The Voice - 10x23/24 - Live Show 4: Top 09

Por Alvaro Luiz Matos

16 de maio de 2016

SPOILERS ABAIXO
Na semana que chorei com Gwen e Blake cantando juntos com uma música linda e nessa batida country romântico que me deixa de perna bamba. Ainda tenho meus probleminhas com ela cantando, às vezes parece forçado, mas a voz deles se encaixaram com tanta perfeição que me fez imaginar que o casal também fosse assim.

Vale dizer que fiquei lendo a letra e tentando achar o que um queria dizer para o outro, mas os entre olhares durante a canção revelaram muito, mais muito desse casal que já amo. (Nunca fui de fazer Shipper, mas GwenKe seria um nome fofo para essa dupla).

E ainda tivermos um pouco de Jordan cantando One Republic e mostrando que se vive mais as olimpíadas nos EUA do que no país cede, já que ninguém aqui parece se importa muito pra isso.

Mas deixa de sentimentalismo e crítica social e vamos falar de música, e dos candidatos.

Paxton Ingram - Top 9: "I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me)"
Uma apresentação que passaria tranquilamente pelas blinds, pelas batalhas, nocautes, playoffs e até nas primeiras fazes do ao vivo, mas nessa altura do campeonato Paxton está muito atrás do seus concorrentes. Basta imaginar como seria a apresentação dessa música na voz de Hanna, Alisan ou até mesmo Shalyah.

Mary Sarah - Top 9: "My Church"
Ás vezes o público se esquece de que estamos falando de uma garota que canta como se vivesse nos anos setenta e oitenta. A voz de Mary é muito bonita e se encaixa tanto nas canções antigas quanto nessa música atualíssima que tem sido sucesso no country americano nos últimos messes.

Achei uma escolha interessante de música para o momento em que ela está vivendo na competição, e algo mais atual poderia ter dado a ela um alívio maior e aumentar o apelo do público. Sem falar que se trata de uma música forte, com uma letra que permitiu com que Mary sentisse mais a canção e fizesse uma apresentação julgada pelos técnicos como a melhor dela até aqui nesse ponto.

Nick Hagelin - Top 9: "Hold On, We're Going Home"
O cantor que faz a maior hora extra da temporada e quem sabe na história do programa, pois pra mim ele poderia ter ficado nas batalhas. Me lembro de dizer que não gostei da música cantada toda em falsete durante as batalhas e depois ele repetiu a mesma chatice até ser eliminado, vindo a melhorar somente no comeback da Christina (porque meu Deus?).

Me senti agradecido quando a música acabou.

Hannah Huston - Top 9: "Say You Love Me"
É engraçado vê-la nos treinos e em cima do palco cantando. A menina que parece hora tímida, sem jeito e meio curvada, chega no palco e se transforma em uma mulher confiante no talento que tem e na qualidade da sua voz e suas técnicas vocais.

O show foi irretocável, mas talvez faltou algo a mais para ser sensacional. Mesmo assim foi uma de suas melhores apresentações no programa e fico feliz de vê-la toda contente com o reconhecimento dos jurados e do público, pois pra mim é a candidata que mais cresceu no programa. Ainda não é a melhor, mas é a que mais se engrandeceu.

Shalyah Fearing - Top 9: "A Change Is Gonna Come"
Shalyah estava extremamente preocupada antes de cantar essa música e eu acho que ela precisava mesmo de uma canção dessa, uma música mais pesada, e mais difícil para que pudesse mostrar a sua evolução durante o programa.

O pequeno problema é que senti que ela poderia ter ido melhor, Jacque Lee, com quem a comparo tanto teria cantado essa música com tanta força e maestria que chegaria a ajoelhar no chão e entregar não só algo vocalmente lindo, mas algo corporal, uma interpretação completa. Não senti que foi a melhor semana de Shalyah, e músicas fortes como essa ou consagram ou prejudicam,

Estou longe de dizer que ela foi mal, mas acho que não foi tão bem quanto poderia, e nessa altura temos que ser mais exigentes, pois na próxima semana o corte será na carne e diferente dessa semana aqui, ela não vai poder vacilar.

Laith Al-Saadi - Top 9: "We've Got Tonight"
Se alguém nessa semana fez a melhor escolha de música foi Laith, ele precisava muito fazer algo emocionante e eu repito isso desde as primeiras semanas do programa. Não teve gritaria, rangido e solo que guitarra, mas teve um piano e uma canção que o permitiu conversar mais com o público.

Não nego que quando anunciaram que ele seria o próximo eu já imaginei que seria mais uma daquelas apresentações iguais e felizmente não foi. Resta saber qual a reação do público, mas se me surpreendeu pode ter surpreendido também aos americanos.

Adam Wakefield - Top 9: "Love Has No Pride"
Um contraste enorme com a música cantada na semana Adam mostrou mais uma vez que não sabe cantar sem seu piano. Mas continua crescendo e colocando alguns alguns campeões do the voice no chinelo (e por alguns me refiro ao último campeão country do qual não citarei o nome).

