Literatura em Foco: Em Algum Lugar Nas Estrelas

Por Ellen Joyce Delgado

29 de abril de 2017


Lançado em junho de 2016, pela Editora Darkside, o livro conta a história de Jack, um menino de 11 anos, um pouco traumatizado pela guerra e a perda da mãe. Com o pai servindo ao exército, e mais perdido ainda por encontrar-se sem sua esposa, Jack passa a se sentir culpado pela morte da mãe por não poder prestar socorro, o que não estava ao seu alcance. Ao retornar da guerra, o pai se sente perdido e resolve colocar o filho em um colégio naval, do outro lado do país. Um lugar onde Jack se sentia ainda mais desnorteado pela diferença regional e climática. 

Isolado no colégio, Jack conhece uma pessoa um tanto quanto peculiar: Early, um garoto meio excêntrico e contrário a todos alí. O mesmo apresentava características bem peculiares, como separar jujubas por cores e formas em um momento de estresse, ouvir uma música específica para cada dia da semana e ter um dia com pausa. Early era também um menino muito inteligente, onde preferia passar mais tempo fora da sala de aula, por não aguentar a demora dos amigos ao resolver exercícios de matemática, os quais para ele eram todos bem simples.
Ao firmar uma amizade incontestável, Early resolve contar para Jack a história de Pi, sendo ele um personagem que o próprio Early criou. Para Early, Pi é um personagem com vida, e é aí que um professor de matemática cria uma luta contra a imaginação de Early: o matemático tenta quebrar a teoria de Pi, alegando que o número, atualmente infinito, acaba. Para Early, isso é o fim, pois se a Teoria acaba, Pi perde a vida. Early vê vida nos números. 

No feriado de Natal, o pai de Jack acaba não aparecendo na escola, e os dois terminam sozinhos. Não entendendo isso, os dois resolvem embarcar em uma aventura contagiante em busca das estrelas, navegando guiados pela constelação da ursa maior, que está na trilha apalache, tudo isso ligados pela história do Pi, que acaba sendo contada nas trocas de capítulos do livro. Eles acreditam que quando encontrarem a ursa gigante todas as dúvidas serão resolvidas. 

Uma mistura de imaginação e realidade, amizade e companheirismo, unem nossa atenção a cada página do livro. Ao final, a história é comentada pela autora, onde surgem as descobertas de todos os mistérios. Nesse momento, você passa a ser tocado ainda mais e descobre o verdadeiro sentido da vida, na visão de uma criança órfã.
Comentário(s)
0 Comentário(s)