The Voice - 10x21/22 - Live Show 3: Top 10

Por Alvaro Luiz Matos

5 de maio de 2016

SPOILERS ABAIXO
Com apenas um candidato saindo por semana o importante mesmo é o ranking dos aprovados não é? Mas falando bem a verdade, não sei porque ainda tempo fazer introduções para esse texto, afinal tenho certeza que você vai pular direto para o comentário sobre o seu cantor favorito.

Então vamos acelerar o processo.

Daniel Passino - Top 10: "I Don't Want to Miss a Thing"

Gosto do timbre do Daniel e achei a apresentação bastante ok até certo momento, mas ai começou a desandar com aquela tentativa de falsete no meio da música ou os melismas extremamente forçados e mau feito. Daniel teve uma apresentação bastante a baixo do que é capaz, mas admiro a tentativa de mostrar algo novo, impressionar com esse falsete ou esse melisma, mas "deu ruim" para ele essa semana.

Um fato? Ele está tentando permanecer no programa, se esforçando.
Uma certeza? Ele não vai conseguir.


Shalyah Fearing - Top 10: "My Kind of Love"

Sei que deixo minhas torcidas e minhas preferências interferirem em minha crítica, mas o que mais seria isso aqui para mim se não um texto do que eu acho e do que eu penso?

Shalyah é uma querida, admiro demais a personalidade dessa garota e a forma com que encara o desafio de ser cantora e ajudar a sua família com o seu talento (E colocamos talento nisso). A concorrente mais jovem do programa me deu uma boa emocionada essa semana, a canção é gigante e ela conseguiu se apropriar e conversar com a música como uma grande cantora sabe fazer.

Eu gosto desse timbre mais grosso muito comum na música gospel norte americana e ai vem o grande acerto da escolha da música, afinal ela vem se distanciando do lugar comum nas últimas semanas e fazendo com que um público pop também reconheça seu promissor talento.

Ah, vale dizer que não conhecia a música, portanto corri para ouvir a versão original e me lamentar por não ter conhecido antes essa bela canção. É importante dizer também que me emocionei mais com a versão apresentada por Shalyah nessa noite em relação a original.

Nick Hagelin - Top 10: "I Can't Help It"

Michael Jackson, sério? Nunca será.

Precisava tirar isso do peito, não consigo imaginar um cantor tão limitado interpretando o maior cantor pop que eu já vi cantar na minha curtíssima vida.

Depois de dito isso, vocês acreditam que consigo ver Nick no the voice brasileiro? Já não é a primeira vez que ouvindo Nick me lembro daqueles cantores mais MPB/Soul que temos aqui (ou tínhamos). Imaginei ele cantando um Ed Mota, um Tim Maia ou cantores desse calibre que trouxeram para o Brasil influências do Soul que ouviam lá fora.

De qualquer forma ele não pode se arriscar em comparações com grande astros, pois é assim que candidatos são eliminados em reality musicais. Foi um  tiro no pé, mesmo se tratando de uma música maravilhosa.


Hannah Huston - Top 10: "Rolling in the Deep"

Por falar em riscos, vamos cantar Adele?

Essa talvez seja a última cartada de Hannah para subir algumas escalas no gosto do público e figurar de vez entre os favoritos para vencer o programa. Ou poderia ter sua trajetória no programa prejudicada por tentar interpretar uma das maiores divas da atualidade no cenário da música.

Vocalmente foi uma apresentação cheia de técnicas e confiança, achei a interpretação corporal um tanto minimalista e penso que ela poderia ter se empolgado só um pouquinho mais nos gestos como Alisan, por exemplo, fez na semana passada. Mas de qualquer forma Hannah é mais delicada e contida no gestual.

Outro ponto alto foi a produção da música, isso sim algo a se atribuir ao Pharrell, que sabe produzir instrumentais e todo aquele conjunto na apresentação que não só valorizam a canção como não atrapalha ou prejudica a voz do artista.

Curioso para ver o que o público achou disso. Me conte você o que achou dessa apresentação nos comentários, por favor.


Laith Al-Saadi - Top 10: "The Thrill Is Gone"
Foi uma semana de escolhas musicais grandiosas, e Laith mostra que quanto mais me empolgo com o cantor x ou y, mais postulantes ao título se posicionam a minha frente.

Essa é uma temporada muito aberta. Talvez não seja a melhor, mas temos um nível grande entre cinco ou seis cantores, fazendo com que algumas dúvidas sobre quais serão os finalistas parem em nossa cabeça.

