SuperStar - S03E07 - Eliminatórias (Parte 2)

Por Alvaro Luiz Matos

22 de maio de 2016

Tradicionalmente Fernanda Lima empresta seu rosto para estampar a capa de nossas postagens, mas essa semana Gabi merece dividir esse espaço com a nossa rainha. Vamos ao que interessa?

Playmobille canta 'Jorge Maravilha'

Gosto de bandas marcantes, que são fáceis de se reconhecer de olhos fechados e para isso são necessários alguns atributos.

Vamos pensar na Malta, vencedora do primeiro programa. Os rifes utilizados são simples e, por muitas vezes, genéricos, a banda então ficou marcada pela voz forte atribuída ao vocalista e as canções melodramáticas e fáceis de memorizar. Já o Suricato (outra banda da primeira temporada) conseguiu seu espaço com arranjos diferenciados e canções bem escritas.

Playmobille tem esse "o que" a mais que os tornam fáceis de identificar, até mesmo quando cantam músicas que não são de sua autoria. E foi isso que aconteceu nessa semana, uma total apropriação de uma música bastante tradicional.

O sucesso da banda se deve muito ao conjunto onde a voz belíssima do vocalista se une a arranjos marcantes e característicos. Fernanda Lima está certa em dizer que parece que os conhecemos há muito tempo, pois eles são marcantes, você goste ou não (e eu gosto muito).

Alphazimu canta 'Ai Ai Ai' e 'Get Lucky'

Antes de tudo preciso assumir que estou apaixonado por essa vocalista, que mulher linda e que timbre gostoso de se ouvir. A apresentação da semana foi interessante, mas às vezes fico preocupado com esses "combos" na hora de escolher a música, pois me passam a impressão de afobação para mostrar tudo o que sabem fazer (Problema comum entre quase todos os candidatos).

Talvez se ficassem apenas na primeira canção, dando ênfase à ótima voz da líder da banda e o talento que eles possuem para se diferenciarem no arranjo, teriam conseguido uma pontuação melhor e se poupado do sufoco que é estar naquela cadeira enquanto assiste outras bandas pontuarem e subirem a parede.

Além de que o aviso da Sandy de que gostaríamos de ouvir mais da Gabi e menos do backing vocal é muito válido. A voz do backing vocal aqui deveria servir apenas para destacar a voz dela, naquela velha escada vocal, como base para os bons agudos e para as notas altas da vocalista.

161 canta 'Taj Mahal' e 'Fio Maravilha'

Mais um combo desnecessário e que vem me incomodando. Taj Mahal é uma música tradicional, mas eu particularmente não gosto, já Fio Maravilha fez com que o desastre não fosse maior.

Estava na cara que que a votação seria baixa, os números demoraram a subir e as coisas foram ficando desesperadoras.

Por fim acho que a saída do programa da 161 já era um pouco programada, fosse nessa fase ou na próxima, mas vale ressaltar que eles sabem levar para o rock variados estilos musicais e tem de ter talento para isso.

Pagan John canta 'Carta'
Pagan John foi a melhor banda do dia e fez bonito com um autoral de muito bom gosto e talento. O vocalista tem um timbre de tom baixo com um agudo interessantíssimo e o arranjo construído para a canção poderia muito bem deixá-lo apagado, mas a beleza do Folk é essa, de valorizar a canção, de valorizar a voz e de deixar que a letra entre direto no coração.

Portanto a composição foi perfeita tanto na letra, quanto na voz e sobre tudo no arranjo. A banda conquistou aquela posição no meu ranking de favoritos que ainda estava aberta (confira a lista no final do texto).

Fulô de Mandacaru interpreta medley com músicas de Dominguinhos e Luiz Gonzaga

Talvez esse seja o melhor grupo de forró e musica nordestina que já esteve no programa e acho importante que tenhamos sempre algo assim durante as temporadas, mas infelizmente sei que ninguém assim vai vencer se não apresentar uma canção nova e autoral.

Dominguinhos, Gonzaguinha e outros tantos são bons para emocionar e empolgar, mas já sabemos que a tônica aqui é apresentar novos talentos. Portanto, bora fazer algo novo?

