Conheça: Lost

Por Beatriz Fabri

5 de janeiro de 2016

Já são mais de 10 anos desde a estréia de uma das séries mais envolventes e intrigantes de todos os tempos: LOST. Estreada em 2004 no canal ABC, LOST conta a história dos 48 sobreviventes do voo Oceanic 815 de Sidney com destino a Los Angeles que caiu em uma ilha isolada. Os sobreviventes devem, não somente achar uma forma de sobreviver, de encontrar alimentos e de se proteger do perigo, mas também precisam achar uma forma de conviver em grupo. Este vai ser um grande desafio e é aí que a trama se complica e fica muito interessante, já que os personagens são muito diferentes e tem culturas e experiências de vida completamente distintas.

A história de cada um dos personagens nos é contada através de flashbacks e essa narrativa, não linear, torna a série muito mais dinâmica e viciante, pois vamos descobrindo aos poucos sobre a vida e caráter de cada um deles. Geralmente cada episódio foca em um dos personagens e nos conta algo sobre o seu passado para melhor entendermos suas atitudes no presente. São nessas narrativas que podemos ver como o perfil de cada um deles foi muito bem definido.
Essa é uma das coisas que mais chama a atenção na série: Você mergulha na vida de cada um dos personagens, vive aqueles momentos, torce por eles e de uma certa forma acaba criando laços. Além de um perfil bem definido não podemos deixar de mencionar o excelente elenco da série que deu vida a esses personagens, as atuações são absurdamente boas e os atores realmente viveram os seus personagens, o que faz com que você se envolva com a série.

Além do mistério do passado dos personagens, há também mistérios na ilha e muito suspense. Os episódios sempre acabam com cliffhangers o que faz com que você não perca o interesse pela série. LOST também nos permite pensar em várias questões da vida e há uma filosofia muito interessante por detrás do seriado. Existem "n" questões colocadas pela série, principalmente em episódios mais próximos do final, mas para não dar nenhum tipo de spoiler podemos mencionar uma questão que aparece já nos primeiros episódios que é o fato da possibilidade de recomeço.
Com o acidente de avião existe uma nova chance, uma possibilidade de uma nova vida, como você agiria se tivesse a oportunidade de começar tudo do zero? Você faria tudo igual, exatamente da mesma forma ou tentaria mudar algo? É interessante pensar nos personagens de LOST e em como eles são um reflexo nosso. Somos diferentes uns dos outros, temos culturas diferentes, vícios e virtudes diferentes, todos temos dois lados e agimos de acordo com nossos valores e experiência de vida, ninguém é perfeito e ninguém é 100% bom ou ruim, a vida é uma dualidade, e essa é uma das questões dentre várias questões interessantes que LOST nos faz pensar.

Uma série viciante a eletrizante, foi indicada em 2005 (ano seguinte da sua estréia) ao Emmy em 12 categorias, das quais ganharam os prêmios pela categoria de Melhor Drama para TV, Melhor Direção, Melhor Elenco dentre outras. Em 2006 ganharam o Golden Globe de Melhor Série Dramática e nos anos de 2007 e 2009 foi premiada com o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante para os atores Terry O'Quinn (John Locke) e Michael Emerson (Benjamin Linus) respectivamente. Também teve outras indicações e vários outros prêmios.



Assista a promo da Série:
Comentário(s)
0 Comentário(s)