Scandal - S05E09 - Baby, It's Cold Outside

Por Pâmela Albuquerque

25 de novembro de 2015

SPOILERS ABAIXO
Enfim, chegamos ao winter finale. Nossa, como passou rápido! Devo dizer, antes de mais nada, que adorei o episódio desta semana e torno a repetir: Scandal é uma série extremamente bem construída.

Em primeiro lugar, Acredito que esta primeira parte da temporada mostrou uma fase de Olivia Pope que foi claramente encerrada neste episódio. A saída de Liv da Casa Branca e o término da relação doentia com o Fitz é motivo de festa entre grande parte dos fãs da série. Se acabou de vez eu já não sei, mas de fato não veremos mais a protagonista abrindo mão de tudo o que conquistou para viver enfurnada na Casa Branca sendo controlada pelo Mr. chato President. 

Dei gargalhadas no início do episódio com Olivia Pope chamando atenção por ser apenas a mulher que estava ao lado do presidente. Saindo em capas de revistas, dando dicas de dieta saudável (Isso mesmo, a mulher que só tomava vinho e comia pipoca), organizando jantares na Casa Branca, fazendo ações beneficentes, ou seja, sendo a nova Mellie Grant. Era visível sua frustração, morri de rir quando a mulher de um senador disse que precisava da ajuda dela, nos fazendo acreditar que era algum escândalo e, no final era só para pedir a receita de um biscoito. Piada, né? Foi no mínimo irônico ver Olivia Pope assistindo pela televisão a Mellie maravilhosa Grant causando no senado.

Andei pensando no que foi mais periférico e desinteressante neste episódio. Se foi a trama do Jake fazendo o justiceiro e buscando quem realmente estava por trás de Lazarus One, ou o Huck tendo o Papa Pope nas mãos e não fazendo nada após uma conversa sobre família. Acho engraçado que ao ver o Rowan chamando os integrantes do B613 de filhos, como se ele tivesse sido um mentor super carinhoso que adotou crianças desamparadas, quase se esquece que ele treinou-os para matar e de quantas pessoas já morreram graças ao comando. Mas acho que tudo isso serviu para incluir todos os segmentos da série num contexto natalino, o que no final foi uma boa solução.
Que Scandal é uma série que dialoga abertamente com a realidade nós já sabemos. Porém, especialmente neste episódio as referências foram bem claras e, na minha opinião, muito inteligentes. Além de grande parte das pautas defendidas pela Mellie no senado serem verdadeiras - como andei lendo por aí - questões como o protagonismo feminino, aborto e os direitos das mulheres foram levantadas. 

Este winter finale representou o levante das duas mulheres mais fortes da série. Mellie, que começou a andar com as próprias pernas e pela primeira vez trabalhou por algo que ela realmente acredita, sem jogos políticos ou tentativas de atingir o Fitz. Adorei quando a Liv disse ao Fitz que nem tudo o que acontecia tinha a ver com ele. E Olivia, que como eu como já disse, aparentemente retornou à própria vida, deixando de ser manipulada.

Esta review não estaria completa se eu não ressaltasse  a atuação de kerry Washington e Tony Goldwyn na cena do término, foi impecável! Que cena forte, certeira e bem escrita, merece muitas palmas! 

Outro ponto alto foi a cena do aborto. Anualmente a Times publica uma lista dos personagens de ficção mais influentes nos Estados Unidos. Desde 2013 o nome de Olivia Pope aparece nas primeiras posições. Imagino o tamanho da ousadia colocar a personagem fazendo um aborto em plena noite de natal, que carrega toda uma simbologia de nascimento e renovação. Ainda mais em um país onde a maioria da população se coloca como cristã. Achei incrível e forte a escolha por parte dos criadores da série e a reflexão que ela trouxe, afinal, o aborto poderia ter acontecido em qualquer outro momento.  

Bom, ao que tudo indica, nossa woman power estará de volta e renovada em fevereiro. Pelo menos o vinho, a pipoca e o sofá já têm presença confirmada daqui para frente. Eu mal posso esperar para saber como irá se desenvolver o resto da temporada, afinal Papa Pope ainda está vivo e o Mr. President está sozinho. Já quero Mellie para presidente e assessorada por Olivia Pope. Um bom fim de ano e até a volta do hiatus com mais Scandal!

Siga nosso TWITTER - Curta nossa FANPAGE - Conheça nosso GRUPO no Facebook



Comentário(s)
0 Comentário(s)