Conheça: Smash

Por Alvaro Luiz Matos

7 de março de 2015


Me aventurei em um formato de série da qual ainda não conhecia e me defrontei com SMASH. Um musical que normalmente agrada muito ao público feminino, explorando sonhos e fazendo deles possíveis, palpáveis e reais. E não é de hoje já que os musicais fizeram história, esse sucesso vem desde o princípio do cinema falado.

Sei que ouve muita comparação de Smash com Glee, mas não se compara banana com laranja, os públicos alvo são diferentes, os formatos são diferentes e assim por diante. Então esse texto expressará a percepção critica da série sem que comparações desnecessárias sejam feitas.

Algo diferente que já no início me chamou a atenção foi à forma narrativa adotada na série, que se distância do gênero para se aproximar do cinema. O que quero dizer é que tantos os cortes de câmeras quanto à forma do desenrolar da série são feitas muito mais próximas dos musicais antigos do que das séries atuais, o que pra mim já é um ponto positivo. Sendo assim veremos em Smash um esforço enorme da produção para demonstrar confiança e segurança sobre o que estão preparando para o público, mostrando que não basta montar um musical, mas sim entender de musical.
Entender de musical é mais do que montar arranjos ou criar letras, é encontrar o tom de voz e a expressão correta, é unir a batida da musica ao estremecer da voz, é poesia e teatro, é sentimento que se exprime na curvas do corpo e dos gestos, é olhar, é coração. E é de coração que o elenco se entrega para nos fazer torcer pelos personagens e pelo sucesso da série, ainda mais quando se tenta falar sobre o clássico dos clássicos: Marilyn Monroe.

Smash a cada episódio, durante duas temporadas, apresentou uma atmosfera com a essência de um musical: O sonho.

Sonhar é o que move desejos e a ações de muitas pessoas, é o que nos faz acordar e levantar da cama no dia a dia nos dando forças para ir à vida e enfrenta-la de frente e desejar nada além de uma felicidade merecida e conquistada. E são esses sonhos de seguir na carreira musical, de crescer e mostrar seu valor e seu talento dentro da musica que move os personagens dessa série.
Assim duas personagens começam concorrendo para o papel principal de Marilyn Monroe e demonstrando seus talentos, porem nem tudo são flores e muitas tramas serão montadas durante a série e desenroladas fazendo com o que os episódios não sejam apenas musica e glamour. Abordando as dificuldades de Evy, os problemas no casamento de Eilleen e também de Julia, a rixa entre dois produtores e alguns problemas familiares que se tornam uma novela em alguns momentos.

Smash foi finalizada em sua segunda temporada e entre uma e outra os roteiristas tentaram reformular a série com alguns novos plots e novos personagens. Embora tenha tido alguns declinios, a série deixou um público bastante apaixonado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
1 Comentário(s)