SuperStar - 3x08 - Top 16

Por Alvaro Luiz Matos

30 de maio de 2016

Aproveitei o feriado para dar uma pesquisada sobre algumas bandas e ficar mais por dentro de alguns trabalhos autorais. A ideia é levar minhas análises para além da apresentação que vemos no programa, levando em consideração a consistência do trabalho e a trajetória de cada um. 

Com quatro bandas deixando o programa nessa semana a ansiedade bateu lá em cima. Então vamos nessa

Preto Massa canta ‘Vem quente que eu estou fervendo’

Essa foi uma das bandas que mais conteúdo eu consegui encontrar na internet, devido, é claro, ao trabalho de longa estrada. Com características próprias e bastante lastro a Preto Massa vem fazendo bonito no programa e mostrando indiscutível qualidade. No entanto ela foi um pouco prejudicada pela rapidez com que o programa começou (Eu mesmo não tive tempo de votar). Portanto vai um conselho aos comandantes do SuperStar, vamos introduzir melhor a série para que nenhuma banda se prejudique seriamente por isso. No mais, a versão da canção com essa pegada mais forte, com rifes mais marcantes mostrou bem qual é o objetivo musical desse grupo de ex integrantes de outras grandes bandas.

Fulô de Mandacaru faz medley com músicas de Luiz Gonzaga e Zezé di Camargo e Luciano

Eu entendo (mas não gosto) essa mania de fazer medley. Mas assim como no sertanejo, onde isso é muito comum, no forró temos essa brecha.

Não vejo nenhum outro ritmo que consegue tanto emocionar, empolgar e falar de cultura quanto a música nordestina. E foi bem que a Fulô fez, introduziram uma canção que prometia emocionar e foram logo para o xaxado fazendo a plateia se empolgar.

Vale ressaltar um probleminha que encontrei na apresentação, naquele momento mais rápido da canção onde deveriam sair várias palavras ao mesmo tempo e o vocalista não parecia dizer coisa com coisa. Pois bem, se tem dificuldade de cantar versos rápidos ou você os tira do meio da canção ou você já nem escolhe a música para cantar. Pode ter sido só nervosismo, mas foi um momento estranho.

Negra Cor canta ‘Sossego e Uptowm funk’

Essa é outra variação do Medley que vemos constantemente no SuperStar, misturar o nacional com o internacional buscando encontrar a maior quantidade possível de público que se agrade. 

Negra Cor faz uma música muito gostosa e o carisma do vocalista é interminável, a versão que misturou duas músicas usando o arranjo de uma na outra foi muito bem vindo e interessante, mas como costumo dizer "não vai longe no programa".

Porque não vai longe? Porque até aqui tivemos apenas bons covers, uma voz agradável e pronto. Esse programa tem por essência apresentar ao público novos ou velhos talentos que produzam um conteúdo próprio e que faça sucesso depois do programa, mantendo assim os patrocinadores e um programa rentável na televisão.

E cá entre nós, se com conteúdo próprio já é difícil se manter, com cover que os cantores somem de vez (ou alguém ainda acompanha a carreira de muitos covers do the voice?). 

Powertrip canta ‘Satisfaction’

São bons, tocam bem, os arranjos são incríveis e a PowerTrip tem muito talento. Mas quem tinha que gostar já gostou, pois o público que gosta de um rock mais pesado, infelizmente ou felizmente (por que eu não curto tanto), é bem pequeno. E talvez por isso a banda logo venha a perder um pouco de espaço aos adeptos ao trabalho próprio.

Katarinas canta ‘Suíte 14’ - ELIMINADAS
Vou eu me contradizer e voltar a criar polêmica (mas dessa vez vou tentar explicar melhor). Eu gosto desse grupo, mesmo sendo um grupo muito longe de evitar 'desafinos' e por momentos fazerem apresentações sofríveis vocalmente falando. Se elas erram tanto porque então de admirar tanto o trabalho do grupo?

Porque elas são bonitas e dançam bem? Bem, já passei dessa época de achar que a mulher precisa ser bonita para fazer um bom trabalho, então por acaso elas são bonitas, mas isso não importa pra mim (mas importa para o mercado musical que ainda privilegia). Sobre elas dançarem, até semana passada imaginava que as desafinações eram por dançarem enquanto cantam, mas sentadinhas as meninas também erraram algumas notas, e ai ficaria difícil defender. No mais qual seria o meu motivo?

Não sei vocês, mas eu consumo muito conteúdo musical, dos mais variados estilos e procuro valorizar a criatividade, e o trabalho duro. As meninas estão procurando abrir espaço em um mercado que não existe no país e que hoje temos apenas a Anita como o exemplo mais próximo desse Pop. E a própria Anita me parece sofrer um pouco com a pouca valorização da mídia pelo seu estilo, uma vez que a cada programa de TV que ela visita alguém bem no estilo 'Faustão' procura fazê-la cantar 'De tudo um pouco' como se o trabalho dela já não fosse o suficiente. Algo do tipo "Olha, ela canta um Funk/Pop, mas ela sabe cantar MPB viu?" E isso me irrita muito. 

Portanto esse trabalho muito voltado para o Pop, tentando alterar arranjos, criar coreografias, encaixar as vozes e acertar o tom é muito bem vindo aos meus olhos. Elas pecam sim, muito, mas eis o motivo de tanta admiração pelo grupo.

Melim canta ‘Avião de papel’

Precisou de uma música própria para perceberem que eles são tão superestimados? Gosto mais das vozes dos garotos cantando a lá 'Scracho' do que a voz da jovem irmã. Acho que o maior erro da canção está no arranjo vocal feito, principalmente no momento em que os três cantam juntos e a letra não fica tão clara, nem mesmo a melodia.

