Lista em Foco - As Melhores Séries Baseadas em Livros

Por Janaína Guaraná

17 de julho de 2017




Essa semana a galera resolveu aliar duas das nossas maiores paixões, livros e séries (e dessa vez teve gente que votou, inclusive escreveu textinho, morro mas não falo que o nome da pessoa começa com Ál e termina VARO, vocês sabem que de coisa cult o boy gosta de estar no meio), votamos nas melhores séries (nos nossos corações) inspiradas em livros e o resultado foi o seguinte:


1. Game of Thrones - é uma série que dispensa apresentações. Dona de um sucesso descomunal e de proporção mundial (e quem sabe extraterrestre), a série queridinha da HBO e dos nossos corações não seria nada, ou nem existiria, se não fosse pela mente brilhante de George R.R. Martin, um senhor pra lá de maneiro, romancista e roteirista norte-americano que trouxe ao mundo uma verdadeira obra prima.

A série é baseada em sua saga de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que teve seu primeiro volume publicado em 1996 e para surpresa de muitos não foi um sucesso de vendas, algo que não durou muito tempo e cada livro seguinte obteve um número maior de vendas do que seus anteriores e com a estreia da série em 2011 o sucesso foi estrondoso! A legião de fãs da série e livros não simplesmente, não para de crescer!

Os livros de Martin são ricos em detalhes, ricos mesmo, o que já dá uma visão bem estruturada em sua mente quando se lê os livros. A primeira temporada é tão fiel ao seu correspondente livro que chega a ser assustador! Claro que, não podemos esquecer a série é uma adaptação e com isso sujeito a mudanças para melhor atender o tipo de veículo que ela circula, mas Game of Thrones é excepcional em qualquer sentido, desde o roteiro muito bem escrito e que funciona muito bem, desde a ambientação, o figurino, os atores, tudo!

Já agradeceu aos Sete hoje pela HBO ter produzido a série? (Por: Elizabeth Silva)


2. Sherlock - Tudo começou no século XVIII, quando Arthur Conan concebeu-nos uma das obras mais clássicas da literatura: Sherlock Holmes. Nosso querido detetive particular sempre foi muito acamado e, com um avanço no mundo, tivemos adaptações deste livro para filmes e, também, um seriado, chamado apenas Sherlock.
A série segue muito bem o contexto dos crimes relatados na obra original, mas de uma forma mais atual. A série traz o cronograma nos dias atuais e, ainda assim, não perde a essência da trama. 
Sherlock, e seu companheiro inseparável Dr. Watson, passam a solucionaram os maiores casos da Inglaterra. Essa obra contemporânea soube aproveitar toda a essência contextual do livro e, ao mesmo tempo, criar sua nova identidade.

Os desfechos dos casos mais improváveis foram sempre inimagináveis e surpreendentes. Para todos aqueles que não acompanharam a narração da obra literária, tudo era novo. E para quem leu, havia ainda algumas incertezas no enredo. Não temos certeza que a série realmente se encerrou após o final da quarta temporada, e o mistério ainda fica. Talvez, esse seja mais um caso a ser solucionado pelo nosso eterno Sherlock Holmes. (Por: Ellen Joyce)


3. Bones - figura mais uma vez nas nossas listas, baseada no romance homônimo da autora e antropóloga forense Kathy Reichs, que também é umas das produtoras, a série foi exibida pela FOX entre Setembro de 2005 e Março de 2017 e conta com 12 temporadas.

A série é levemente baseada na vida da antropóloga forense Kathy Reichs, interpretada nas  telinhas por Emily Deschanel. A série trata de investigações criminais pelo FBI, liderado pelo agente especial Seeley Booth, e conta com a ajuda do Instituto Jeffersonian, para solucionar casos onde os restos mortais precisam ser identificados nas situações mais diversas, contando com outros especialistas que completam a equipe de "squints" que juntos formam a equipe mais eficiente quando se trata de resolver casos de assassinatos.

