Lista em Foco - Personagens Femininas Mais Poderosas - Parte I

Por Janaína Guaraná

27 de setembro de 2017


Essa foi uma das listas mais fáceis que já fizemos, porque vamos combinar que mulher poderosa é o que mais tem na telinha e na vida real. Olha pro lado ou pense um segundo e vai ver que estamos cercados de mulherões, mulheres que enfrentam todas as dificuldades do dia a dia, e ainda com o extra de ter nascido mulher e os problemas inerentes a essa condição. Aqui no site mesmo, temos mulherões mesmo, sem quais o site não seria o mesmo. E as inspirações que vem das telas, são:


1 - Meredith Grey (Grey's Anatomy) 

Para todos os que assistem Grey's Anatomy é tão óbvio o motivo pelo qual Meredith (interpretada pela diva Ellen Pompeo) está no topo dessa lista que parece até desnecessário expor meus argumentos aqui. Mas, vou tentar fazer uma breve consideração à altura da personagem! Se tem alguém que mais lidou com perdas, dores e sofrimentos ao longo dessas 14 temporadas de Grey's foi ela, não só por ser a protagonista, mas por toda sua história de vida. 

Desde pequena Mer teve que lidar com uma relação conflituosa com seus pais, o que foi crucial para levantar uma enorme barreira no que diz respeito à qualquer tipo de relações, seja de amizades ou amorosas. Porém, vimos a personagem crescer e trabalhar todas as dificuldades, fazendo assim com que a barreira fosse quebrada. Mer também teve que lidar com várias perdas, como a morte de sua mãe, de sua madrasta, de seu cachorro, de sua irmã, de amigos e até mesmo de seu marido, assim como o afastamento de sua melhor amiga que foi trabalhar do outro lado do mundo. Além disso, passou por dificuldades na adoção de Zola, perdeu um bebê, teve outro em meio a um momento insano, se tornou mãe "solteira", teve dificuldades em conciliar trabalho e família, por vezes sentindo que havia estagnado na profissão, já viu seu marido ser baleado e operado por sua melhor amiga enquanto apontavam uma arma em sua cabeça, já quase morreu afogada e esteve perdida em uma floresta após um acidente de avião. 

Mas, a verdade é que Mer é um exemplo de força, coragem, superação e determinação. Afinal, não é qualquer um que suporta tudo e isso, e muito mais, com uma plenitude e um brilho que dá vida à um dos melhores dramas do mundo das séries, não é, gente? (Por: Rozany Adriany)


2 – Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome. Descendente da Casa Targaryen (Game Of Thrones)

Simplesmente Dany, interpretada pela maravilhosa e tão rainha quanto, Emilia Clarke, para os íntimos como nós, é impossível não falar da força e perseverança dessa mulher. Única filha viva do Rei Louco, Dany percorre a história, escrevendo mais que fatos, inspirando pessoas por onde passa. 

A mãe dos dragões começa a sua jornada, com seu irmão Vyserys em busca do tão sonhado Trono de Ferro. E é quando o irmão vende a irmã que começamos a notar quem é verdadeiro dono desse trono. Dona de uma personalidade forte e resiliente, Dany passa por situações fortes e violentas, mas não deixa de tentar fazer o bem, é típico de pessoas que nascem para fazer o que fazem, ela pode não ser rainha, ainda, mas, nasceu pra ser. 

A jornada ainda não acabou, mas estamos muito próximos do desfecho e da nossa heroína conseguir o tal trono, na última oportunidade de consegui-lo ela mais uma vez resolveu pensar no bem maior que no próprio, é ou não uma atitude típica de uma grande líder? 




3 –  Elizabeth Alexandra Mary de Windsor - Rainha Elizabeth II  (The Crown)


Rainha da Inglaterra, foi educada em casa, estudou história constitucional e leis, religião e línguas modernas. Em 20 de novembro de 1947, casa-se com o primo Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo, na Abadia de Westminster. 

É impossível falar em mulheres poderosas e influentes e deixar a Elizabeth II de fora, dona o reinado mais duradouro, vivida em The Crown pela ganhadora do Emmy Claire Foy. Durante os anos que carrega a coroa, a Rainha segurou inúmeras barras, o fato de ser uma mulher a estar no poder, ameaças à família real e os escândalos que os familiares eram envolvidos. Dona de uma personalidade forte e rígida, atualmente mostra sinais modernos, tanto no reinado quando na vida. Devota de seus netos, William e Harry, a rainha ofereceu apoio incondicional aos príncipes. 

Atualmente Alguns dos deveres de Elizabeth foram repassados para o Príncipe Charles, mas ela permanece no poder, com cerca de 430 compromissos durante o ano e o apoio a mais de 600 programas e organizações de caridade. 



4 - Olivia Benson (Law and Order - SVU)


A quarta posição dessa nossa lista fica por conta da querida Olivia Benson de Law and Order SVU. Interpretada pela atriz, produtora e diretora Mariska Hargitay.   Ela, que traz em sua história ser fruto de um estupro, é hoje Tenente da Unidade de Vítimas Especiais de Manhattan. E se parássemos aqui, já estaria de bom tamanho para preencher esta lista. 

Porém, após 18 anos no ar, Olivia não só dá voz às vítimas de estupro. Ela se torna a própria voz. Ela luta com garra por aqueles que não tem voz. Ela busca justiça. Ela se transforma na própria força para sustentar quem está fraco. Nos 18 anos de SVU, muito da história da Tenente Benson já foi contado e retratado em cena. Desde a história de estupro de sua mãe; e posteriormente a revelação que ela é fruto de um estupro, até o retrato da própria Olivia sendo estuprada. Por duas vezes. E todas as vezes, seja por qual problema for, ela se reergueu e mostrou que pode ser mais forte, que há mais uma luta pra vencer.

Depois de dedicar toda sua vida para a polícia de NY, na 15ª temporada ela adota Noah, filho de uma viciada em drogas e vítima de escravidão sexual. Olivia aqui não se mostra apenas boa Tenente, mas também a vemos como boa mãe. Pois Noah, que é também é fruto de um estupro, tem vários problemas de saúde devido aos maus-tratos que sofria até ser resgatado e adotado. E esta é só uma parte do porque Olivia Benson está aqui na lista. Você lembra de mais algum feito extraordinário da protagonista de SVU? Deixe nos comentários sua admiração por ela. (Por: Vittoria Crispim)


5 - Alex Parrish (Quantico)

Alex Parrish ultrapassa seus limites por simples teimosia. Por acreditar que ela, como mulher, não tem limites. Que ela pode ser o que bem quiser. E ela quer e quer muito. Quer além do querer! A quinta posição dessa lista fica com a protagonista de Quantico. Interpretada pela atriz indiana e embaixadora da ONU, Priyanka Chopra. 

Alex é turrona, ora por ser obrigada, vide temporada 1 quando foi incriminada de terrorismo; ora pelo simples fato de querer provar pra todo mundo que está certa; vide temporada 2. Parrish é o próprio sinônimo de força, e não apenas moral, mas também física. Afinal, o treinamento dela para o FBI e a CIA não é para qualquer um. Inclusive, muito homem por aí não encararia o que ela encara. 

Virtuosa e integra, Alex mostra que não depende de um homem para ser quem ela quer ser e quem ela acha que deve ser. Ela não se limita e acredita que tudo é possível. (Por: Vittoria Crispim)

Aguardem que ainda não acabou, é tanta mulher maravilhosa que tivemos que dividir a lista em duas partes!
Comentário(s)
0 Comentário(s)