Já o refrão não é tão 'orgástico' como diria o nosso Paulo Ricardo. Faltou trabalhar um pouco mais na canção no sentido de ir tirando algumas coisas do arranjo que poderia deixar a música um pouco pesada demais para um estilo que prevê leveza. Ela cantando sozinha e intercalando com os irmãos ao invés de 3 vozes poluindo a canção já daria uma cara melhor para esse trabalho autoral que não é ruim, mas ainda é um pouco genérico.

Gringo’s Washboard Band canta ‘Negro Gato e Sweet Home Chicago’ - ELIMINADOS

Esse é um grupo que precisamos saber que existe, precisamos elogiar, mas que pouquíssimas pessoas vão comprar um CD.

Alphazimu canta ‘Barracos da cidade’ - ELIMINADOS

E não é que um dos grupos que mais gosto já deixou o programa? Acho que ainda ouviremos falar de Alphazimu por ai, ou pelo menos da ótima vocalista que eles possuem. Mas a eliminação foi pelo menos uma semana antes da que eu acharia a correta.

Mas também não posso mentir que faltou um algo a mais para fazer a diferença, para deixar de ser apenas um bom cover com arranjos diferenciados e uma voz incrível, faltou um autoral que desse cara a banda, que desse uma marca mais forte ao grupo.

Plutão Já Foi Planeta canta ‘Mesa 16’
Realmente sou apaixonado pelo timbre dessa garota (e o sorriso que ela solta no canto da boca enquanto canta). Eles ainda não são os melhores do programa, mas se mantem firme dentro do propósito de apresentar um trabalho próprio que marca.

Plutão é uma banda (assim como era a supercombo) que você identifica a voz e o timbre do vocalista se ouví-los na rádio, porque o trabalho é forte, é consistente. Ainda me preocupo com o peso das canções, talvez agora falte uma letra 'linda' como foi com Pagan John e OutroEu para que eles ganhem ainda mais suspiros dos espectadores.

E antes que digam algo, é claro que o Indie permite letras 'romantizadas' assim como o folk, a diferença se da no arranjo instrumental.

Samba de Donanna canta medley ‘Aviso aos Navegantes + Loving Every Minute’ - ELIMINADOS

Um bom cover, mas não está tão acima da média assim. 


Outro Eu canta “Dona Cila"

Essa apresentação eu consigo definir apenas de uma forma. Eu fiquei vidrado.

Dona cila é uma dessas músicas que eu canto pela rua e que da um aperto no coração sem um motivo aparente. Mas que a melodia te amolece e te abre o coração. Pois é, eles poderiam ferrar com a música que eu estaria ali olhando vidrado para a tela da TV, no entanto eles foram lá e imprimiram uma força diferente ao arranjo e a melodia que só veio a somar.

Valente canta “Insossego’

Agora sim, na última apresentação eu achei que eles se descaracterizaram cantando peninha, já nessa semana a boa Valente deixou a impressão correta. Entre as bandas que já participaram do programa elas me recordam um pouco da Versale, mas com aquele toque sulino que deixa a melodia bastante melodramática.

Ainda não consigo deixar de citar a Nenhum de Nós como a maior referência, a banda que mais se aproxima do trabalho deles, porém essa semana vi muito do Duca Leindecker que junto ao seu irmão comandavam o Cidadão Quem. E a semelhança vai além da parceria entre irmãos, ela chega na melodia e no estilo de composição.

Playmobille canta ‘Dama de Aries’
Se não fosse o suficiente comparar a valente com três outros trabalho, dessa vez farei o mesmo com a Playmobille. Não devo ser somente eu, mas a relação dessa composição com o trabalho que o Los Hermanos faziam é muito grande. Essa batida meio de 'carnaval' com uma composição simples e bonita e funcionam bem para dar essa sensação de bem estar que senti durante a apresentação.

Bellamore ‘Love Me Again’

Não é o tipo de apresentação que me aproxima do trabalho da banda, mas é o tipo de apresentação que faz com que a banda consiga ampliar o seu público e se manter bem dentro do jogo. O vocalista é bom, acerta as notas com precisão e a banda tem carisma e postura de superstars.

Pagan John canta ‘Inesperado’

Essa é o tipo de apresentação que me aproxima da banda, e que uni com todo o conteúdo que encontrei na internet para fazê-los encabeçarem minha lista de favoritos nessa semana. Que talento eles possuem para compor, e que talento esse vocalista para cantar.

A minha admiração está apenas crescendo com o trabalho desse grupo, o vocalista tem um timbre lindo, um agudo que não agride, que não exagera, que não doí o ouvido e que, pelo contrário, toca o coração. Se tem alguma banda nesse programa que você pode fechar os olhos e só sentir, essa é a Pagan John. 

Obs.: O que falar sobre a Daniela Mercury? Nada, deixa ela votar errado, só espero que não volte para o próximo programa.

Georgia canta ‘Natural Woman’ 

16 bandas em um dia só é muita coisa e quem me diz que eu ainda tinha paciência para ouvir uma banda que não toca o que gosto e não é uma das minhas favoritas. Fui almoçar esperando voltar e saber que eles eliminaram os "gringo's". Para a minha sorte foi o que aconteceu.

TOP 5
Esse Top tem um pouco de cada parâmetro que uso para julgar quem é a melhora banda, mas a principal delas que serve de desempate é o meu gosto pessoal, e a consistência do trabalho autoral. Portanto, se você tem a sua própria lista, deixe nos comentários abaixo.

1- Pagan John (+4)

2- Playmobille (-)

3 - Plutão Já Foi Planeta (+1)

4 - Bellamore (-3)

5 - OutroEu (-2)
Comentário(s)
0 Comentário(s)