Valente canta 'Sozinho'

A banda foi aprovada e recebeu elogios dos jurados, mas que song choice foi essa? Peninha é incrível, mas não, não para esse momento, não para esse programa.

Faltou talvez se posicionar como a banda que vem do sul do país e homenagear alguma outra banda de lá, talvez com uma canção dos Engenheiros ou alguma mais famosa do Cidadão Quem.

Sem falar que pela segunda semana seguida ouvimos críticas ao vocalista e foi visível a cara de tristeza que ele fez quando a Daniela Mercury disse que o cuidado com a voz era importante. Sendo sincero acho a voz ótima, mas alguns exageros realmente deveriam ser evitados.

Enfim, ainda espero mais deles.

Katarinas canta 'Hello'
Não vou dizer que não foi arriscado, mas também não vou negar que gostei de sentir a emoção de ficar gritando "sobe, sobe".

Paulo Ricardo está certíssimo ao dizer que o pop precisa ser mais valorizado aqui no Brasil e tenho certeza que as Katarinas tem talento suficiente para fazer um pop nacional de grande valor. Falta apenas que nós brasileiros esqueçamos nossos "pré conceitos".

Deixo também o destaque necessário para a coragem do trio de cantar Adele e mostrar versatilidade. Muito talento que precisa ser valorizado

GrooVI canta 'Let's Stay Together'

Sinceramente, já não é o que gosto e também não senti nenhum diferencial que me fizesse elogiar. Eliminação mais do que justa.

Gringo's Washboard Band canta 'Joshua Fit a Battle Of Jericho'

É sempre bom ver coisas diferentes sendo feitas no Brasil e sei que também preciso me despir dos meus próprios preconceitos, mas não consigo visualizar esse grupo indo muito longe no programa.

Preto Massa canta ‘Chinelo de Dedo’

Eu gosto. Gosto dessa relevância da canção, gosto dessa vibe Rock anos 90, desse pop rock misturado com o Black music. Simplesmente uma das minhas bandas favoritas no programa, um dos trabalhos autorais mais consistentes do superstar.

Não sei se é pedir demais, mas queria ver o Preto Massa tocando Wilson Sideral. Seria ótimo.

---------------

TOP 5
1- Bellamore (-)
Bellamore continua com a primeira posição no meu ranking por ter feito as apresentações mais consistentes do programa até aqui. Todo esse estilo diferenciado desde o vestuário, corte de cabelo e ao arranjo das canções os tornam um concorrente fortíssimo a ser batido.

2- Playmobille (-)
A apresentação dessa semana veio reafirmar que Playmobille é a banda mais pronta do programa e mais cheia de si. O trabalho é simplesmente sensacional e como disse no texto: tem uma cara própria.

3 - OutroEu (-)
A OutroEu está quase empatada com a Banda Plutão mas levou o terceiro lugar por ter duas apresentações acima do 80% e se manter dentro do jogo tendo o fator surpresa como aliado caso apresente autorais do mesmo nível de "Coisa de Casa". Vale dizer que a banda tem a melhor canção autoral do programa até aqui.

4 - Plutão Já Foi Planeta (-)
Gosto da voz da vocalista e essa ideia de uma banda representando o Girl Power precisa entrar na cabeça do público (mesmo que não seja o objetivo) para ajudar na continuidade deles no programa. Sei que o talento eles tem, talvez tenham músicas inéditas de grande valor e podem fazer versões de músicas famosas com maestria, mas de nada vai valer se o público não entender o valor deles.

5 - Pagan John (+1)
O quinto lugar agora tem um dono e se chama Pagan John. A banda fez a melhor apresentação dessa semana nos trazendo uma canção autoral de bastante valor. Tenho apenas uma avaliação que faço como 'reviewer' de realitys musicais: é bem comum que o público entre naquela rixa de escolher a melhor banda folk em certo momento do programa, portanto se isso vier a acontecer Pagan John deve vir a dividir espaço com Outro Eu (que, repito, até aqui tem a melhor canção autoral do programa).

Até a próxima semana, e abraços.

Esse texto foi escrito por: AlvaroLuizMatos

Comentário(s)
0 Comentário(s)