Gente do céu, estou procurando estruturas até agora para escrever essa review depois de ver esta finale que, para mim, foi impecável assim como toda a temporada. Como já venho dizendo ao longo das minhas reviews, The Last Ship se manteve consistente no quesito ação e emoção de maneira brilhante, nos deixando tensos e emocionados a cada cena.
O último episódio da temporada começa com o Presidente Oliver tentando reavivar a esperança da população em um abrigo, porém, de cara já podemos perceber que não será tão fácil assim, o que deixa-o em dúvida com relação a conseguir ter sucesso em recuperar o país e reestruturá-lo. No entanto, quem mais além de Tom Chandler poderia acreditar fielmente na população e no seu povo? Ao meu ver, ninguém! E é justamente por isso que levanto minha revolta às recusas lançadas a ele.
Até porque, pensem comigo: por que mais Allison e os representantes regionais se esforçariam tanto para matar o Chandler, se não, porque sabiam que ele era/é a pessoa mais capacitada a reerguer a esperança da população no seu país após a devastação do vírus? Afinal, sabemos que ele é aquele que não desiste em meio às adversidades, que é aquele que luta até o fim por aquilo que defende, até mesmo colocando o seu país a frente de tudo e todos. Não me entendam mal, quando digo isso não quero dizer que concordo 100% com esse modo de ser, já que, para mim, há coisas mais importantes, como a família, por exemplo. Porém, como militar, entendo que ele foi treinado para isso, para lutar e defender seu país a qualquer custo. E não é isso que o Capitão Chandler e sua equipe vem fazendo desde o episódio 1 da temporada 1?
Enfim... Chandler e a equipe traçam uma estratégia dividindo-se em quatro grupos a fim de capturar cada um dos líderes regionais e Allison ao mesmo tempo e, apesar de tudo ter sido planejado minuciosamente, o que a equipe não esperava era que Allison estivesse um passo à frente, se antecipando e estando na Casa Branca junto com a representante Roberta e não em suas respectivas casas, para onde se direcionaram as equipes.
E eis que começa a aflição. Enquanto a Equipe Cobra está à espera da chegada das outras equipes para entrar na Casa Branca, Nathan James está sobre ataque vindo da própria Casa Branca a mando de Allison. Só posso dizer que surtei legal durante toda a cena, cada míssil era um disparo no meu coração e parei de respirar por alguns minutos, tanto quando um dos mísseis atingiu o navio e toda a loucura para se sarfar começou, como a cada disparo rebatido a fim de lidar com os outros mísseis.
E como se toda essa aflição não fosse suficiente, Chandler se vê obrigado a pedir que a Equipe Cobra comece a operação para entrar na Casa Branca sem reforços, e ver Burke, Kara e Sasha entrando na raça foi muito sofrido, amigos. Fiquei logo pensando que alguém ia morrer, e para ser muito sincera, só pedia que, se acontecesse, fosse a Sasha (que, para mim, não tem importância como os outros dois tem). Porém, os três conseguiram se manter firmes, até que o restante da equipe se juntou a eles conseguindo recuperar a Casa Branca.
Só que, como Allison veio para dificultar a vida de todos, a bendita consegue fugir, após matar a representante Roberta e ter um trunfo nas mãos. Trunfo esse que, devo dizer, é bastante clichê, afinal, quem não pensou que a bitch iria atrás dos filhos do Chandler a fim de ter uma vantagem sobre ele? E foi exatamente o que ela fez, levando Chandler a se entregar em troca da liberdade de seus filhos. Mas, nossa equipe é mais inteligente, amigos, e se Allison e/ou mais alguém achou que aquele avião iria conseguir decolar levando nosso querido e amado Capitão Chandler rumo à morte, se enganou lindamente, pois Tex, em toda sua inteligência, achou um ponto fraco e conseguiu infiltrar-se no avião sem que ninguém percebesse.
E, como essa equipe não dá ponto sem nó, enquanto Slattery tentava colocar juízo na cabeça dos traidores, no momento certo Tex deu as caras e virou o jogo, mas, infelizmente, isso não aconteceu sem que ele fosse atingido, o que destroçou meu pobre coração que, definitivamente, não estava preparado para isso. Tex se despede da série deixando os fãs desestruturados e um Chandler visivelmente destroçado pela perda do amigo, o que, junto com o discurso ridículo de Allison, a captura dos filhos e a morte do pai, o levam a matar a loira maldita.
Não posso deixar de dizer que vibrei por dentro com isso, porque se tinha alguém que merecia essa morte era Allison, e ainda sou do time daqueles que acham que a morte foi rápida demais, merecia ter levado um tiro de raspão para sofrer um pouco e depois outro definitivo, mas, sabemos que Chandler não é assim, então, está bom.
A tristeza continua ao ver Chandler tomar a decisão de afastar-se da marinha, a fim de lidar com as consequências de seus atos, o que, para mim, só enaltece o ser humano altruísta que ele é. E tudo o que eu tenho a dizer sobre isso é que a cena da despedida foi triste demais, porém, acredito que ele fez o certo, uma vez que na segunda temporada ele tomou a mesma decisão após Rachel matar o portador do vírus quando ele foi capturado. Qualquer outra decisão iria contra tudo o que ele defende, então, era o esperado. Além de que, acredito ser necessário um momento junto aos seus filhos e um momento de luto após a morte de seu pai e de seu amigo.
Agora só nos resta esperar pela próxima temporada, para saber o que o futuro reserva para Tom Chandler, como ele voltará ou o que acontecerá para que ele volte para seu cargo e quais serão os desfechos da temporada. Lembrando que a série já foi renovada tanto para 4° como para a 5° temporada e que, infelizmente, teremos que esperar, pelo menos um ano para sua volta. Por fim, não dava para deixar de citar mais uma vez a maestria dos produtores e roteiristas que conseguiram manter o nível da série lá em cima ao longo de seus 13 episódios.
Ps1. Danny segurando seu filho pela primeira vez foi lindo e de me fazer chorar.
Ps2. #RIPTex
Ps3. Não gostei do beijo entre Tom e Sasha, desnecessário.
Ps4. Vem cá que eu te consolo, Tom! Partiu meu coração ver sua cara de desolado após a morte do amigo.
Então, até a 4° temporada amigos, e não deixem de comentar suas impressões do episódio aqui embaixo.