Em Foco no Oscar - O Destino de Uma Nação

Por Janaína Guaraná

2 de março de 2018


O Destino de Uma Nação é um filme britânico do gênero drama de guerra dirigido por Joe Wright e roteiro de Anthony McCarten. É estrelado por Gary Oldman como Winston Churchill, que interpreta o personagem em seus primeiros dias como Primeiro-ministro do Reino Unido e na ocasião em que o Exército Alemão de Hitler cercava as tropas britânicas em Dunquerque, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Um filme envolvente e fácil de assistir, que peca por algumas imprecisões, o real e o imaginário se confundem, mas tem uma qualidade inigualável: o desempenho estrondoso de Gary Oldman, favorito disparado ao Oscar, no papel de Churchill. 

Em 9 de maio de 1940, Hitler invadiu a Checoslováquia, a Dinamarca, a Polônia e a Noruega. Milhões de soldados alemães estão posicionados na fronteira da Bélgica, prestes a conquistar o resto da Europa. Na Grã-Bretanha, o parlamento perdeu a confiança em seu líder, Neville Chamberlain. A busca por um substituto já começou. 

Churchill como primeiro-ministro britânico enfrenta problemas na Câmara dos Comuns para se reafirmar. Um dos maiores impérios do mundo, é governado por velhos homens que saem do poder, mas o poder não sai deles. Pensam em se dobrar diante da ofensiva alemã e pressionam quem se levanta para a batalha. 

A Operação Dínamo (a mesma retratada no Dunkirk de Christopher Nolan, responsável por mudar o curso da Segunda Guerra Mundial) passou por muitas decisões difíceis até a sua conclusão, teve que ser batalhada e provada, quando seus líderes pensavam em negociações de paz um Churchill visionário ouviu a voz do povo e disse que NUNCA se renderiam. 

Filmes históricos são especiais para mim, e esse já tem um lugar especial e inclusive minha torcida para levar o Oscar.
Comentário(s)
0 Comentário(s)