Polêmica da Vez- Legendado Vs Dublado

Por Alvaro Luiz Matos

26 de agosto de 2015

O debate mais antigo entre os fãs de séries e filmes...

Juliane Santana

Dublado ou Legendado? Certo ou Errado? Não é de hoje que notamos o preconceito que vários fãs de séries possuem com quem prefere esperar e ter a temporada dublada, como se o fato de não gostar de legendas categorizasse você como alguém sem cultura.

Particularmente prefiro a versão original porque gosto muito de inglês e aprendo muito assistindo, mas não critico quem prefere o áudio em português, ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas que eu. Só é realmente chatinho quando você está vendo uma série com mais pessoas e chega nesse impasse: legendado ou dublado.

Quando escolho algum filme ou série para assistir gosto de avaliar a obra inteira, gosto de analisar a qualidade da atuação, roteiro, trilha sonora, fotografia e quando temos a versão dublada algum desses fatores pode ser comprometido, talvez a piada traduzida não fizesse nenhum sentido e pode até acabar com o trabalho que aquele ator se propôs a fazer.

Um ponto que não é favorável para quem escolhe assistir séries dubladas é a espera, até gravarem e lançarem demora muito e geralmente todos acabam se convertendo as legendas. E falando nisso, percebi em muitos amigos o preconceito pela legenda, falam que distraem e que não dá tempo de ler, mas depois acabam acostumando.

Quando o assunto é a forma que você decide assistir uma série depende muito mais da sua pressa do que seu gosto, ainda mais se a série não é televisionada no Brasil. O importante é cada um escutar a sua série ou filme como bem quiser e deixar os preconceitos de lado.

Kelly Martins

Com a diversidade  do mundo moderno, o mercado televisivo tem hoje em dia a maior gama de espectadores de todos os tempos, ávidos por assistir programas, que antes sequer faziam parte da imaginação comum.

Com a popularização da TV a cabo e da internet, as pessoas estão se deparando com um mundo de entretenimento totalmente novo.

Atingindo diferentes públicos, os canais a cabo estão apostando muito na versão dublada das séries e filmes.

Os programas legendados apresentam áudio original, som limpo, diálogos perfeitos, onde não se perde o verdadeiro teor da mensagem.  Em contrapartida, a dublagem acarreta a perda da originalidade total de som, mensagem e emoção.

O número crescente de programas dublados é resultado da exigência dos usuários da TV paga, que muitas vezes após de um dia de trabalho, cansado, quer somente algo que possa ser absorvido rapidamente, no intuito de uma distração momentânea.

Hoje em decorrência dessa exigência, contamos com a possibilidade de assistir um mesmo programa, nas duas versões ou escolher a que melhor nos agradar. Essa é uma maneira de atender todo tipo de público.

Helena Souza

Não vou cuspir no prato que comi, repeti e aprovei, apesar de preferir legendado (séries e filmes). Durante toda minha infância e pré-adolescência assisti dublado, comecei essa minha vida de seriadora com séries dubladas. Mas depois que passei a assistir legendado, minha vida nesse ramo mudou, além de conseguir aprender o inglês (por associação de palavras), eu percebi que legendado tem muito mais emoção.

Todos concordam até mesmo os que preferem dublado, que há dubladores que não conseguem captar o personagem; além de que, os atores, por estarem mais familiarizados, desempenham melhor na tarefa de nos repassar como o personagem é. Mas também não vou afirmar que todos os tipos de séries são melhores legendadas, eu prefiro assistir as tipo Family Guy em sua versão dublada, além das infanto-juvenis que eu me pego assistindo um episódio aleatório (sim, as vezes faço isso).

Algo importante também nesse assunto: a mudança de frases. Por uma questão de adaptação, muitas vezes as falas dos personagens são completamente mudadas na sua versão dublada, o quanto nós vimos por aí posts engraçadinhos mostrando a diferença entre o original e o dublado? Isso também existe na versão legendada, porém, a diferença é menor, ainda mais quando a legenda é feita por fãs – eles costumam traduzir o mais próximo possível do que foi falado (algumas vezes até criando palavras que nos fazem rir no meio do episódio).

Mari Bomfim

A disputa épica entre legendado X dublado vem desde que a torre de babel foi construída e o os DVDs vieram com essa opção inclusa. (sou da época que voce tinha que ir na locadora, alugar VHS e decidir ali se queria o dublado ou o legendada – que na locadora que eu era sócia, nunca tinha #velha). Eu sou categoricamente a favor do legendado, sem dúvida a emoção que só o ator vivendo o personagem pode passar para voz é incomparável, porém confesso que algumas coisas prefiro assistir dublado. Há dubladores sensacionais e alguns que já reconhecemos a voz com a imagem do ator.

QUANDO PREFIRO DUBLAGEM

Animações, por exemplo, qualquer que seja ela é mil vezes melhor assistir no idioma materno (talvez por nos remetermos as lembranças da infância – ok, estou divagando). Série s que sempre assisti na TV (todo mundo odeia o chris; eu, a patroa e as crianças) também me trazem uma sensação confortável quando eu escuto a versão dublada. Alguns dubladores tem uma voz até parecida com os atores, para mim e isso soa familiar. Filmes em 3D também, gosto muito de assistir filmes legendado, mas as legendas no 3D me incomodam um pouco.

QUANDO PREFIRO LEGENDAS

Filmes de ação, sem dúvida nenhuma é um saco o cara tá lá no maior perrengue, suando, ofegante e a voz sai cristalina e totalmente calma. Sacanagem! Tira toda a emoção do filme. Séries como Supernatural, que eles utilizam a voz como característica do personagem (Dean e Sam forçam a voz para parecer mais grave), ou quando é um ator com voz características: assistir Poderoso Chefão com a voz do Marlon Brando e depois do Robert De Niro, com o tom caricato de Dom Corleone, não tem preço (sim, eu tenho um namorado que me fez assistir “O Poderoso Chefão”). Filme s de comédia que tem alguma piada  ou trocadilho, mesmo que a legenda mostre algo que não seja o que foi dito, você consegue entender mais ou menos o que era para ser passado. Filmes no cinema têm que ser legendado, por favor!


VOCÊ POSSUI UMA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO? COMENTE
Siga nosso TWITTER - Curta nossa FANPAGE - Conheça nosso GRUPO
Comentário(s)
0 Comentário(s)