Lista em Foco: As melhores produções da Marvel e/ou DC no cinema

Por Janaína Guaraná

31 de julho de 2017



O Séries em Foco, adora um polêmica, adora uma lista e dessa vez, resolvemos travar uma batalha mitologica nos bastidores, sim meus caros amigos, aquelha velha briga entre as gigantes Marvel e DC, há quem diga que uma é melhor que a outra e há quem aproveita as duas, há quem compara a pelicula ao quadrinho (não sejam desses), e há quem não opine, nós votamos e o resultado foi esse:


1 - Batman: O Cavaleiro das Trevas é a sequência de Batman Begins e teve seu lançamento em 2008; dirigido, produzido e co-escrito por Christopher Nolan e protagonizado por Christian Bale o sucesso desse segundo filme foi e é imensurável. Possuiu um marketing viral, sucesso de vendas, bilheterias quebrando recordes e vencedor de dois Oscars. Se você perguntar a qualquer um sobre o primeiro herói que vêm em suas mentes quando falamos sobre a DC Comics, sem dúvidas a maioria vai falar o nome Batman. Afinal a DC simplesmente criou o herói mais memorável de todos e um antagonista mais conhecido ainda, o Coringa. 

Todos nós sabemos que este filme não foi o primeiro do herói nos cinemas ou na TV, mas quando Christian Bale assumiu o papel em 2005 os filmes do Batman começaram a ser vistos com outros olhos, tanto pela crítica quanto pelos fãs que imploravam uma obra como essa sobre ele. Após um primeiro filme muito bom e bem elogiado, O Cavaleiro das Trevas chega trazendo dessa vez a complexa e instigante relação do Batman e o Coringa. Nem me atrevo a discutir dessa relação aqui, é mais do que certo que um não vive sem o outro, pois o Coringa é a razão da existência do Batman e vice-e-versa, o que nas HQs é mostrado tão freneticamente, a luta dos dois simplesmente nunca acaba e o filme acerta por principalmente não fazer um desfecho. 

O trabalho do Nolan foi simplesmente impecável e me conquistou a ainda acompanhar suas criações. Ele trouxe mais ainda a atmosfera sombria e filosófica, e parece ter aprimorado ela. Conseguiu encaixar mais um vilão na trama e apesar de ter uma aparição um tanto “rápida”, o Duas Caras teve um começo, desenvolvimento e um final preocupado em atender suas características. Christian Bale foi magnifico em seu papel e o Coringa de Heath Ledger ficou marcado para a história, ele foi esplendoroso e em minha opinião nunca veremos outro Coringa parecido, não querendo fazer comparações, mas acho muito difícil algum ator conseguir chegar perto da essência da personagem como ele fez um dia. (Por: Elizabeth Silva)


2 - Acredito que todos os fãs do universo “heróis” estavam ansiosos esperando a grande estreia do filme Mulher Maravilha. E não era por pouco. O filme prometia uma grande revolução das produções da DC, e afirmo: A DC realmente conseguiu se superar! O filme conta a história inicial da nossa querida Diana. Desde seu início como uma amazona até sua integração social, onde a mesma lutava contra a ignorância humana. Isso ainda não é nada comparado à essa grande produção. O filme se superou em todos os princípios cinematográficos. 

Para começar, foi um recorde na exibição nos cinemas. O filme que tanto prometia não quebrou as expectativas de ninguém. A trajetória de Diana nos mostrava a independência feminina sendo conquistada por uma guerreira anônima. Nossa Mulher-Maravilha trazia uma personalidade séria, com um humor mais inteligente e uma visão realista. Ela se tornou uma salvadora da humanidade que se pregava como desacreditada, e mesmo distante dos princípios humanos, ela pôde, enfim, levantar a bandeira branca. A DC conseguiu trazer cenários mais realistas nessa produção. As filmagens trouxeram qualidade nas cenas e, principalmente, um enredo bem agrupado. 

Posso dizer que esse filme foi o melhor lançado até agora pela produtora. A escolha da personagem foi um dos pontos que também mais marcaram. Gal Gadot surpreendeu o mundo – e também calou muitos outros extremistas. Ela não precisava dos traços passados de uma heroína que já se foi. Ela trouxe consigo a independência e sua marca própria. Agora, aguardamos ansiosamente a sua continuação da história, prevista para 2018. (Por: Ellen Joyce Delgado)


3 - Logan - O fim de uma história. O fim de um contexto. E como fim, a Marvel resolveu “fechar com chave-de-ouro”. Por onde começar? Inicialmente, digo que não foi muito fácil aceitar o desfecho da trajetória Wolverine. Esse herói tem a história mais marcante do grupo X-MEN – tanto que o mesmo traz suas produções individuais. O ator Hugh Jackman sempre surpreendeu nas suas atuações cinematográficas. Em todos os outros filmes anteriores, sua participação foi muito bem conceituada. Mas nesse, posso dizer que ele superou tudo. 

O personagem trazia uma realidade contraditória ao início de tudo. Já não era o mesmo herói crente no mundo humano. Não havia mais fé na integração dos mutantes. O mesmo havia perdido todos os seus amigos – e também seu grande amor. Logan se isolou do mundo. Fechou-se às doutrinas. Seu mundo, agora, era apenas garantir um fim pacífico ao Professor Xavier. E acredito que isso ele conseguiu. A produção da Marvel trouxe um enredo impactante. Não era mesmo o que todos queriam ver, mas o filme trouxe uma lógica com um desfecho. Tudo costuma ter um fim, certo? Então avaliemos por este lado. 

Posso classificar essa como a melhor atuação de Hugh Jackman. E não sou apenas eu que penso isso. O autor trouxe ao personagem uma visão mais realista. Posso dizer que ele realmente incorporou o papel. O melhor desse filme foi – literalmente – o ator. Especula-se que ele ainda ganhará prêmios por essa atuação. Foi a melhor abertura do mundo heróis no cinema em 2017. (Por: Ellen Joyce Delgado)



4 -  Os Vingadores (The Avengers) lançado em 2012, é um filme de super-heróis (não diga) americano produzido pela Marvel Studios, escrito e dirigido por Joss Whedon, que junta a equipe mais famosa das HQs do universo Marvel e traz para as telinhas em uma obra que encheu os olhos dos fãs das HQs, dos fãs dos filmes e de quem nem era fã ainda. É inegável que após Homem de Ferro ter se tornado um grande e lucrativo sucesso para a Marvel Studios, a aposta da Marvel em suas produções foi cada vez mais alta e a construção de um universo somente deles criou uma das atmosferas mais legais para filmes de heróis. Claro que tivemos umas produções muito boas e algumas que podemos esquecer, mas cada filme ajudou a construir esse universo. O que Homem de Ferro começou como uma chama, Os Vingadores transformaram num enorme incêndio! 

O filme é o sexto, e encerrador, da fase 1 da UCM e reúne todos os personagens que foram apresentados nos filmes anteriores, Capitão, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Thor, Hulk, Homem de Ferro e nosso vilão Loki. É um filme com todas as características da Marvel, é família e engraçado, segue uma linha mais séria em alguns momentos, apresentou o melhor roteiro do Joss, mostra uma qualidade impecável de filmagem e produção, com cenas de ação eletrizantes e ainda capaz de introduzir mais mistérios que serão revelados agora na fase 3, isso mesmo, me refiro as Joias do Infinito que aparece no filme e a gente veio notar bem depois. (Por: Elizabeth Silva)


E vocês, caros amigos, se fosse para escolher entre Marvel e DC, MARVEL claro, qual filme vocês escolheriam?
Comentário(s)
0 Comentário(s)