The Last Ship - 3x03 - Shanzhai

Por Rozany Adriany

30 de junho de 2016

Após uma estreia explosiva e cheia de aflições, o 3° episódio mantém a tensão e adrenalina em alta, porém vemos um pouco mais de estratégia nos acontecimentos. Enquanto Capitão Chandler toma o comando do Nathan James e segue em busca de pistas que os levem a seus companheiros, temos os seis sequestrados sendo levados a uma ilha repleta de piratas que, vamos ver com o decorrer do episódio, idolatram e seguem ordens de um lendário pirata chamado “Takehaya”, um ex-militar japonês. 

Assim que chegam, Capitão Slattery é levado para uma sala onde os piratas começam a tirar seu sangue, e apesar de ainda não termos uma explicação sobre o porquê eles estão fazendo isso, vemos, pelo menos, o sangue ser transferido para o tal Takehaya, e aí fica a pergunta: ele está doente? Confesso que ainda não estou entendendo isso e ainda não cheguei ao “x” da questão, mas uma coisa posso dizer: acho que eles não foram sequestrados apenas porque os piratas querem o sangue, isso vai além, e com certeza tem algo a ver com a posição deles no governo dos EUA e na marinha, já que o tal “vampiro”, como Slattery o chama em um momento de confusão mental, deixa claro que sabe exatamente quem eles são. 

Enquanto isso, Capitão Chandler desperta pequenos conflitos dentro do navio, tanto com o novo Burk ao muda-lo de posição, quanto com Sasha que, já percebemos, faz questão de bater de frente com ele sempre que possível! Será que esta mulher vai dar muito problema para nosso querido Tom? Estou achando que sim! Mas, enfim... Vale lembrar que o Capitão sabe o que faz e não toma nenhuma decisão em vão, então, vamos confiar no poder do homem, né gente?

Como falei antes, o episódio é cheio de momentos estratégicos. De um lado vemos Chandler, Sasha, Wolf e Green se arriscando em uma região que é dominada pelos piratas, uma pequena cidade chamada "Shanzhai", seguindo as estratégias de Sasha que sabe algumas manhas do local a fim de conseguir informações. Enquanto do outro lado, os prisioneiros encontram uma forma de colher pistas através do que aprenderam sendo marinheiros, coisas como latitude e longitude e os parâmetros da tal ilha. Sobre isso: só eu achei incrível e ao mesmo tempo fiquei muito aflita? Tudo bem que sabemos que os piratas precisam deles vivos, mas tudo pode acontecer e o nervosismo não é à toa. 

Mas, voltando ao núcleo do Capitão Chandler e sua equipe, é aqui que vamos ser presenteados com aquelas cenas tão bem produzidas de ação, e muito tiro, porrada e bomba, como costumam dizer! Temos a tão esperada luta entre o capanga do presidente Peng, o“tigre”, e Wolf, nosso “lobo”, como afirmou Chandler no primeiro episódio. E toda a tensão do grupo fugindo e trocando tiros e mais tiros contra a MSS (se não me engano, a inteligência chinesa) até que Jesse resolve ajudar com seu helicóptero e os resgata do tiroteio de volta ao navio. 
E para finalizar, vamos falar da estratégia do presidente dos EUA em não contar como andam as coisas na China, e a pressão dos repórteres em cima deles. Sabemos que é de segredos que esse povo vive, porém, o segredo dura pouco, uma vez que, vemos ao final, um vídeo sendo transmitido para todos com o Capitão Slattery informando que ele e seus companheiros estão sendo mantidos presos, e agora o Presidente e sua equipe terão que lidar com as consequências de seu segredo. 

Estou adorando toda a veracidade que a série está passando tanto nos diálogos entre os chineses e o pessoal dos EUA com a Sasha traduzindo a maior parte da conversa, como em toda a questão técnica envolvendo a tripulação do Nathan James que, obviamente, só faz parte da marinha porque sabe todos esses detalhes de latitude, longitude e senso de direção né? Então, mais pontos para os roteiristas, e que continue assim, por favor! 

Bom, se na season premiere nós ficamos em dúvida se o sequestro da tripulação no Vietnã estava ligado com a tentativa de assassinato do Capitão Chandler na China, neste 3° episódio, tivemos alguns indícios de que um caso não tem relação com o outro, porém, acredito que não dá para descartar 100% a possibilidade até que tenhamos respostas mais concretas sobre o porquê de tais acontecimentos. 

Ps1. Pelo visto Wolf será um personagem mais ativo nesta temporada e estou achando isso ótimo! E já que estamos falando nele, o que foi aquela troca de olhares e as caras e bocas dele na hora da luta contra o “tigre” lá? Só deixou a cena mais intensa!

E vocês, o que acharam do episódio? Já tem alguma teoria sobre esses piratas e o governo chinês? Não deixem de dar suas opiniões nos comentários aqui abaixo!
Comentário(s)
0 Comentário(s)