Anime em Foco: Jaspion

Por Robson Barreto

21 de agosto de 2015

SPOILERS ABAIXO
O herói de Metaltex.

Olá Visitante do ANIME EM FOCO seja bem vindo!

Essa é minha quinta matéria e como escrevo uma por semana entramos no segundo mês. Primeiramente queria agradecer a todos que visualizaram os textos anteriores e quero apresentar minha ideia de evolução da coluna, ANIME EM FOCO – MODULO TOKUSATSU, onde vou escrever sobre uma dessas séries a cada mês.

E como não teria como ser diferente, tenho de falar dele, O fantástico Jaspion ou Kyojuu Tokusou Jaspion no original.

Se você conhece Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu hakusho ou mesmo Naruto se deve a esse seriado, antes dele por aqui já havia passado outros animes e Tokusatsus, mas, nada mercadologicamente falando tão bem sucedido.

Chicletes, revistas em quadrinhos, bonecos, camisas e mascaras de brinquedo. Tudo que se possa imaginar no Brasil dos anos 80 de novidade e bom em termos de marketing essa série trouxe ou aprimorou, até um circo com aventuras do herói foi feito por aqui. O fim da ditadura deve ter contribuído muito para esse êxito diga-se de passagem.

Graças a essa grande explosão de consumo em cima dos produtos de Jaspion e Changeman é que se criou coragem para trazer outras produções do gênero e depois dos animes. Conta a lenda que no Japão não deu tão certo, mas para e pensa. Ele já era o quarto de seu seguimento Metal Hero então por lá não era novidade, mas, por aqui Jaspion se tornou um deus.

Jaspion – Um jovem que quando criança viajava pelo espaço com seus pais Kelly e Anna (Não é um casal gay não tá, Kelly é o nome do pai dele). Teve sua nave danificada e caíram no planeta de Edin. Esse anos depois ao descobrir o despertar de Satã Goss entrega a Jaspion a armadura MetalTex para lutar pelo universo contra os seres do mal.

Anri e Mia são suas parceiras inseparáveis, a primeira um androide que se mete em muita roubada e a segunda um monstrinho resgatado no planeta Beeze que merece um destaque melhor aqui, tem um episodio 37 ou 38 que Mac Garen o filho de Satã Goss à sequestra e disfarça um monstro como o bichinho deixando Jaspion confuso se estava ou não enfrentando sua amiga.

Daileon – A nave gigante do nosso herói que pode se tornar um robô gigante para lutar contra os monstros.

Satã Goss – A personificação do mal e muitos acreditam ser uma cópia do glorioso Dath Vader de Star Wars, se for e dai, lá pelo episodio 41 se torna, O Poderoso Satã Goss, mudando para uma forma mais parecida com um monstro.

Mac Garen – o filho de Satã Goss, duela diversas vezes contra Jaspion e apesar de perder todas é um dos melhores vilões que já vi.

A história é muito fechadinha, não tem os grandes efeitos de hoje, mas, tem todo carinho de quem assiste, avante “Gigante guerreiro Daileon...”. 


Comentário(s)
0 Comentário(s)