El Chapo - 1x01 - Capítulo 1

Por Ana Silvia Soeiro

5 de julho de 2017

A Netflix mais uma vez mostra o “fascinante” mundo do Narcotráfico neste primeiro episódio da série “El Chapo”. Desta vez acompanharemos a trajetória de Joaquín Guzmán Loera - El Chapo. De um ambicioso trabalhador do Narcotráfico mexicano, El Chapo se tornará, como mostrado nos primeiros instantes da série, o Líder do Cartel de Sinaloa, uma das organizações criminosas mais perigosas do mundo. Em sua apresentação para a mídia no aeroporto internacional do México, os jornais afirmam enfaticamente: “Não há mídia no mundo que não esteja aqui hoje”.

Além de mostrar o mundo do Narcotráfico, outra faceta importante da série é a ambição. Através de jogadas audaciosas, conseguimos notar como e porque El Chapo teve uma rápida e violenta ascendência no mundo do crime. Ambição mostra outro personagem que vai ganhando força ao longo deste primeiro episódio: um simples funcionário do Partido Trabalhador Institucional, que tem entre seus responsáveis pessoas que negociam com os “narcos”. A história deste funcionário é apresentada lado a lado com a de Chapo, veremos o porquê.

Tortura, extorsão, suborno, tudo aquilo que faz parte do submundo das drogas é mostrado logo de cara no primeiro episódio. Além da relação conturbada de El Chapo com um de seus parentes e sua própria composição familiar, no mínimo inusitada.
A primeira missão de El Chapo deixa claro o que devemos esperar da série. Nos reencontramos graças às ideias de El Chapo com outra figura importante, o notório narcotraficante colombiano Pablo Escobar que lhe dá um aviso: “Sabe o que acontece com aqueles que não cumprem?”, e Chapo não decepciona Escobar, menos ainda aos telespectadores.
Comentário(s)
0 Comentário(s)