Game of Thrones - 6x09 - Battle of the Bastards

Por Juliane Santana

20 de junho de 2016



Um espetáculo!

Já é tradição os episódios 09 da série não nos decepcionar, “Battle of the Bastards” cumpriu sua missão com louvor. Depois de uma sequência mais fria, Game of Thrones aquece tudo de novo, fazendo a audiência ir a loucura com tanta qualidade.

Sabíamos que esse episódio seria maravilhoso, mexeria com nossas emoções, deixando todos angustiados para saber o destino de Winterfell. Se já sentíamos ódio mortal de Ramsay, a cena com Rickon só intensificou o sentimento, tornando o olhar do espectador o mesmo de Jon Snow – queremos vingança!

A Batalha dos Bastardos sem dúvidas foi o ponto mais alto dos 59 minutos, porém vale a pena comentar sobre Meereen. A cidade sendo atacada pelos antigos mestres foi o que precisava para Daenerys confrontar as decisões de Tyrion e ele mostrar o seu valor, mesmo tendo pensamentos diferentes, ele cumpre o papel que o Selmy Barristan possuía, por mais que Dany entenda sobre conquistar povos e lugares, é necessário ter um conhecimento de política e alianças. Não sei como Tyrion não previu o ataque, pois conforme ele mesmo disse, uma cidade prosperando e crescendo sem a escravidão seria algo inaceitável pelas cidades vizinhas. O bom é que com o diálogo dos dois, deu para entender que mesmo contestando a forma que o Lannister lidou com os assuntos de Meereen enquanto Dany estava fora, ela não o repreendeu ou o baniu de seu posto devido ao ataque que sofreram, os dois continuaram elaborando o plano para redenção dos mestres e no final protegendo a cidade e mandando recado para futuras ameaças. Sem esquecer de mencionar os dragões, que brilharam lindamente nas cenas e finalmente Drogon reviu os irmãos. Fiquei meio em dúvida do porquê ter sido tão fácil para Viserion e Rhaegal conseguiram se libertar do quartinho escuro, mas vou atribuir a facilidade devido ao ataque e bombardeamento dos navios.
Continuando nesse núcleo, Yara e Theon chegaram ao destino! Um pouco rápido demais ou a série não conseguiu imprimir a passagem de tempo? Talvez um pouquinho dos dois. O que importa é que o acordo está feito e temporada que vem podemos esperar Daenerys lutando pelo trono, os Greyjoy dominando as Ilhas de Ferro em uma versão mais censurada (amei o fato dela impor regras sobre o modo que eles irão governar). A cena do acordo sendo feito foi demais, o diálogo entre Dany e Yara foi espetacular, duas mulheres fortes provando os seus valores e querendo o que são delas por direito, pisando em todos os homens que ficarem em seu caminho. Melhor dupla feminina.

Agora sobre o momento mais esperado do episódio: a batalha! Na hora em que Jon e Ramsay se encontraram pela primeira vez, deu para sentir que Sansa era a que sabia mais aonde o irmão estava se metendo. Essa não seria uma batalha comum, haveria pegadinhas, momentos em que Jon não poderia fazer o que Ramsay esperasse que ele fizesse. E diferente do que a personagem veio mostrando sucessivamente, dessa vez ela não apenas reclamou e deixou seu destino na mão de outros, ela agiu. Sansa não é mais sonsa, aprendeu a lição e sem a ajuda dela com certeza a casa Stark estaria resumida a Arya. 

As cenas de luta foram magníficas, a direção, o número de figurantes, os cavalos, tudo foi tão real e em minha opinião tivemos o confronto com maior impressão de grandiosidade, a cena em que o exército do Bolton cerca os soldados do Jon me deixou de queixo caído e deu uma escala enorme para o que estava acontecendo. O mesmo aconteceu quando o exército Arryn chegou, liderado por Sansa e Petyr, passou a sensação de salvação e deu o ar de esperança ditando o resultado da batalha. 
E se esperávamos aquele alívio de vingança, isso ficou sob responsabilidade de Sansa e os cães. Mesmo levando vários socos de Jon, o desespero só chegou a Ramsay no momento em que ele se viu cercado pelos seus próprios cães famintos. Sentimos o crescimento da personagem Stark na forma em que ela escolheu continuar assistindo aquela cena e ainda no finalzinho dando um leve sorrisinho. 

Bom, o que nos resta é esperar o último episódio semana que vem e aguentar um ano até termos Game of Thrones novamente. Não quero nem imaginar como superar essa temporada maravilhosa e que agradou tanto os fãs, só resta descobrirmos quem é a mãe do Jon para podermos dizer que todas as preces foram atendidas.

E você, o que achou desse episódio? Deixe seu comentário e veja a promo do próximo episódio.

Assista a promo do próximo episódio:
Comentário(s)
0 Comentário(s)