Conheça - Como o mundo das séries ficou colorido!

Por Robson Barreto

16 de março de 2016

SPOILERS ABAIXO:
Olá visitantes do Séries em Foco tudo bem?!?!? 

Continuando a história de como tudo começou no mundo das séries, nessa segunda parte vamos ver como passaram do preto e branco para o colorido! 

Após a criação do cinema, dos filmes e dos cine seriados iniciou-se uma busca quase que frenética para deixar essa inovação cada vez melhor e um primeiro passo para isso foi a busca de se conseguir gravar o áudio junto da imagem, o que para hoje claro é ridículo, mas, não a cem anos atrás. 

Não custou muito para conseguirem esse feito. Aí, veio uma coisa bem mais difícil, captar não só o som como também as cores do que se filmava, assim durante praticamente toda a década dos anos 20 do século passado os esforços dos produtores eram voltados para este aprimoramento.

Várias possibilidades foram tentadas como filtros coloridos nas câmeras, tingimento a mão e diversas outras técnicas até que, conseguiu-se chegar a possibilidade da captura de duas cores, é... um filme em duas cores! Então veio os anos trinta e o mundo era outro por conta das seguidas invenções que assolaram essas duas décadas como o avião, e a produção em massa. Tais modernidades da época facilitaram a rapidez em conseguirem criar uma câmera que filmava em três cores que funcionava num sistema que era ruim toda vida pra explicar e muita gente passou a não acreditar que poderia tal geringonça fazer o que prometia.
Eis que em 1935 foi gravado o filme "Becky Sharp - Vaidade e Beleza" o primeiro filme 100% colorido pela Techinicolor comercializado, mas, ainda não era tão perfeito ainda faltava um toque nas cores que não pareciam tão reais dando um toque ainda muito avermelhado mesmo no colorido. Herbert T. Kalmus afim de comprovar que seu invento era bom mesmo foi atrás nada menos que de Walt Disney que fechou um teste para grava o primeiro desenho longa metragem totalmente colorido " A Branca de Neve e os sete Anões" em 1939. 

A partir dai foi um Deus nos acuda né...a Disney como outros estúdios MGM, Wanner já produziam nessa época desenhos de curta metragem e essa parceria a Disney passa a contar com uma qualidade de cor impressionante e que estava muito além das demais produtoras uma vez que era um processo muito caro para todos se adequarem. Durante o anos 40, 50 e 60 a busca passou a ser a de baratear os custos de uma produção deste porte.

Ao final do ano de 1965 veio o fim das produções em preto e branco e a partir de 1966 todas as séries e programas passam a ser totalmente coloridos, e pelo visto não apenas nos E.U.A como pelo mundo, menos aqui claro, as três maiores emissoras da época ABC, NBC e CBS passam suas séries como "Jeannie é gênio, COMBATE, Viagem ao fundo do mar..." e todas as outras para o novo sistema, ou seja não existe uma...primeira e única série colorida, todas passaram a ser coloridas juntas!
Como nota, em 4 de julho de 1966 no Japão estreia "Vingadores do Espaço" a primeira série colorida de lá. No Brasil que estava em meio a uma forte ditadura houve o bloqueio da entrada de muita coisa aqui, até a copa de 1970 transmitida em cores, mas, como ninguém tinha o sistema em casa ficou sem cor mesmo, em 1971 foi baixado um decreto para oficializar a transmissão colorida e em 1972 veio o futebol colorido e logo um ano após a novela "O Bem amado", é meio longo mas vale muito saber sobre isso, afinal, ser apaixonado por séries não é apenas assistir os de hoje sem saber como se chegou até aqui né!
Comentário(s)
0 Comentário(s)