POLÊMICA DA VEZ - ESTÃO FALTANDO BOAS COMÉDIAS

Por Alvaro Luiz Matos

8 de setembro de 2014


Ninguém nunca se pegou a procura de uma comédia pra assistir? Alguma comédia casual, amigos, cenas gostosas e que te façam rir? Pois é, parece que está cada vez mais difícil de encontrar algo assim.

Alvaro Luiz Matos

Essa sensação vem me consumindo e me incomodando, já são temporadas atrás de temporadas arriscando em comédias que muitas vezes não apresentam algo que realmente me agrada, ou séries de potencial sendo canceladas logo no início (eu cito o cancelamento recente de Friends With Better Lives e uma ainda mais antiga como The 100 Questions).

O que acontece nesse mercado? É a proliferação de séries de “Chuck Lorris” na CBS? São as receitas tradicionais que esgotaram? Ou até o erro de julgamento dos canais que lançam as boas comédias nos períodos errados e deixa para a Fall Season séries não tão boas?

O fato é que faltam séries que me prendam e me tornem fã, falta entender que o processo de riso é construído e que dessa forma algumas séries precisam de no mínimo cinco episódios para emplacar as suas piadas, falta entender que por traz do riso também é preciso àquela sensação gostosa ao assistir a série, que não deve ser forçado como se fosse uma obrigação rirmos do que é apresentado. Talvez falte criatividade, paciência e inteligência.

Obs.: Estou aqui na expectativa que A to Z emplaque depois do bom piloto e que seja a minha nova queridinha.
Pâmela Albuquerque

Em tempos atuais, a velha história de que “não se fazem mais tal coisa como antigamente” vêm se aplicando quando se trata de séries de comédia. Já podemos perder a conta do número de insucessos e cancelamentos ocorridos ao longo do tempo.

Acredito que está cada vez mais difícil dar boas risadas em frente a TV. Na maioria dos casos, quando se debate sobre comédias, os rumos da conversa caminham logo para o saudosismo e para a comparação com aquilo que um dia existiu e não foi substituído por algo novo.

Talvez pelo visível desgaste no formato Sitcom a que 90% dos seriados de humor se submetem. Ou então pelo esgotamento das piadas pautadas no cotidiano e em estereótipos que o público já conhece de outros carnavais, fazendo com que somente roteiristas com boas ideias e grande jogo de cintura consigam reverter tal tendência ao fracasso. A verdade é que continuam fazendo comédias como antigamente, o problema está exatamente na falta de inovação.

Outro ponto que se pode ressaltar é a atenção voltada ao boom das superproduções, aquelas com um fio condutor mais bem definido e são menos suscetíveis a perder-se no desenvolvimento. Muitas vezes, o que percebo são temporadas e mais temporadas apresentando apenas a comédia pela comédia, com episódios independentes uns dos outros. Não contendo os famosos ganchos que prendem o espectador de um episódio para outro e não resulta em uma trama de relevância, algo exigido nos tempos atuais em que quase ninguém quer perder tempo com nada.

Em tempos de Game Of Thrones e similares, simplicidade, quando não aliada a um bom conteúdo, não tem vez.
Juliane Santana

Se você perguntar o nome de uma comédia boa para alguém, a primeira que citariam seria FRIENDS. O clássico ficou reconhecido mundialmente e se tornou padrão para praticamente todas as comédias sucessoras. Devido a isso, toda sitcom lançada após o grande sucesso da NBC sofreu comparações e raramente chegava aos pés.

Já tivemos How I Met Your Mother que foi a única em minha opinião que conseguiu usar a fórmula de FRIENDS e adicionar uma personalidade própria. Sim, temos o Joey mulherengo, mas temos o Barney também que é um engraçado muito diferente do personagem de FRIENDS. Mas a falta de comédias boas na televisão ainda é real, todas acabaram caindo na mesmice e o humor fica forçado demais.

Por outro lado, enquanto as comédias andam fracas, o drama e o suspense ganhou grande espaço no mundo das séries. A qualidade das produções de séries como Breaking Bad, Game Of Thrones, Orange is The New Black, Grey’s Anatomy foram e são elogiadas em suas temporadas deixando o cenário das comédias desvalorizado.

Porém, caso você seja um amante da risada como eu e ainda não perdeu a fé nas comédias, algum dia encontrará uma ou outra que valha a pena acompanhar.

VOCÊ POSSUI UMA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO? COMENTE
Siga nosso TWITTER - Curta nossa FANPAGE - Conheça nosso GRUPO
Comentário(s)
0 Comentário(s)