Nas telinhas a Dra Temperance "Bones" Brennan, também é escritora, e seus romances são baseados na sua vida, onde a protagonista chama-se Kathy Reichs, e resolve crimes com o FBI, juntamente com o agente do FBI, Andy Lister, inspirado no agente Booth.

É uma pena que a série tenha sido finalizada esse ano, deixando um vazio imenso nas nossas vidas, eu pessoalmente já li o único livro de Bones, disponível em português e a série faz uma alusão vívida e emocionante a vida da verdadeira antropóloga forense. (Por: Janaína Guaraná)



4. House Of Cards - Ser baseada em um livro só abre as portas para alguma produção. Como não falar da promissora True Blood? Que tinha tudo para ganhar temporadas e mais temporadas de qualidade e foi estragada a cada season première que apresentava, ano após ano. E Dexter? Vinda de “A mão esquerda de Deus” um drama psicológico e cheio de questionamentos que iria além de ser ou não um Serial Killer, como foi mesmo que ela acabou? Deprimente, melancólica.

House Of Cards estaria em qualquer lista que fizéssemos e que fosse possível votar nela, mesmo que não muito obstante a série conseguiu entregar uma temporada bagunçada e que pareceu sem fim. Ser baseada em um livro, nesse caso, se fez irrelevante, e nos lembra daquela velha história de que o aprendiz supera o mestre.

A série além de manter um padrão de qualidade bastante convincente, tem também o brilhantismo de atuações de estrelas como Kevin Spacey e Robin Wright, contando também com o ator Mahershala Ali que vem despontando tanto na TV quanto no cinema. A temática baseada na política é também outro chamariz, uma vez que, como já diria Aristóteles, o homem é um animal político, e se interessa por ela, mesmo em seus pensamentos mais escondidos.

Vale lembrar que sem House Of Cards, vinda de um livro ou não, a Netflix poderia nem ser tudo o que se é hoje, a principal atração do streaming foi decisiva para o sucesso de suas produções. (Por: AlvaroLuizMatos)


5. American Gods  (ou Deuses Americanos) - teve a estreia dos sonhos para muitas séries, e não é para menos tanto falatório em torno dela. Distribuída pelo canal STARZ, a série é baseada no romance de mesmo nome do escritor Neil Gaiman, que foi lançado em 2001 e obteve uma recepção tão boa quanto a série, sendo aclamado pela crítica e recebendo prêmios no ano seguinte.

O livro Deuses Americanos é uma obra de fantasia que se mistura com as vertentes da mitologia e retrata a luta dos velhos e novos Deuses que disputam pela devoção, atenção e oração dos humanos para continuarem a existir. Ao mesmo tempo que nos é apresentado o protagonista, Shadow Moon. A série obteve os holofotes sobre si desde a sua estria em abril deste ano, muitos fãs dos livros estavam ansiosos para ver como a adaptação dessa obra ficaria nas telinhas e quem não tinha conhecimento nem do livro (como no meu caso), queria saber onde ia dar tudo aquilo que vimos em sua divulgação esplendorosa. E como valeu apena a espera! Senhores, me arrisco a dizer que entre as estreias desse ano, American Gods foi a melhor delas. A série detém uma fotografia surreal, um elenco maravilhoso e talentoso, um roteiro que foi muito bem escrito que aguça a sua curiosidade e a busca por respostas.
 
Com os planos para, pelo menos, 3 temporadas sendo baseada em apenas um único livro, a adaptação teria que ser feita de maneira cuidadosa, a meio de acrescentar alguns detalhes na história, mas que não fugisse dela completamente. Talvez o maior acerto seja manter por perto o criador de tudo, Neil é o produtor executivo.

Orem bastante meus caros leitores, pois a segunda temporada já foi confirmada e os Velhos Deuses estão mais furiosos do que nunca! (Por: Elizabeth Silva)

E vocês, concordam com nossa lista? Qual a melhor série baseada em livro que vocês assistem? Deixem seus comentários aqui embaixo! E até a próxima!  
Comentário(s)
0 Comentário(s)