11.22.63 - S01E06 - Happy Birthday, Lee Harvey

Por Alvaro Luiz Matos

25 de março de 2016

SPOILERS ABAIXO

Jake criou uma cobra venenosa pensando que poderia tê-la como animal doméstico e Bill deixou de ser uma ajuda e passou a ser um causador de problemas, o que, se pensarmos bem, é uma baita hipocrisia, já que Jake interage com pessoas e muda o passado desde que chegou nele.

De qualquer forma não podemos desconsiderar que a interferência de Bill com o investigado pode ter mudado todo o curso da história, piorado as coisas ou até resolvido-as, mas como saber? Se agora eles estão presos em uma linha temporal onde quase tudo é inédito e sofreu interferência. Não adianta mais estar no passado, pois se Jake quiser voltar ao futuro para zerar tudo e retornar novamente, muito das coisas que ele viveu durante algum tempo pode ter sido alterado pela estupidez do seu colega e não serve de referência para uma segunda tentativa. Dessa forma estamos agora por conta própria, se ficar pode ser que tudo dê errado, se voltar ele não sabe até onde as informações serão confiáveis.

Juro que deu uma raiva imensa do Bill, estava torcendo muito para que ele perdesse aquela arma e levasse um tiro de Jake. Pronto, seria ótimo! Obviamente não teria corrigido o problema, mas seria uma preocupação a menos. Jake esteve tão comprometido com o objetivo da sua missão e ocupado com sua namorada que não percebeu que seu companheiro não estava mais compartilhando do objetivo, já não tinha mais interesse algum nisso. Na verdade Bill passou a seguir ele apenas por não ter nada na vida e no momento em que ele passou a conquistar um amor e constituir algo, claramente era questão de tempo que o desinteresse pela morte do Kennedy aparecesse.

Vale também a análise de o que ele realmente acha que está fazendo. Ele se tornou o melhor amigo do cara, mas está com a mulher dele? Quando vi a cena do Lee treinando tiro a primeira coisa que veio na minha cabeça foi "dane-se o Kennedy, o Bill vai morrer". Mas depois pareceu meio óbvio que ele pudesse ser o segundo atirador, e isso cria teorias malucas que esperamos que sejam explicadas, afinal como ele chegaria até lá se não fosse pelo Jake? Enfim vamos aguardar, pois dessa vem a fertilidade da minha cabeça não está encontrando uma saída.

De qualquer forma foi ótimo ver a saída encontrada por Jake para calar o seu irmão. Sensacional.


E o que dizer do momento em que o "passado" entrou em cena no momento da cirurgia (simplesmente não sei como chamar os personagens que estão ali para evitar que as coisas sejam alteradas). Tecnicamente falando acho muito esquisito os momentos em que eles entram em cena e ainda não entendi a lógica disso. Talvez seja um erro do roteiro, as explicações foram escassas no piloto, mas certamente quem leu o livro deve saber me explicar melhor isso, porque está tudo muito subjetivo.

Tirando toda essa teorização sobre o tempo, sobre o que vai acontecer e etc., fico mais perdido que cego em tiroteio tentando saber quem matou Kennedy e até agora parece que todas as informações estão erradas, parece que tudo que se diz no futuro são lorotas que incriminaram pessoas inocentes apenas para justificar a morte dele. Mas isso é uma teoria, como qualquer outra.

Agora, vale dizer que estava meio na cara que brincar de fazer dinheiro ia dar errado, mas estou mais preocupado em saber qual será o reflexo desse coma no objetivo final dele do que do motivo que ele apanhou.

Sem me prolongar mais, vale fazer um resumo aqui do que foi esse episódio. Para mim o melhor até aqui, o com maior número de reviravoltas e uma preparação para o que está por vir no penúltimo episódio, que muitas vezes costumam ser melhores do que os últimos, pois é neles que as coisas são mais bem desenvolvidas e o roteiro acaba sendo mais profundo, tocando em pontos importantes e dando dicas de como as pontas serão fechadas, deixando a cargo do último uma maior adrenalina e a conclusão dessas pontas, muitas vezes de forma mais atropeladas e tumultuadas.

Portanto, minha expectativa para o próximo episódio está em alta, ainda mais porque não sabemos o que vai acontecer enquanto ele está naquela cama de hospital.

Comentário(s)
0 Comentário(s)