Opinião - Em Defesa das Sitcons

Por Alvaro Luiz Matos

7 de agosto de 2015


Já é de conhecimento que os espectadores americanos estão “enjoados” de comédias com formatos de documentários, de câmeras únicas ou outro formato alternativo. Dessa forma podemos ver que a maioria das séries de comédia que fazem sucesso no país são sitcons ou possuem semelhanças com o estilo.


O engraçado é imaginar que aqui no Brasil a sensação é completamente oposta, muitos críticos e "especialistas" sobre séries criticam o formato e se sentem ofendidos a cada Fall Season cheia de séries do tipo. Particularmente eu sou fã e estou sempre a procura de uma nova série de amigos.

Two and a Half Men, The Big Bang Theory, Friends, Seinfeld, That 70’s Show e tantas outras séries desse formato ou de formatos próximos são exemplos de que o ramo já foi e ainda é bem sucedido. Critiquemos quando quiser, mas TAHM passou de dez temporadas, TBBT tem audiência invejável, Seinfeld fez história e alcançou números extraordinários de audiência (principalmente em seu series finale) e That 70’s Show marcou.

Nos últimos anos as comédias estilo documentários ganharam vez principalmente com Modern Family e Park and Recreation, mas o formato vem se desgastando entre o público americano que vem optando pela piada boa e fácil das sitcons.
Sim, para fazer uma sitcom não é necessário brilhantismo, nem um plot genial, nem mesmo um roteiro ligado em vários pontos. Mas também não é fácil criar 20 minutos de episódio com piada atrás de piada, com cenas constrangedoras, com bobeiras imensas e com um humor sarcástico e poluído. Posso citar boas séries recentes do formato que muito me agradaram como Young and Hungry, a inglesa Vicious e as canceladas Man At Work e Friends With Better Lives (Que embora já estejam canceladas vale muito apena assistir pela agilidade e pelo bom timing cômico).

Como disse a cima a Sitcom é necessariamente uma série de piada fácil, mas isso não é demérito já que o objetivo é entreter aquela família que chega cansada do trabalho e precisa aliviar a cabeça.

Vou contra a grande maioria de críticos brasileiros ao defender esse modelo, mas sou assumidamente um fã de tudo o que me faz rir.


E VOCÊS GOSTAM OU NÃO DE SÉRIES DO ESTILO? COMENTEM.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)