Terapia Em Série: Hulk Esmaga!

Por Sabrina Ratuce

4 de abril de 2018


A ideia de escrever pequenas análises de personagens de filmes, desenhos e séries famosas surgiu de uma conversa com meu marido que me levou a juntar duas paixões: a psicologia e os filmes e séries em textos mensais aqui no site. E quem melhor para abrir o Terapia em Série do que o Incrível Hulk?

Observando meu filho de 3 anos vestido com a fantasia do Hulk, percebi que seu comportamento também se transforma: ele grita, pula e finge estar amassando objetos. Ao imitar esse grande herói ele provavelmente vive a ilusão de ser o que desejaria, como se estivesse mais forte, poderoso e seguro. Em consequência, isso o ajuda a se expressar, se fortalecer, se exibir e demonstrar emoções que no cotidiano ele sabe não ser permitido, como raiva e agressividade.

Seria o poderoso Hulk como uma criança de 3 anos, se escondendo em uma ilusão para expressar tudo que está no seu interior?

Aparentemente a radiação gama que fez o pacato Dr. Banner se transformar em uma criatura tão poderosa fisicamente, o transformou também psicologicamente, libertando toda sua raiva, dor e medo.

A história desse herói narra conflitos com o pai na infância e sentimentos reprimidos, coisas que escondeu dentro de si por não ser bem aceito entre as pessoas, precisando então se transformar em outro ser para colocar esses sentimentos para fora, de forma instintiva e sem pensar as consequências. Afinal, o Dr. Banner já pensa demais...

Quantas vezes temos vontade de quebrar tudo? Jogar tudo para o alto? Mas não somos o Hulk!

Podemos sim!!! Fantasiar-nos e fantasiar a nossa vontade! Lembrando que a vida real é de outro jeito e que as coisas funcionam de outro modo, não é mesmo?

Você já ouviu falar da “Síndrome de Hulk”? Na verdade, trata-se do Transtorno Explosivo Intermitente, onde a pessoa não possui capacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, sendo levada a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. É um diagnóstico sério e precisa de acompanhamento profissional adequado para se tratar.
Enquanto isso o Incrível Hulk nos entretém nos filmes e quadrinhos, nos fazendo arregalar os olhos ao ver tanta sua força esmagadora! 

E eu? Divirto-me com meu filho quando ele diz: HULK ESMAGA!

Até a próxima ;)
Comentário(s)
0 Comentário(s)