Conheça: Band Of Brothers

Por Beatriz Fabri

18 de setembro de 2015


Existem muitos filmes sobre a 2ª Guerra Mundial e é interessante perceber como cada filme tem um recorte sobre algo específico da guerra, pois ficaria muito difícil retratar tudo em um único filme e não seria possível abordar nada com precisão. Alguns exemplos são: Pearl Harbor que o seu foco é sobre um ataque específico feito pelos japoneses; Cartas de Iwo Jima que retrata a guerra do ponto de vista dos Japoneses e, Operação Valquíria que fala de um plano específico para acabar com Hitler enfim, são inúmeros filmes que retratam algo sobre a guerra.

Band of Brothers é uma superprodução da HBO feita em forma de minissérie em 10 episódios que, assim como os filmes, terá um foco só que ao invés de uma situação específica da guerra, irá retratar toda a história da Easy Company, uma das companhias da divisão Airborne 101 do 506º regimento de infantaria paraquedista dos Estados Unidos, desde o seu treinamento até o dia da vitória e o fim da guerra.

Uma das coisas que faz com que Band of Brothers seja uma série intensa é o depoimento dos veteranos no começo de cada episódio. Sim, para cada episódio foi feita uma entrevista com as pessoas que vivenciaram aquele momento que o episódio retrata, e isso obviamente deixa a série verossímil. Com isso, durante a série toda você se sente mais conectado com o que aconteceu e com o seriado. Parece que aquilo que se sente ao ver a cena fica muito mais forte, a intensidade duplica, triplica ao ver um relato de alguém que passou por tudo aquilo.  Lógico que existem alguns erros, mas todo e qualquer filme ou seriado que retrata algo histórico tem erros já que é muito difícil acertar tudo 100%. 
Esta série tem como executive producer Steven Spielberg e Tom Hanks, além de ser uma produção da HBO. Podemos imaginar a qualidade de imagem e efeitos especiais. Esse é outro fator que faz com que a série seja tão marcante. Com esses efeitos especiais de altíssima qualidade parece que é possível se transportar para a tela e se desesperar junto com a Easy Company. Uma curiosidade sobre os efeitos especiais de Band of Brothers que tirei do IMDB, é que já no terceiro episódio eles haviam usado mais pirotecnia que em toda a produção de "O Resgate do Soldado Ryan". O orçamento ficou em 104 milhões de dólares, sendo na época o mais caro drama de TV já feito. Os atores foram escolhidos pela sua semelhança com os verdadeiros veteranos da guerra, e de quebra são ótimos!!! 

Acredito que dos atores que participam de Band of Brothers, o mais conhecido nos dias de hoje é o Damian Lewis de Homeland (Nicholas Brody), que desta vez faz o papel do Tenente Dick Winters e, apesar de eu achar que às vezes que o Damian Lewis não tem muita expressão, tem horas que eu me pego vibrando com algumas de suas cenas, então penso que até gosto dele ser um pouco assim, combina com esse tipo de papel mais militar que ele faz. 

Fica claro como esta é uma série que tenta a todo custo (e consegue) fazer com que o telespectador se sinta envolvido, fazer com que ele entenda o que aconteceu, ou pelo menos parte do que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e o quão doído foi. Tem apenas 10 episódios mas que são a quantidade exata, se fossem mais poderia ficar cansativa devido à tensão e o drama que ela apresenta e nos deixar em estado catatônico. Além de ser uma série que nos entretém, também possui a carga histórica e nos traz mais conhecimento e conscientização acerca dos temas de guerra. Com certeza vale a pena conferir.


Assista a promo da série:
Comentário(s)
0 Comentário(s)