House Of Cards - 5x1 - Chapter 53 (Season Premiere)

Por Alvaro Luiz Matos

30 de maio de 2017

É muito comum que uma season premiere venha a ser um pouco mais introdutória, assim como vem se tornando muito comum que os primeiros episódios de séries da netflix sejam um pouco mais lentos, portanto não temos muito do que comentar nessa review, apenas quais foram os indícios deixados pela série do que será essa temporada.

Logo de início o vídeo de Claire e o debate de Frank na câmera foram fundamentais para essa ambientação. Enquanto um refazia a ideia de “estamos em guerra”, o segundo mostrava a disposição do presidente para enfrentar a oposição e conseguir apoio. Ficou bastante claro que esse segundo momento, que ocorreu na câmera dos deputados, foi muito mais “sangue nos olhos” deixando, a meu ver, a primeira cena com Claire bastante desnecessária.

Ficou claro também que declarar uma guerra não era assim tão simples quanto se imaginava, o congresso precisa abrir votação e nosso candidato à presidência precisa que isso aconteça o quanto antes. A sociedade já parece sentir o clima de incerteza e a série acerta muito na forma com que faz essa climatização. Atentados, comoção social, protestos e muita projeção na mídia faz com que os Underwoods ganhem mais evidência diante do eleitorado e consequentemente uma vestimenta de patriotismo, característica muito valorizada nos EUA.

Passamos boa parte do episódio acreditando haver uma caçada a um terrorista, mas como sempre Frank nos surpreendeu. Gosto muito da forma que é utilizado o que chamamos comumente de “quebrar a terceira parede”, foi com esse artificio que tivemos uma reviravolta na história, acompanhada de um pretencioso “vocês realmente não me conhecem”. Tapa na cara do espectador.
Outra mensagem que essa season premiere veio nos trazer é que se antes existia alguma disputa interna, e se a briga era dentro da casa branca, hoje isso não faz nem sombra dentro do roteiro adotado. Na verdade o episódio deixou bem claro que existe uma unanimidade lá dentro e que Frank tem todos ao seu redor sob controle (gostem ou não). Com isso, fica ainda mais claro que teremos uma temporada muito mais focada no discurso de Guerra e nas últimas semanas de corrida eleitoral.

Por fim não custa chamar a atenção para a oposição que, apesar de citada, passou despercebida pelo episódio.

House Of Cards Brasil:

Sempre que encontrar semelhanças entre a versão da política tupiniquim e a nossa série favorita, farei questão de citar em minhas postagens, portanto:

Nossos representantes adoram a utilização da máquina pública como meio político. Ou vocês acham que declarar guerra e usar comunicados oficiais para angariar votos acontece só na Netflix?

Comentários aleatórios:

Recentemente fizemos uma postagem sobre os melhores “Shippers” do mundo das séries e dei meu humilde voto em Claire e Frank, mas fui pisoteado pela nossa equipe do site. Portanto nada mais justo do que aproveitar o meu espacinho nessa review para fazer meu Lobby (E provocar os coleguinhas).

Bora comigo nessa campanha? Claire e Frank como o melhor casal?

Comentário(s)
0 Comentário(s)