Conheça: Boardwalk Empire

Por Alvaro Luiz Matos

10 de fevereiro de 2015


Boardwalk Empire é uma série da HBO americana, criada por Terence Winter (The Sopranos), se passa no ano de 1920, mais exatamente quando se começa a Lei Seca nos Estados Unidos, é ambientada quase sempre em Atlantic City, mas com personagens recorrentes em Chicago e Nova Iorque.

Nucky Thompson (Steve Buscemi) é o tesoureiro de Atlantic City, o delegado é seu irmão Eli Thompson (Shea Whigham) que pegou o cargo antes ocupado pelo próprio Nucky e todas as figuras importantes devem favor ao tesoureiro, conseguindo assim ter o controle total da cidade. Nucky consegue ter todos nas mãos até mesmo a população de baixa renda, pois é sempre generoso nas quantias distribuídas quando alguém lhe pede uma ajuda.

Jimmy Darmody (Michael Pitt) é o pupilo de Nucky, um jovem rapaz que largou Princeton para defender a sua nação na 1ª Guerra Mundial e voltou para Atlantic City com algumas marcas da Guerra. Jimmy é o faz tudo de Nucky, motorista, capataz, em resumo é responsável por fazer o trabalho sujo. Não se contentando em ser só um capataz ele busca aliados para passar de capataz a mafioso.
Margaret Schroeder (Kelly Macdonald) é uma jovem irlandesa participante da Liga Pró-Temperança Feminina, que busca direitos melhores para as mulheres, mas dentro de casa sofre com o seu marido bêbado e violento. Com seu marido desempregado ela busca ajuda para que Nucky consiga um emprego para o seu marido. Margaret no início da série é bem correta e apresenta princípios, mas na construção do seu personagem ela deixará seus princípios de lado para que consiga ter uma vida melhor.

Boardwalk Empire é uma série bem feita, bem escrita, com personagens bem trabalhados e ótimas interpretações, que trata sobre a política da época e mesmo na Lei Seca estadunidense o que menos faltou foi álcool para os poderosos. Mesmo se tratando de ficção, sempre que possível personagens reais aparecem na série como o famoso Al Capone (Stephen Graham) na cidade de Chicago e Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg) na cidade de Nova Iorque. Figuras políticas também dão as caras como o Presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding (Malachy Cleary).
Nucky tem tanto poder que ele não influencia só Atlantic City, mas toda a região pelo domínio que tem ao álcool que chega na cidade. O que acaba chamando a atenção do agente da Lei Seca, Nelson Van Alden (Michael Shannon). O Sr. Thompson costuma ser bem generoso com a sua população, mas no fundo não passa de um mafioso que está onde chegou não tendo escrúpulos nenhum. Isso acaba acarretando em que outras pessoas queiram o seu lugar, usando dos mesmos artifícios em que ele usou para chegar no ápice da camada social de Atlantic City.

Para quem está procurando alguma série bem feita para acompanhar, Boardwalk Empire é uma ótima opção.
Veja a promo da série:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)