Banshee - S04E04 - Bloodletting

Por Alvaro Luiz Matos

5 de maio de 2016

SPOILERS ABAIXO
Vou ter que começar a pegar no pé de Banshee e não é só por causa desse episódio em si, mas pelo destino que o roteiro tem tomado. Tem muita coisa sendo empurrada nas coxas e alguns clichês feios acontecendo.

Acho algumas decisões temerárias e bastante covardes. Acredito que ter finalizado o plot do Job apenas por terminar, assim de qualquer forma e desistir de fazer algo maior e grandioso foi uma covardia incrível da equipe de roteiristas e dos produtores. Vejo um apequenamento da série, que optou por terminar a temporada com plots genéricos, várias coisinhas pequenas e intrigas acontecendo, nada que fosse realmente grandioso, nem mesmo a morte da Rebecca pareceu interessante depois dessa ceita que vimos hoje.

Já que começamos pelo plot "principal" da série, vamos bofetear por aqui. Que coisa mais genérica, por um santo minuto me senti vendo True Blodd e tendo um derrame cerebral a ver uma ceita com culto vazio e sem motivações aparente. Rebecca foi morta ao acaso? Sem motivo nenhum? Isso joga todo o suspense para o ar, desfazendo toda e qualquer expectativa que eu tinha sobre o caso.

Por fala, essa temporada tem sido a das quebras de expectativas, afinal em dois episódios eles conseguiram me decepcionar com os dois 'grandes' plots que prometiam para o series finale e me fazer acreditar que a melhor coisa que eles tem para oferecer é mesmo essa luta interna entre os nazistas. Posso sim estar errado e ver o plot do "serial killer"/"ceita" se mostrar incrível, mas por enquanto ele está longe de ser algo interessante.

Deixa eu aproveitar agora que falei dos nazistas e partir para esse arco. Sou eu ou isso importa mesmo pouco? Não dou a minima que um grupo falido da temporada anterior tenha agora um exercito maior que o do Proctor (como ouvimos no episódio anterior) e que esteja rachado e com divisão de comando. Pra mim ainda continua sendo o arco da pancadaria generalizada, como foi o dos índios e tantos outros que vimos até aqui.
Dito isso, o próximo passo é a vigilante (catwoman como diria o Job) Carrie. Sério mesmo que ela faz isso por algum motivo que não seja se divertir? Lembremos que ela é filha de um grande gangster e por si só o fato de se divertir lutando seria um passatempo. Mas não, a série quer que a gente entenda que ela faz isso porque perdeu o marido, e porque seu marido como promotor e como prefeito sempre tentou limpar a cidade desse povo. Não é desnecessário? Eu acho uma justificativa fraca.

O contrário do caso Job, que faz sentido, que tem uma justificativa razoável, mas não deixa de ser péssimo para série. Se vocês não queriam deixar o melhor personagem sumida a temporada inteira e por isso encerraram seu caso, não adianta agora nos entregar só o corpo dele em agonia ao invés do auto suficiente e dinâmico anti herói que tínhamos antes. É simplesmente ruim e chato vê-lo assim.

E o que falar da Jessica Jones que a série arrumou pra chamar de sua? Como se já não fosse clichê o bastante aparecer uma agente de fora (aconteceu pouco isso nesses anos não é?) para dizer que agora lidera a investigação e que é "fodona". Sério, ninguém reparou que a imitação de Jessica Jones estava gritando? O andar, a roupa, o jeito de colocar a mão no cabelo (que por sinal tem um corte parecido) e por ai vai. Tudo ficou muito igual e talvez o único fato que muda é dela ser um pouco "nojentinha" na hora de sentar no sofá, e não tanto na hora de fumar crack em um lugar que deve ter passado a boca de todo mundo (bastante incoerente não é?). Isso para não dizer que se ela fosse usuária ela não estaria bem, porque todo mundo sabe que crack não é igual maconha que você fuma quando quer (Spoilers alerta: eu não fumo).

No mais tem plot jogado para todo lado, parece que durante o brainstorm os roteiristas resolveram aceitar toda e qualquer ideia que os estagiários tiveram e colocaram no papel. Não me entenda mal, gosto de Banshee, mas estou tentando ser mais crítico e criterioso nessa última temporada. I need to be.

Ah, esse texto saio com atraso também, o anterior porque eu atrasei para ver e esse porque fiquei 5 dias sem internet por causa da amada Velox. Então acreditem em mim que a review do episódio 5 sai logo em seguida. Abraços.

Esse texto foi escrito por: AlvaroLuizMatos
Comentário(s)
0 Comentário(s)