Arrow - 6x08 - Crisis on Earth-X (Crossover)

Por Bruna Horta

2 de dezembro de 2017

Isso não foi um Crossover, minha gente. Foi uma loucura linda e épica que nunca imaginei a DC ser capaz de fazer na TV!

Deixo claro que por não terem separado e focado os episódios em cada uma das séries, será impossível comentar apenas o do “Crisis on Earth-X – Part 2”; assim, contextualizarei o Crossover inteiro, ressaltando o que foi mais importante para Arrow. 

Bem, o Crossover inicia com o já esperado encontro de todos para o casamento de Barry e Iris, e tem sua trama revelada com a chegada dos nazistas com superpoderes. Inegavelmente a temática nazista traz uma carga pesada para o contexto, mas apesar disso o que mais importava ali não era a suástica em si, e sim o simbolismo de Oliver e Kara enfrentarem a si mesmos. Mais especialmente Oliver, que agora teve a representação literal do que ele vem lutando há 6 anos: seu lado mais sombrio. Esse fato com certeza será um divisor de águas para o personagem e para a série, pois nunca é atoa lutar consigo mesmo. 

Independentemente do que virá depois desse simbolismo, é importante ressaltar que ter Oliver como o Füher da Terra X é a prova concreta da valorização e importância do personagem para o Universo DC na TV, como o seu maior líder. Pode parecer que Barry possui um papel de mentor para Oliver, mas apenas em aspectos emocionais, nos quais nosso herói não é muito bem habituado. Falando nisso, o que dividiu a opinião do público é decorrente obviamente dos conselhos amorosos de Barry; o casório às pressas pode ser outra pista que aponta para um final feliz da série. Infelizmente não era algo repentino o que esperava para Olicity, mas ainda não sei o que dizer sobre este acontecimento. Esperemos mais desdobramentos. 

E falando na senhorita Smoak, foi interessante ver ela trabalhando com Iris, numa dupla muito empoderada, mostrando que força e inteligência feminina pode sim derrotar os vilões. Agora que passou tantos acontecimentos que podem mexer a mente dos personagens, veremos como cada um reagirá: Felicity à quase morte por Eobard; a equipe conhecendo um Snart menos ranzinza e mais amoroso e tendo que lidar com a morte de Stein; e Oliver encontrando o sósia de Tommy. É muita emoção para pouquíssimo tempo! Vamos digerindo tudo o que aconteceu e tentando enxergar quais reflexos afetarão realmente Arrow.
Comentário(s)
0 Comentário(s)