha fazendo um sucesso espetacular no Japão e todas as produtoras corriam atrás para aproveitar a onda e desenvolveram diversos outros desenhos, dentre eles, Shurato e Samurai Warriors. A escolha por Shurato é uma obviedade, pois ambos os desenhos se apoiam em mitologias, se apoiam em guerreiros e possuem muitas similaridades, até mesmo nas características de seus protagonistas. Além disso, Shurato, foi dos animes criados o que mais se destacou, sendo um ótimo produto que fez sucesso tanto no Japão quanto no Brasil

Eu, como um fã da nostalgia e um apaixonado por mitologia, me encho de alegria por essa batalha, pois não tem nada mais gostoso que uma briga saudável, onde quem ganha somos nós.

Você está pronto? Seu peito bate mais forte por qual anime? Já assistiu os dois ou está preso no que é mais popular? Vamos nessa que nas próximas duas semanas haverá uma batalha incrível.

Comentário(s)
0 Comentário(s)