Lista em Foco - Melhores séries históricas

Por Janaína Guaraná

4 de setembro de 2017


Tivemos uns minutos de seriedade e decidimos no cara ou coroa, quais séries com conteúdo histórico que mais alegram nossas almas. Sou suspeita para falar de história, mas só sabendo de onde viemos, para valorizar para onde iremos. Contar uma história é manter viva a alma daquele tempo, é homenagear seus contemporâneos, é uma prece para que o futuro seja melhor, que o passado seja um guia e que o tempo que agora nos pertence caiba dentro das páginas que compõe a história. Para nós do SF, é indescritível poder acompanhar essas séries, é quase como pegar as nuvens, nas mãos. 



1 - Vikings é exibida pelo canal History, teve como inspiração as histórias envolvendo o célebre viking Ragnar Lothbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, célebre em sua época pelas suas incursões na França e na Inglaterra. A série retrata Ragnar como um agricultor escandinavo responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, e eventualmente tornando-se Rei da Dinamarca. 

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Igualmente conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo. 

A produção para as telinhas compreende esse modo de vida, exalta as crenças e a coragem que os Vikings carregavam. As dificuldades que enfrentavam para cultivar no país de origem e a necessidade de ir em busca de mais. 

Vikings volta dia 29 de novembro com a quinta temporada. PS: Se você fizer uma busca rápida na internet verá que o irmão de Ragnar, Rollo deu origem a uma linhagem de reis, tornando descendente indireto de toda a monarquia europeia, inclusive da família real britânica.



2 - Narcos é uma série que conta a história original da propagação de cocaína nos Estados Unidos e na Europa. As duas primeiras temporadas dão ênfase à trajetória do famoso narcotraficante colombiano, Pablo Escobar. A série conta com muita violência, sexo, drogas, e muito dinheiro; coisas que são, no mínimo, bastante óbvias, levando em consideração a temática geral dela, não é mesmo? As primeiras temporadas mostram toda a ascensão de Pablo, mostrando o momento em que ele passa até mesmo a ser adorado pelo povo colombiano, seu lado corrupto, toda sua influência no país e como ele é um personagem que não tem limites e que está disposto a exatamente tudo para conseguir aquilo que anseia, além, é claro, de sua morte. 

O que nos leva à terceira temporada que, por sinal, acabou de ser lançada na Netflix, no dia 1° de setembro! Após o encerramento do plot de Pablo em Medellín, a série agora se direciona à Cali e irá contar a história do famoso Cartel de Calí, grupo de traficantes que, basicamente, aproveitou todo o foco das autoridades americanas e colombianas em Pablo, para construir seu nome no império das drogas e do tráfico na surdina. 

A série é uma boa pedida para aqueles que se interessam pela história do narcotráfico, da relação existente entre os Estados Unidos, os países europeus, Colômbia e outros países latino-americanos. Além, é claro, de nos mostrar também um pouco da cultura colombiana que, para os amantes da língua espanhola como eu, é mais um ponto a favor para dar o play. (Por: Rozany Adriany) 



3 - The Crown - A nobreza é cercada por certo mistério e magia, não imaginamos pessoas comuns que fazem as coisas comuns que nós, simples mortais fazemos diariamente. The Crowm é quase uma biografia da história da família real britânica. E principalmente a Ascensão da Rainha Elizabeth II ao trono britânico. A serie estabelece uma narrativa cuidadosa, que muitos podem não gostar, mas vejam bem, uma história dessas, merece ser contada nos mínimos detalhes. 

Cercada de vários costumes e formalidades de um sistema que ainda persiste até hoje, Elizabeth (Claire Foy) era uma filha, uma irmã e uma esposa, uma pessoa como tantas, com sonhos e com responsabilidades. The Crown inicia sua trama a partir da doença de seu pai, o Rei George VI (Jared Harris) e o casamento da princesa com Philip Mountbatten (Matt Smith), filho do Príncipe Andrew da Grécia, que renunciou sua nacionalidade para assumir uma posição na corte inglesa. Com essa apresentação, muitas coisas já são reveladas antes de acontecerem, basta seguir a linha do tempo da própria história, mas ainda assim o que o programa tenta fazer é transformar a história em emoções, diálogos e situações de bastidores que justificam tudo. 

A produção carrega as especulações e boatos, ainda se preocupa com o que realmente aconteceu dentro e fora do palácio real. Mesmo após as formas que vieram com o termino da segunda guerra, não se perde a chance de descobrir o quão feito de carne e osso são essas pessoas, que carregam uma áurea mágica. Principalmente entender quem foi essa mulher e o peso de uma coroa. Tais tradições talvez não vejam admiradas no novo século, mas a Rainha Elizabeth II tem na sua presença a definição sociocultural da Inglaterra.



4 - Las Chicas del Cable é a primeira série espanhola original Netflix, se passa nos anos 20 e tem um tom feminista ao contar a história de quatro mulheres que vão a Madrid a fim de conseguir um emprego numa famosa empresa de telefonia que visa mudar o foco da comunicação na Espanha. 

Só nestas três primeiras linhas já é possível perceber quão interessante é a série que mostra a dificuldade de ser mulher em uma época em que as mulheres não tinham praticamente direito algum. Além de mostrar também como elas lidam com as dificuldades do dia a dia, tanto na vida pessoal e amorosa, como no trabalho. E o mais interessante, pelo menos para mim, é que ela não nos entrega personagens clichês, pelo contrário, somos apresentados à quatro personagens completamente diferentes, que possuem suas particularidades e veem a vida cada uma à sua maneira, mas que sem unem em meio a um ambiente machista e difícil de lidar em prol de sua independência. 

Tudo o que posso dizer é que, ao dar play, vocês irão mergulhar em um maravilhoso drama, às vezes um pouco parecido com àqueles dramalhões mexicanos, às vezes cômico, às vezes incrédulo, às vezes revoltante, mas totalmente enriquecedor e delicioso de apreciar. Então, aproveitem que a série possui apenas a 1° temporada com 8 episódios, mas já foi renovada para mais duas temporadas, com a 2° prevista para estrear em dezembro deste ano. (Por: Rozany Adriany)

Eu sei que nem todo mundo nutri esse amor pela história, mas quando tem série envolvida eu sei que a paixão é quase universal, qual série com enredo histórico vocês acrescentariam na nossa lista?
Comentário(s)
0 Comentário(s)