Laith é único nesse estilo que representa, é completo e já passei semana após semana elogiando o talento dele.

Paxton Ingram - Top 10: "It's All Coming Back to Me Now"
O tanto que gosto da voz dele enquanto canta é o mesmo tanto que acho esquisita sua voz enquanto ele fala.

Foi uma apresentação ok, foi honesto e dentro das possibilidades do cantor, que não tem muito mais do que isso para apresentar depois da última semana.


Mary Sarah - Top 10: "Stand by Your Man"
Quando fecho os olhos sempre imagino estar ouvindo um vinil com uma cantora de época, com aquele tipo de voz que marca uma geração. Acho que o maior trunfo dela é exatamente esse timbre lindo que tem, aliado com a boa afinação e alguns bons agudos.

Foi a apresentação mais difícil que ela fez e mesmo lotada de elogios dos coaches eu percebi alguns deslizes e desafinações. De qualquer forma não vou jogar contra.

Se Mary ganhar o programa ela não vai ganhar (só) por ser a melhor, mas vai ganhar por ser a mais diferente, a voz mais marcante da temporada. Aliás depois de dez temporadas não existe mais aquilo de prezar pelo formato e dar o título apenas pela voz, mas se houvesse eu já teria dado o prêmio para ela.

O meu maior receio é com o fator público, que pode facilmente cansar das apresentações sempre um tanto parecidas. Espero que entendam que ela tem um plano de carreira bastante definido e muito louvável.

Bryan Bautista - Top 10: "Promise"
De cara quero dizer que concordo com a Xtina ao dizer que Bryan resolveu correr um grande risco escolhendo uma música em espanhol e completo dizendo que vi nos olhos dela uma preocupação e uma surpresa em relação a escolha.

A única coisa que pode nos da uma real dimensão do reflexo do público será o ranking de aprovados, portanto vou deixar para falar mais sobre ele mais a frente.

Sobre a apresentação foi linda, foi diferente e bastante esquisita. Fiquei assistindo chocado tentando decidir se foi uma boa opção ou não (Só pelo risco ele ganhou uma moral comigo).

Alisan Porter - Top 10: "Let Him Fly"
Ainda não consigo acreditar que eu tinha receio de que ela fosse eliminada até os nocautes, aliado ao receio de que uma eliminação precoce poderia prejudicá-la nessa história vencedora contra as drogas. Vimos um candidato uma ou duas temporadas atrás sair do programa por motivos 'parecidos' e logo depois ser encontrado morto por suposta overdose, e meu medo era que ela não suportasse um 'fracasso'.

Mas sabe o que me fez repensar essa bobeira toda que passou na minha cabeça? O fato de ela ser uma vencedora semana após semana e evoluir tanto como cantora quanto como interprete. Suas apresentações são lindas vocalmente e poderosas gestualmente, são sempre muito sinceras.

Dando sequência a sua história, Alisan optou por uma canção marcante em sua vida, dando ainda mais credibilidade ao que sente e canta. Portanto sem tirar nem por, ela foi perfeita.

Adam Wakefield - Top 10: "I Got a Woman"
Vou bater esse piano na cabeça do Adam se vê-lo tocando-o mais uma vez. Já deu.

Tirando esse hábito repetitivo, Adam fez uma apresentação mais fresca, diferente das semanas anteriores e bastante pontual. Acho que foi a que mais me surpreendeu nessa noite e fechou o programa com chave de ouro.

Como sempre digo, renovar e fazer diferente sempre acrescenta ao concorrente um novo público e o torna mais competitivo.


---------------------

Ranking

1 – Alisan Porter
Venho dizendo semanalmente que Alisan é a concorrente mais estável da competição e sempre figurou entre os mais votados de cada semana. Esse primeiro lugar vem só coroar o belo trabalho e o crescimento da candidata que semana passada já era a TOP 1 do meu ranking.

2 – Adam Wakefield
Semana passada me permiti ser contraditório ao meu próprio discurso ao dizer que ele fez certo em repetir um estilo musical que o fez vencer o top 12, pois ele não precisava ainda usar de todas as suas cartas. Pois bem essa semana ele precisava se mostrar novo e o fez com maestria. Foi a apresentação que mais me surpreendeu e que por consequente o devolveu ao ranking dos favoritos do público.

3 – Shalyah Fearing
Outra merecedora de encabeçar o ranking do top 10 dessa competição que está bastante apertada. Gastei saliva para falar dela nesse texto então não quero me repetir, apenas dizer que fiquei contente com o resultado.

