The Voice Brasil - 3x01a03 - Audições

Por Alvaro Luiz Matos

22 de outubro de 2016


Estava meio Off nesse ultimo mês por motivo de força maior (não dá para escrever sem um computador, não é?), mas retorno para a minha vida de crítico de realitys musicais. Entretanto este vai ser um resumo rápido sobre o que tivemos de melhor e mais interessante (em minha nada humilde opinião). Por isso listei as 5 apresentações que mais me agradaram nos primeiros programas da temporada pelos motivos mais diversos. Vamos lá?



Camila Matoso
A Camila tem muitos atributos para brilhar neste cenário musical pop e deslanchar como uma cantora de sucesso. É bonita, versátil e afinada. Nada novo, nada surpreendente, mas cá entre nós, faz tempo que paramos de ver coisas realmente novas (temos alguns valores no The X-Factor, já vimos coisas boas no Superstar, mas não é tão comum). Estou começando a me contentar com o feijão com arroz, afinal qual o defeito em ser bom e afinado? Mesmo que não haja um diferencial, nós temos vocalistas tão ruins por ai apresentando reality musical em outro canal, porque não valorizar os que cantam bem?



Bruno Gadiol


Não achei que ele soltaria um sertanejo, mas já que soltou "o que a gente vai fazer?". Piadinha infame a parte, esse garoto parece muito bem preparado para cantar, muito bem treinado e estudado e, se for pra fazer, ele ta afim de fazer bem feito. Fico feliz quando vejo profissionais esforçados despontando em qualquer setor que seja, portanto vamos ficar de olho, afinal o Bruno pode vir a surpreender. Ah, uma dica? Não? Vou dar assim mesmo (kkk): Cantar bem tecnicamente é válido, mas parar ir mais longe vai ser preciso sentir e empolgar.



Cobra
Uma voz suave, bem postada e com uma qualidade técnica bastante boa. Não tenho medo de ser repetitivo e volto a afirmar que estou no momento de valorizar a qualidade técnica daqueles que estudaram e procuraram se aprimorar por uma oportunidade do sucesso, afinal o mundo é de quem se esforça.

Emoção e o dom de empolgar o público é algo que também precisa ser valorizado e quem souber unir os três pontos vai ganhar meu apoio até o final do programa. 

Lilian e Layane
Apesar de continuar achando que a Layane é quem se destaca na dupla e tem os melhores alcances, que acerta melhor as notas e o timbre mais bonito (só tudo). Como dupla elas funcionam tão bem que a diferença gigante de talento some no imenso carisma existente nas duas. Não que a Lilian não seja talentosa, mas Layane é mais natural, é mais completa. Veja o trecho acima e corre pro site da globo para ver a apresentação inteira, pois vale a pena, pois foi a melhor do programa até aqui.

Alexey Martinez
Não é só pelo fato de Alexey cantar bem ou pelo fato daquele que vos escreve gostar de música latina que essa apresentação mereceu estar aqui, e sim por tudo o que ela apresentou na sua introdução. Alexey deixou seu país por um caso de amor e ajudado um pouco pela edição que queria vender uma imagem de integradora, o cubano disse em rede nacional que amava outro homem.

Independentemente do fato da Globo tentar usar isso como beneficio próprio, acredito que seja importante que tais relacionamentos sejam vistos e falados com naturalidade.

--------------------

No geral, o programa continua o mesmo e não ter trocado nenhum técnico só faz com que a temporada seja menos agitada e emocionante. Particularmente, eu partiria para uma bancada totalmente diferente, com nomes e perfis diferentes como ter a Pitty, um Caetano Veloso, uma Anitta e um vocalista de alguma grande banda de rock como o Marcelo Camelo. Não necessariamente esses nomes, mas perfis totalmente antagônicos e diferentes, mostrando que a mulher baiana não canta só axé (como as recentes juradas de realitys Ivete, Daniela Mercury, Alinne Rosa e Cláudia Leitte), colocar um cara do MPB de maior vanguarda ao invés de deixar que um cantor sertanejo fique com esse pessoal, um vocalista de uma banda com sucesso nos anos 90 (melhor momento do gênero) e alguém atual, contemporâneo, uma mulher a mais e que representa a nova música que toca no país. Com toda certeza teríamos todas as estruturas mexidas e um programa mais fresco.

Vale também mencionar que já deu as caretas feitas pelos técnicos no intuito de nos fazer acreditar que os cantores são surpreendentes, na verdade são poucas as expressões sinceras do quarteto.

Por hoje é só galera, vou acompanhando o programa, atualizando melhor meu conhecimento sobre cada um dos concorrentes e procurando dar informações e opiniões mais completas nos próximos textos. Abraços
Comentário(s)
0 Comentário(s)