Arrow - S04E22 - Lost in the Flood

Por Anônimo

21 de maio de 2016

SPOILERS ABAIXO 
Um episódio tão catastrófico quanto o míssil russo que caiu em Havencroft no episódio anterior. 

O que ocorreu em "Monument Point" foi um tanto quanto pesado para Arrow (como se a série já não tivesse escuridão demais). O míssil russo que Felicity e Noah não conseguiram desarmar foi desviado de rumo, mas mesmo assim matou milhares de pessoas. Ao final, Oliver e John encontram Damien Dark numa caverna escondida na prefeitura de Star City, se aproveitando das mortes para ficar mais poderoso. Além disso, Thea ainda está presa na cidade construída para suportar o Genesis e é seu desaparecimento, um dos ganchos para "Lost in the Flood".

Como título já diz (e a referência bíblica nada discreta), perdido é pouco para resumir o capítulo que antecede a Season Finale. Damien Dark se achando um Deus, pensou que o dilúvio viria através do Rubicon e construiu sua própria arca de Noé (agora descobrimos que a cidade se chama Tevat Noah, que em hebraico significa literalmente isso). Mesmo todo poderoso, ele não mata Oliver e Dig, mas promete ativar o Rubicon para destruir todo o planeta. E aí nos deparamos novamente com Cooper Seldon (ainda não creio nessa referência a TBBT), trabalhando agora como hacker para Dark. Thea contacta Felicity (como isso foi possível, se dentro da cidade não há sinal?), e eles conseguem localizar onde é a tal Tevat Noah. Ainda bem que contextualizaram o lugar, porque antes estava muito non-sense. O que aconteceu lá dentro, falo mais adiante...
A grande falha na continuidade do arco dramático do míssil foi amenizarem a culpa de Noah e Felicity, introduzindo os personagens mais engraçados (Donna e Curtis) para contracenarem com eles. Não que a abordagem familiar das Smoak com Kuttler não seja importante, mas achei inoportuno. Era tanta coisa pra lidar: ciúmes de Donna, admiração de Curtis por Noah, revelação que Felicity trabalha no Team Arrow e que na verdade Noah não abandonou mãe e filha; que tudo isso tirou a importância e o peso da responsabilidade que ambos hackers terão que assumir. Não citaram a reação russa, nem nada do governo americano, só uma fala sobre Lyla lidando com algo. No fundo eu estava esperando que no meio daquelas piadas todas, algum dos dois contasse a verdade sobre o episódio passado: "foi nossa culpa a morte de milhares de pessoas"... mas infelizmente não foi assim.

Voltando ao que aconteceu na nova cidade…
Alguém dá o troféu de pior pai do mundo pro Malcom? Thea mal pôde ficar de luto pelo Alex e já foi drogada com as pílulas amarelas. Eu entendo que ela seria um problema para eles ali embaixo, mas será que ele não aprendeu nada com a morte de Tommy e até mesmo quando a filha quase se foi? Uma solução fácil e errada colocá-la como isca para capturar o Arqueiro. Oliver apanhou feio da irmã e não foi nada crível. E ela voltando ao normal apenas com as palavras de incentivo do irmão? Muito irreal! E completando a série de desastres, aquele desabamento das rochas (nitidamente de isopor) no final foi hilária! 
As únicas coisas boas e que podem ter sido o ponto alto do episódio foram: a cena que Dig e Oliver fogem da H.I.V.E foi bem feita, nem pareceu uma série que peca nesse ponto coreográfico; o choque de realidade que a família que não tomou pílula deu a Oliver, sobre o mundo estar precisando de salvação; e a surpreendente função do Anarcky nas últimas cenas. Ao matar Ruvè, ele acaba ajudando a equipe, pois além de Tevat Noah ser destruída, Damien se desestabilizou emocionalmente. Talvez isso ajude o Arqueiro Verde a abraçar suas partes boas e seja a chave para toda aquela proposta de esperança do arco narrativo, mostrando que o mundo tem salvação sim. Que venha a Season Finale e o aguardado embate entre herói e vilão… 

Obs: Não preciso nem dizer que os flashbacks são horríveis, mas nesse deu abertura para uma nova narrativa na Rússia, por causa da Taiana. Não prevejo bons momentos…

Obs 2: Não acho que seja coincidência a cidade chamar Tevat Noah e o pai da Felicity, Noah. O hacker pode passar para o lado do Damien ou pode ser ele a chave para destruir o vilão da temporada… será???


Comentário(s)
0 Comentário(s)