South Park - 21x3 - Holiday Special

Por Alvaro Luiz Matos

1 de outubro de 2017

Sou daqueles que pára durante o episódio para escrever a review e dar a opinião sobre um ponto em especifico. Isso acontece com certa frequência mesmo com o risco de dar uma opinião e depois ela ser desfeita pelo restante do episódio.

Nesse episódio, o primeiro momento pelo qual parei e dei início ao texto foi à frase “não da mais para ser calmo e sutil ou os críticos dizem “qual era o objetivo disso””. Nada sutil, mas bastante assertivo, afinal ouvi algumas críticas sobre o primeiro episódio da temporada, onde muitos não entenderam o objetivo do episódio.  O melhor de South Park é essa retroalimentação, saber ouvir a crítica concordando ou discordando dela.

Assumo que demorou um pouco para entender o foco do episódio, mas pronto, estava ali na cara o tempo todo. Brancos usando-se de desculpas esfarrapadas para justificar suas atitudes opressoras, fazendo disso sua maior “muleta” e se fazendo de vitimas.

Se eu, depois de bons anos, entendi que faço parte de uma elite privilegiada pela cor e pelos status sociais, que lutar por direitos é muito mais dar espaço para que as minorias briguem por ela ao invés de me sentir porta voz e que o preconceito é estrutural; acredito que você também possa perceber isso.  Você não pode deixar de tapar os olhos para o seu eminente favoritismo, mas deve dar voz e espaço para  que aqueles que são prejudicados possam falar.

A mensagem estava ali, está na frente de todos, basta olhar.

E vocês, conseguiram entender essa mensagem? Perceberam outras? Contem para nós.
Comentário(s)
0 Comentário(s)