Literatura Em Foco - Últimas Mensagens Recebidas

Por Rozany Adriany

2 de abril de 2018

Fonte: http://pausaparaumcafe.com.br/wp-content/uploads/2018/01/39549447962_30f097525b_b.jpg

Últimas Mensagens Recebidas é um livro organizado por Emily Trunko e publicado pela Editora Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras, que surgiu a partir de um Tumblr chamado "The Last Message Received" que reúne um compilado de últimas mensagens recebidas por diversas pessoas em diferentes situações.

Sendo bem sincera, não sei dizer o que eu esperava encontrar nessas mensagens ao começar a ler esse livro, mas fui incrivelmente surpreendida ao mergulhar nestas páginas em uma das leituras mais rápidas que já fiz. Comecei o livro com a intenção de apenas dar início à mais uma leitura e, de repente me vi no final dele em menos de uma hora!

As mensagens são fortes e transmitem um peso enorme acerca de situações e momentos difíceis como a perda de familiares, amigos, namorados(as), maridos ou esposas, mostrando os sentimentos daqueles que as receberam e de como as palavras tem um grande poder em quem as lê ou as escuta, sejam elas positivas ou negativas! Além disso, através da leitura dessas mensagens também somos capazes de refletir sobre como nossas ações ou o que dizemos em momentos de raiva ou de angustia afetam o outro.

"Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimentos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível?"

Essa pergunta é apresentada na sinopse do livro e me fez refletir bastante. Eu sou dessas pessoas que não perdem uma oportunidade de demonstrar meus sentimentos, seja com alguma singela mensagem lida ao longo do dia que me lembrou de alguém querido, ou com alguma mensagem mais elaborada dessas que vez ou outra sentimos uma certa necessidade sem explicação de enviar a quem amamos pelo simples fato de querermos lembrar à pessoa de sua importância em nossas vidas, sem precisar de algum motivo ou data especial, sabe? 
Fonte: https://c1.staticflickr.com/5/4645/25708640348_a824d4ec50_b.jpg

E, sinceramente, ao ler as mensagens reunidas nesse livro, o meu sentimento principal ao responder internamente à pergunta da sinopse, foi de que ainda não estou me expressando o suficiente. E, principalmente, de que atualmente as pessoas estão se expressando cada vez menos, mostrando menos empatia pelo próximo e dando cada vez mais desculpas para não fazer isso, como a falta de tempo, por exemplo!

Eu acredito que não precisamos de grandes gestos para mostrar ao outro o que sentimos, o quão importante aquela pessoa é em nossas vidas; um simples "bom dia", um "como você está?", um "estou com saudades", um "vi isso e lembrei de você" ou um "ouvi essa música e pensei em você", um "dorme bem", um "se cuida", são gestos simples do cotidiano que expressam muito mais do que as pessoas imaginam e que muitas vezes deixamos de dizer ao outro!

Então, minha reflexão após ler as mensagens desse livro é: expresse-se mais, sem medo, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã, e principalmente, nós nunca sabemos quando será a última vez que diremos algo a alguém! E, que tal fazer isso agora?

Eu super recomendo a leitura desse livro e desejo que essas mensagens façam vocês refletirem assim como me fizeram refletir. Ah, e no final há mensagens lindas de pessoas que leram o tumblr falando como elas se sentiram ao ler as mensagens compartilhadas! 

É uma verdadeira lição de empatia, de identificar-se nas palavras e/ou nas histórias de outros com situações que as vezes achamos que só está acontecendo conosco, quando na verdade há diversas pessoas tendo as mesmas batalhas diariamente! A diferença é apenas como cada uma as enfrenta, afinal, somos todos diferentes e absorvemos as coisas de forma particular.
Comentário(s)
0 Comentário(s)