Literatura em Foco: Como Eu Era Antes de Você

Por Ellen Joyce Delgado

20 de maio de 2017

Mais um livro lançado pela Editora Intrínseca, em 2016, publicado pela escritora Jojo Moyes, com recorde de vendas e muito bem aclamado. 

Como eu era antes de você conta duas histórias opostas: Em primeiro plano, iniciamos o livro conhecendo a vida de Will Traynor, um jovem bem sucedido com uma vida bem planejada. Um empresário famoso, ativo, aventureiro, extrovertido. Logo no início, Will sofre um acidente e acaba ficando tetraplégico. Desde então, Will perde sua realidade e acaba não aceitando sua nova condição de vida. Isso pra ele é a mesma coisa que não viver. De imediato, ele afasta seus amigos, e até mesmo sua namorada, para nutrir sua nova realidade remota. 

Seus pais decidem construir um anexo à casa, onde ele passa a maior parte do tempo com seu enfermeiro e fisioterapeuta. Sua identidade, antes tão admirada, passa a ser nada fácil de aguentar. Will se torna uma pessoa insociável. 

Em segundo plano conhecemos Louisa Clark, uma jovem garota moradora do interior de Londres, onde trabalha em uma cafeteria levando uma vida pacata, ao lado da família e de um namorado de longa data. Lou tem um grande coração, onde passa a viver mais em função dos outros do que de si mesma - principalmente de sua família. Após um longo tempo no trabalho, ela acaba desempregada por conta da recessão que sua cidade vivia. Automaticamente ela se desespera. Ela vê a precariedade dentro de casa sem o seu auxílio financeiro. Aí então começa sua busca desesperadora por um novo emprego.
Depois de um bom tempo procurando emprego, ela finalmente encontra uma oportunidade compatível às suas habilidades – as quais ela julgava não existir. Aparece uma oportunidade de cuidadora no castelo da região. É aí que as vidas dela e de Will acabam se cruzando. 

Os pais de Will contratam a Lou para trabalhar em casa, no auxílio de Will. Eles acreditavam que ao lado de uma pessoa extrovertida, como Lou, Will mudaria sua visão de mundo e passaria a aceitar mais suas condições. A convivência dos dois cria uma ligação, diferente do que imaginamos. As personalidades são opostas, a realidade também. As dificuldades na vida de Lou se opõem as visões anteriores de Will. Lou adere à uma vida pacata, já Will sempre quis novos horizontes e amplidões. É aí que Will passa a entender melhor a outra realidade e tenta, de imediato, “salvar” a vida de alguém. Ele deseja, de todo o modo, que Lou vá atrás de seus sonhos. Que ela crie expectativas e planos de vida, que trilhe seus objetivos e, ao mesmo tempo, conquiste-os. 

Esse livro me veio como presente de aniversário, e posso dizer que foi um dos melhores. Ele me tocou demais. Pude enxergar duas realidades distintas. E ao mesmo tempo, ver um herói dentro de alguém que nem mesmo imaginava. Não espere encontrar unicamente um romance. A história, em si, se baseia em Lou. Como ela realmente era antes de conhecer Will e quem ela se tornou depois dele. Cada página, cada detalhe, foram tocantes. O final me surpreendeu. Foram dias - ou semanas - com esse livro na cabeça. E ao final, posso dizer com todas as palavras: vale a pena conferir essa história e conhecer a cor da vida que Lou devolveu à Will, e a salvação que Will trouxe à ela.
Comentário(s)
0 Comentário(s)