4 – Hannah Huston
Tenho sido repetitivo em dizer quais os meus favoritos, o leque é grande, mas Hannah sempre figurou em meu Top 4. A cada degrau que ela sobre nesse ranking um sorriso se abre em meu rosto.

5 – Mary Sarah
Meu Top 4 inteiro da semana passada está entre os 5 primeiros aprovados dessa semana. portanto estou me achando aqui e contentíssimo com os resultados.

Eu imaginava que Mary fosse cai algumas posições da semana passada para essa por ter voltado a tocar um country mais antigo. Mas talvez a dificuldade da canção cantada permitiu que ela não perdesse muitas posições.

6 – Bryan Bautista
Devo dizer que a coragem desse carismático artista em cantar uma música em espanhol em um programa dentro de um país conhecido por ser um tanto xenofóbico é de bater palmas. Fico feliz que ele tenha. 

Sim, antes que alguém diga que de uma semana pra outra mudei de opinião sobre ele, não é isso, apenas o carisma dele me contagiou.

7 – Laith Al-Saadi
Mesmo Laith sendo um candidato completo, acho que ele periga não estar na final. A competição está grande e o seu estilo não é o que mais empolga o público (apesar da inegável qualidade).

Sinceramente não sei o que ele deve fazer para conquistar os votos do público.

8 - Paxton Ingram
Apesar da boa apresentação na semana passada eu acredito que Paxton esteja entre os candidatos mais fracos que ainda restaram no programa. Dificilmente conseguirá surpreender e não ser eliminado logo.

---------------------

Instant Save

Daniel Passino - Instant Save Performance: "Uptown Funk"

Passei semanas pedindo que ele cantasse uma música dançante e ele me faz isso no dia que vai sair do programa? Ele podia ter escolhido essa música antes e aproveitado todo o aparato de palco que teria para fazer uma apresentação muito legal.

Um lamento.
Nick Hagelin - Instant Save Performance: "Thinking Out Loud" 
Gosto muito do Daniel, mas como foi muito repetido pelos técnicos Nick é a cara da superação. Ele é limitado? É, mas superou muitas barreiras que achei que não superaria.

RESULTADO
Já dei "spoilers" ali em cima e sabemos que Daniel saiu. Não sei muito o que dizer, uma hora ou outra ambos sairiam mesmo. Ah e Paxton seria o próximo.

Importante salientar que ficou visível o abatimento de Daniel tanto no primeiro episódio da semana quanto no segundo, assim como o fato de Pharrell saber que ele sairia e que ele merecia sair depois de algumas apresentações ruins.

---------------------

Análise dos Times

Cada coach tem seu Front Runner, Adam tem Shalyah (e logo atrás Laith), Blake tem Adam e Mary se revezando, Christina tem Alisan a favorita ao titulo, e Pharrell tem Hannah. O jogo pra mim se limita a esses nomes, e lamentarei muito quando dois deles deixarem o programa para que os outros quatro vá a final. Já adiantando que esse ano quero uma final só de mulheres, pois o nível feminino está altíssimo.

Team Christina – Alisan é hoje a candidata que mais se aproximou do título, mesmo nessa temporada bastante competitiva.

Team Black – Black tem dois candidatos fortes, pode surpreender e chegar a final com ambos. Mas para isso algum coach teria de ficar sem finalista, e ainda não consigo enxergar algum fora da final.

Team Adam – Adam já percebeu que sua melhor carta é Shalyah e precisa focar nela se não quiser morrer na praia, ou até mesmo se quiser vencer o programa. Laith é bom, mas hoje, a meu ver, corre por fora.

Team Pharrell – Pharrell ficar só com Hannah no time parecia inevitável desde que se definiram o Top 12. Ele amputou alguns talentos da equipe, mas como isso não vem ao caso nesse momento posso dizer que Hannah tem potencial para surpreender, mas ainda não a vejo vencedora do programa.

---------------------

Meu TOP 4

Essa semana nem vou justificar o meu Top 4 não, afinal tudo o que tinha para dizer eu já disse durante o texto. As posições se alteram de acordo com o que vimos no programa essa semana, mas as candidatas para quem torço ainda permanecem as mesmas:

1 – Alisan Porter ( - )

2 - Shalyah Fearing (+2)

3 – Hannah Huston (-1)

4 – Mary Sarah (-1)

Comentário(s)
0 Comentário(s)