SuperStar - S03E06 - Eliminatórias (Parte I)

Por Alvaro Luiz Matos

16 de maio de 2016

SPOILERS ABAIXO

Para que introdução, vamos direto ao que interessa:

Negra Cor canta ‘Toda Menina Baiana + Sorry’ - 71%

A voz do vocalista dessa banda é realmente muito bonita e a versão das duas canções escolhidas ficaram muito pop e talvez um pouco descaracterizadas e mornas. Talvez seja esse o motivo da baixa pontuação que deixou o líder da banda sentadinho por certo tempo na cadeira da zona de risco. Cadeira essa que foi criada para total constrangimento de quem lá ficava sentado, mas não para Adelmo Cazé e seu carisma contagiante.

Georgia canta ‘Proud Mary’ - 77%

Georgia é aquela banda de formatura chique que tem a capacidade de tocar de tudo, fazer bonito em qualquer estilo e possui uma vocalista de voz marcante. Mas apesar disso não vejo uma cara única para a banda (vejo isso mais facilmente em trabalhos autorais).

A banda ainda tem canja para passar por algumas etapas sem muita dificuldade, mas sem nada novo e autoral não conseguirão sair da globo com o prêmio. Afinal as duas temporadas anteriores foram vencidas pelo tão gostoso trabalho autoral.

Samba de Donanna canta ‘Não me deixe só + Qual é?’- 67%

Se a proposta é ser uma banda de MPB vai ficar um pouco difícil para ir longe com tão pouca personalidade. Fiquei a apresentação inteira lembrando de Mira Calado, Ju Moraes e Liah Soares que participaram do the voice e possuem uma voz muito mais potente e um carisma muito maior do que o Samba de Donanna.

Aliás, a banda deve ser eliminada tão logo que não adianta muito esforço. Lamentei que não saíram ainda nesse programa.

Plutão Já Foi Planeta canta ‘Você não é mais planeta’ - 75%
Temos uma banda de muito talento em nossas mãos, mas temos também uma preocupação grande aqui. Plutão Já Foi Planeta tocou suas duas melhores canções nas duas primeiras apresentações do programa e a não ser que tenha alguma carta na manga e canções inéditas, ou vá de cover com versões diferentes teremos um pequeno problema.

Gosto da proposta da banda e assim como o Paulo Ricardo tenho minhas preferências (e eles estão dentro dessa preferência), mas gostei basicamente dessas duas canções e quando procurei o trabalho na internet vi pouca coisa muito boa além delas. Portanto luz vermelha porque não quero vê-los saindo de forma prematura.

Vale também pedir cuidado com o microfone e com o ajuste de áudio, pois o timbre da vocalista é lindo, mas ela canta em tons baixos e já vi muitas bandas saindo por ver o instrumental encobrindo a voz. Cuidado.

Melim canta medley ‘Anunciação + Put your records on’ - 85%

O grupo familiar Melim veio com um background enorme da última apresentação e isso era claro quando vimos que nos primeiros acordes a banda já ia alcançando números grandes na votação. Mas dessa vez não foi tudo isso e o fator intangível que ajudou a banda na primeira vez (o carinho pelos país) não vai ser sempre um trunfo.

Ué, mais não foi a banda mais votada do dia? Foi, mas chamo a atenção para a votação que parou de crescer quando o público percebeu que nessa semana não estava assim tão bom e quem já tinha votado votou no impulso. Bem é uma teoria minha, veremos como isso vai se refletir mais para frente, porém vou adiantando que se trata de uma banda super estimada.

Bellamore canta ‘Teu Talento’ - 76%

Para mim a melhor apresentação do dia em vários quesitos. A canção é boa, o trato com o instrumental (não sei como chamar algo que não é tão instrumental assim) junto ao diferencial do estilo musical que é pouco feito no Brasil e somado ainda com o bom vocal melódico e afinado. Ouvi essa música no youtube em uma versão mais acústica e me surpreendi com o como ela foi tratada durante o programa, foi ótimo e muito empolgante.

Uma pena que a votação não passou a margem de 80%, pois eles mereciam.

