Conheça: Chef's Table

Por Bruna Horta

13 de setembro de 2016

São poucas pessoas que curtem séries documentais, mas esta vale a pena insistir até com aqueles fiéis às séries de ficção: Chef’s Table, da Netflix. 

Até agora foram lançadas duas temporadas de seis episódios com média de 50min cada. Eles têm formato independente, mas a estrutura narrativa é bem parecida e é ela quem dá força para o potencial da série. Se você já ouviu falar de Chef’s Table e acha que é só sobre comida, você está extremamente enganado! Claro que são mostrados belíssimos pratos (aliados à fotografia impecável, padrão Netflix), mas o conteúdo vai muito além disso. 

O estilo documental é muito bem explorado, e ao contrário dos que esperam aprender a cozinhar, a série narra em cada episódio a história de algum grande chefe do mundo. E as duas perguntas pertinentes em todos eles são: Qual a trajetória desse chef para ele ter chegado onde chegou? Por que esse chef é tão “foda”? As respostas para elas desconstroem certos estereótipos, já que muita gente têm birra, preguiça e até mesmo preconceito com a alta gastronomia. Eu mesma ficava sem entender os altos valores praticados, mas terminava de assistir sonhando em conhecer cada um daqueles restaurantes para dizer “take my money” sem sofrer! Só para contar um pouco sem dar spoilers, é possível compreender como funciona o pensamento de um chef de alta gastronomia: não é “só um prato”... é uma história, uma preocupação com a procedência dos alimentos, uma forma de celebração, expressão filosófica, social, cultural e pessoal.

Na série, vemos histórias de amor, redenção pessoal, preocupação com o mundo, sustentabilidade e principalmente, superação de grandes obstáculos... e isso humaniza mesmo aqueles reis da cozinha. Você começa a enxergar os chefs com outros olhos, com mais empatia e verdade. E no fim é possível até mesmo realizar uma autorreflexão sobre a maneira que comemos hoje, pois comer vai muito além do ato de se alimentar... É uma forma de expressar seu olhar sob o mundo e também sua personalidade. Super recomendo!
Comentário(s)
0 Comentário(s)