Polêmica Da Vez – Spoilers Em Redes Sociais

Por Alvaro Luiz Matos

19 de agosto de 2015


Quem aí já não ficou chateado por ter recebido um spoiler daqueles de uma série que você assiste? Nossa coluna exclusiva reuniu diversas opiniões sobre o assunto pra discutirmos juntos essa nova polêmica.


HELENA SOUZA

No geral, não me importo com spoilers. Se não for na internet, onde mais poderá ser debatido sobre algum acontecimento da série? É por causa deles que eu não tive um ataque (dezenas de vezes) quando algo ruim aconteceu em algum episódio, afinal, eu já estava preparada. Claro que nem sempre concordo com spoiler, como quando ele é imediato, mas nem todo mundo é obrigado a segurar os acontecimentos, certo? 

Bom, há os imediatos quando alguém na sua TL do twitter está assistindo em live stream algum episódio (alguém como eu) e pirando nela, aí então sua reação deve ser algo como “me passe o link ou você morre”. Curta o spoiler, mas cuidado, não exagere, até porque, ainda tem que haver a emoção da surpresa ao assistir séries.


Não quer spoiler? É possível fugir deles sim. Uma amiga minha até uns dias atrás não sabia quem era a Gossip Girl, e sim, ela é usuária da internet, assiste séries e mora no planeta Terra. O segredo? Ela conseguia resistir a alguma possível tentação de ler. Recomendo fortemente isto para quem não suporta. Agora, se alguém esfregou na sua cara o spoiler, aí já é outra história.

THAMARA RIBEIRO

Sou totalmente contra.

Existem pessoas que procuram por spoiler por não conseguirem conter sua curiosidade, vão em busca das repostas antes de assistir a um filme ou série ou terminar de ler um livro. Mas vão por conta própria. Nesse caso me parece bem justo, apesar de sem graça.

Mas têm aquelas que recebem spoiler involuntariamente e sofrem com isso. Que é onde me incluo. Eu não vou atrás de saber o que aconteceu no final e nem qual o próximo passo de um personagem pelo simples fato de que perde a graça!

Gosto da emoção do momento, de sentir alegria, tristeza, raiva, pena, adrenalina juntamente com os acontecimentos. Sou dessas que pode esperar o tempo que for para saborear o gostinho da emoção uma única vez da melhor maneira possível.

Quando você termina de ver um episódio daquela série do momento, preferida de todos, que teve o plot twist mais incrível, é impossível não comentar nas redes sociais. Agora, se você tem algum amiguinho que está atrasado em algum episódio, se prepare, pois ele irá reclamar horrores com você. 

JULIANE SANTANA

Sou a favor de spoiler na rede social, já li muitas mortes de personagens, fiquei brava, mas faço a mesma coisa então não tenho como ser contra essa atitude. Ao assistir uma série você se entrega completamente no enredo, logo, é mais do que natural sentir a necessidade de espalhar seus sentimentos sobre um personagem ou fato que ocorreu. Mesmo assim, há a consideração com os outros que não acompanham tão fielmente o show, mas acredito que é muito mais fácil fugir de um spoiler do que se conter e não comentar alguma coisa. Se não foi sua amiga viciada, pode ter certeza que nessas horas até primo distante vem pra te contar que o vilão mais perverso foi capturado naquela semana.


Geralmente quando alguém não gosta de spoiler sua reação sempre será de raiva, tristeza, aborrecimento com a pessoa que forneceu tal informação. Então, caso você seja como eu, não consegue se controlar, tente comentar os episódios de forma menos reveladora possível. 
MARI BOMFIM

Eu sinceramente não ligo muito pra spoilers e na verdade eu adoro ver o que vai acontecer, se era aquilo que eu planejava ou não. Não me importo em ficar sabendo, pelo contrário, fico em fóruns e sites procurando possibilidades para o que vai acontecer com aquele casal que eu adoro, com aquele vilão que eu odeio ou com a série que está acabando. Eu acho muito difícil conseguir passar por um fim de temporada sem esbarrar em nenhum spoilers no facebook, no fórum de algum blog, no twitter ou no youtube.

Os maiores spoilers de todas as series que eu acompanho eu assisti sabendo, por exemplo: a as mortes que ocorrem em TWD, as mortes da maioria dos personagens de Greys Anatomy, a parte final de HIMYM, Friends... Até em filme eu fico perguntando para quem esta do lado “Ele vai morrer?”, “Ela vai ficar com o outro?”, “me conta!”. Se eu pudesse escolher acho que eu gostaria de spoilers da minha vida, mas como não existe essa possibilidade, fico com os spoilers da vida dos meus personagens favoritos.

ALVARO LUIZ MATOS

Tem coisa pior do que você esperar ansiosamente para baixar um Season Finale legendado e de boa qualidade enquanto sua time line é bombardeada por spoilers? Veja bem, sou a favor de que cada um tenha o seu direito de expressão, mas, por favor, deem opiniões como “esse episódio foi ótimo” ao invés de dizer “Adorei saber que fulano casou com sicrano no final”.

É praticamente impossível que um spoiler dado não modifique minhas expectativas para com um episódio, até por isso não assisto promos dos episódios seguintes para que eu conserve as expectativas iniciais e não as inflamem com cenas rápidas empolgantes e muitas vezes mascaradas.

Aumentar a expectativa é um grande problema na sua percepção já que há chances de que elas não sejam atendidas, mas no caso de spoilers claros em redes sociais a situação é ainda pior, pois você não quer assistir um episódio inteiro esperando que aconteça aquilo que já leu anteriormente, não é?

POLI MENDES

Eu particularmente não me importo de receber spoiler, meu mundo não acabará porque descobrirei que um personagem importante irá morrer ou acontecer algo de grave com ele, mas a questão que eu fico chateada é que eu posso não me importar com isso, mas muita gente (a maioria) se importa sim e por causa dessa maioria eu respeito, ou pelo menos tento respeitar as minhas TL, tanto do facebook quanto do twitter quanto a spoilers.

Stephen King foi polêmico esses tempos quando twittou um spoiler gigante de um livro seu, que foi escrito há 15 anos e se justificou que quando algo faz muito tempo de publicado/divulgado deixa de ser spoiler. Eu discordo, tendo em vista que uma informação importantíssima de qualquer obra, seja o tempo que foi publicado, acaba desestimulando a maioria para ver aquilo, mas por outro lado entendo, porque se formos nos importar tanto com spoilers de 20 anos atrás, não vemos mais nada antigo.

Spoiler é tão polêmico que às vezes é controverso, e vocês o que acham disso tudo? Saem “spoileando” a TL sem se importar com quem ainda não viu ou respeita? Acho que tudo é uma questão de bom senso e para esse assunto não seria diferente.


Deixe a sua dica sobre qual deve ser a próxima polêmica.
Comentário(s)
0 Comentário(s)