Outro Eu canta ‘Budapest’- 84%
Outra banda da qual espero muita coisa por motivos óbvios, eles apresentaram a melhor canção autoral do programa na temporada. Essa semana Outro EU correu riscos apesar de apresentar um folk tradicionalíssimo feito com maestria ao escolher uma das canções mais gostosas de ouvir que conheço. E o porque de achar que correram um risco? Simples, alguém já ouviu a voz de George Ezra? Pois é, nem de longe a versão ficou como ficaria o original.

Por outro lado vale atentar que a banda quer levar o significado o que entendem para o significado da música para o público, a sua personalidade e se auto reafirmar como amantes do folk, portanto não importava a diferença abismal que existe entre George Ezra e qualquer outro cantor.

Tróia apresenta sucesso de Luan Santana, “Chuva de Arroz’- 61%

Tão genérico quanto comprar dipirona na farmácia, além é claro de desafinações, foi tudo que vimos nessa apresentação.

Turne canta medley ‘No meu lugar + Best of you’ - 58%

O trabalho autoral da banda não é tão bom quanto a banda em si. Temos ótimos instrumentistas, temos uma ótima vocalista (a melhor cantora do programa a meu ver, baseado na participação dela no The Voice), mas a composição da música é um pouco genérica. Não só a letra, mas como um todo a canção fica genérica.

Apenas para parâmetros de comparação vale lembrar que as canções da Banda Malta também eram bastante simples e caseiras, arriscaria ser xingado nos comentários ao dizer que todas são genéricas, mas ficam na cabeça. E acho que essa canção da banda Turne também ficaria na cabeça (principalmente pelo refrão) se não fosse um único motivo.

A baixa votação dada pela música "best of you" que quebrou muito a apresentação e não deu encaixe esperado. Foi uma surpresa saírem assim tão cedo, mas a votação do dia foi um pouco do reflexo do que vimos no palco.

Power Trip apresenta ‘Another brick in the wall e The happiest days of our lives' - 73%

Power Trip vai entrar na sessão "não é o que gosto, mas é bem feito". O talento deles tocando e montando instrumentais incríveis para as músicas é visível. Não vou negar que ainda não gosto tanto do vocal que por vezes me parece forçado, mas é gosto pessoal, é comigo e não com ele.



---------

Resolvi fazer o que faço nos meus textos do The Voice e deixar aqui um ranking que mais gosto no programa, bora lá?

TOP 5
1- Bellamore
Já vi duas canções da banda no youtube e sei que eles ainda tem um autoral interessante para mostrar no programa e surpreender (afinal no youtube temos versões acústicas, e a surpresa fica pela composição da canção). Assim como a banda tem potencial para mostrar versões diferentes de canções tradicionais no rock internacional (como na sua estreia do programa).

2- Playmobille
Apesar de ainda não terem se apresentado na segunda fase do programa (e só por isso estão em segundo e não em primeiro) a banda já é tarimbada, já tem histórico e fãs famosos. Tem muita coisa legal deles que pode ser apresentada no programa, e a única coisa que pode atrapalhar é perder o fator surpresa ao não cantar canções inéditas.

3 - OutroEu
A OutroEu está quase empatada com a Banda Plutão mas levou o terceiro lugar por ter duas apresentações acima do 80% e se manter dentro do jogo tendo o fator surpresa como aliado caso apresente autorais do mesmo nível de "Coisa de Casa"

4 - Plutão Já Foi Planeta
Gosto da voz da vocalista e essa ideia de uma banda representando o Girl Power precisa entrar na cabeça do público (mesmo que não seja o objetivo) para ajudar na continuidade deles no programa. Sei que o talento eles tem, talvez tenham músicas inéditas de grande valor e podem fazer versões de músicas famosas com maestria, mas de nada vai valer se o público não entender o valor deles.

5 - EM ABERTO
O quinto lugar vai ficar em aberto para que possamos analisar as bandas na semana que vem. Pagan John me interessa muito, Alphazimu (que seguiu o nosso perfil do site no twitter - Obrigado a todos vocês) só me traz boas impressões, a banda Valente pode trazer um autoral de qualidade (e como eu valorizo o autoral em uma competição dessa). Portanto, vou deixar essa vaga em aberto e me acovardar diante das possibilidades.

Até a próxima semana, e abraços.

Esse texto foi escrito por: AlvaroLuizMatos
Comentário(s)
0 Comentário(s)