Alisan Porter - Top 9: "Cryin'"
Se recusávamos a aceitar que já tínhamos uma campeã essa semana Alisan liquidou o jogo e disse claramente: "Da aqui que o prêmio é meu". Repito todas as semanas que se trata da cantora mais constante do programa, que fez as melhores apresentações e se manteve sempre em alto nível. 

Já faz algumas semanas que ela vem liderando o meu top 4 e eu só não queria dizer que se tratava da campeã por estarmos ainda um pouco longe, mas as semanas foram passando e Alisan só provou que superou tudo o que passou e está pronta para encantar a América.

Bryan Bautista - Top 9: "1+1"
Cantar depois desse show que a Alisan deu é bem difícil. E é difícil de reconhecer, mas não dei a miníma para Bryan, eu só quero é pular direto para o ranking e ver Alisan ser coroada (será?).

Para não ser injusto, o agudo e o falsete desse cara estavam brilhando nessa apresentação e acho que essa semana ele pode subir um pouco no ranking de aprovados.

---------------------

Ranking

1 – Hannah Huston

Não sei se comemoro ou reclamo, pois obviamente Alisan tinha de ser a primeira a passar, mas por outro lado eu peguei quero muito que Hannah vá até as finais com mérito e reconhecimento do público, que ganhe votos e continue trilhando esse caminho de evolução com o grande carisma que tem. 


Hoje reconheço que Alisan merece vencer o programa, mas o meu carinho é todo de Hannah, desde sua Blind.


2 – Bryan Bautista

Bryan fez mesmo uma boa apresentação e já que não dei muita a atenção para ele, por causa da euforia que Alisan me proporcionou, vou fazer um comentário mais completo aqui.

Bryan cresceu muito na competição e a mania de escolher musicas atuais e, a meu ver, menos relevantes e desafiadoras me fez criar uma certa antipatia dele no início do programa. Mas aos poucos o carisma dele foi me contagiando, as boas apresentações foram prevalecendo, ele tomou riscos e mostrou uma variedade incrível de repertório, se provando completo.

Nessa semana ele fez para mim a sua melhor apresentação. As notas altas e os falsetes estavam impecáveis, o timbre é bonito e a interpretação gestual da música também me convenceu.

Talvez merecesse certamente o terceiro lugar, atras de Hannah e Alisan. O segundo ficou além do esperado.

3 - Adam Wakefield

Adam se firmando entre os 4 primeiro pela segunda semana seguido e pela terceira vez no programa o torna com certa certeza um dos finalistas do programa (se nenhuma calamidade acontecer).

4 - Laith Al-Saadi

Laith entre os 4 primeiros é fruto da escolha da música. Talvez ele tenha emocionado na hora certa, talvez ele devesse deixar para a próxima semana e conseguir a sua vaga na final (que não está garantida).

5 – Mary Sarah

Mary está uma posição abaixo da que merece e isso não me preocuparia tanto se não fosse a segunda semana seguida na quinta posição. Ela está na briga pela vaga, mas se não tomar cuidado pode ficar fora da final.

6 – Alisan Porter

Meu top 4 da semana seria exatamente assim: (1) Alissan, (2) Hannah, (3) Bryan e (4) Mary Sarah e apenas dois desses realmente estão mais ou menos onde deviam estar. Como estamos a beira de uma semana decisiva, começo a me preocupar com as finais, afinal vocês já imaginaram a injustiça de não ter Alisan nela?

Eu tento fazer minhas análises muito ligado no que o público pede, com base nas temporadas de experiências (que seguem um padrão sempre repetitivo de comportamento do público). Mas os americanos conseguem me surpreender negativamente hora ou outra.

#Chateado (kkk)

6 – Shalyah Fearing

Shalyah teve uma semana muito ruim e ficou bem distante da vaga na final. Já tenho por mim que se bobear Adam pode ficar sem ninguém para o representar, pois ainda não sei se Laith repete a boa votação dessa semana.

---------------------

Instant Save

Paxton Ingram - Instant Save Performance: "How Will I Know"

Nick Hagelin - Instant Save Performance: "Change The World"

Esse é aquele instant save que você só torce para acabar logo e no fundo fica se questionando porque não saem os dois. Nick fez hora extra demais e já estava de bom tamanho.

---------------------

Meu TOP 4

Com a má semana de Shalyah ela perdeu seu lugar no TOP após Adam figurar duas semanas seguidas entre os primeiros aprovados, Hannah subiu posição pelo triunfo da semana e Alisan apesar de mal colocada ainda tem os louros do favoritismo:

1 – Alisan Porter ( - )

2 – Hannah Huston (+1)

2 - Adam Wakefield (+2)

4 – Mary Sarah ( - )

Comentário(s)
0 Comentário(s)