Orphan Black - S03E01 - The Weight Of This Combination

Por Antonio Neto

23 de abril de 2015

SPOILERS ABAIXO:

O que dizer dessa terceira temporada que mal começou e eu já considero "pacas"?

Com a segurança do seriado veterano que agora é, Orphan Black retorna para o seu terceiro ano elegante, consistente e um tanto apressada em apresentar as suas tramas. Instigante, a temporada mostra, já no seu episódio de estréia, à que veio.

O drama moral que rege o seriado desde o seu começo, a criação de clones e o seu controle por grandes instituições sofre uma reviravolta: e se os militares entrassem na jogada? Claro, a ideia não é das mais inesperadas mas para os personagens - e para a trama - esse é um grande avanço na discussão; Clones para fins comercias vs. Clones para fins militares. A série segue a tradição  e os inimigos e desafios são sempre piores que os seus antecessores, criando, através das temporadas, uma crescente bola de neve. Tudo é sempre maior que antes.

Como a trama torna-se sempre mais séria, é comum que dramas de relacionamento percam o espaço no meio da agitação. Porém isso não ocorre em The Weight Of This Combination. O episódio consegue apresentar a tensão e ainda ter tempo para mostrar problemas no relacionamento de Cosima e Delphine. 
E por falar na Delphine... Que transformação! A francesa cresce na cadeia de comando e o seu personagem ganha vida. É quase como ela se libertasse: Forte, independente e com apenas uns traços de crueldade. Ela percorreu um grande caminho desde a monitora que se apaixonou, mas isso não a fará bem à longo prazo, à exemplo de sua cena com a Cosima. 

Algo que merece muita atenção, e esse foi o ponto alto do episódio com toda certeza, é a atuação da Tatiana Maslany. A atriz está segura em seus papéis o suficiente para interpretar um de seus variados personagens na série passando-se por outro clone e ainda fazer isso muito bem, com sutis diferenças na interpretação. 

Sem deixar a peteca cair, Orphan Black retorna pragmaticamente frenética separando-se de antigos rumos e provando-se tão imprevisível quanto sempre. Em The Weight Of This Combination, o suficiente da trama é apresentada ao telespectador apenas para provocar e instigar, jogando soluções lá para o horizonte, em um típico movimento de season premiere. Conte suas irmãs, Sarah. Enquanto nós, contamos nos dedos a chegada de um novo episódio.

Nota: 8,5


Assista a promo do próximo episódio:
         
Comentário(s)
0 Comentário(s)