PERSON OF INTEREST - S03E23 – GOD EX MACHINE (SEASON FINALE)

Por Camila Menezes

17 de maio de 2014

                                                SPOILERS ABAIXO

O GIGANTE ACORDOU!

Não é novidade que as seasons finale de Person of Interest são devastadoras, mas devo admitir que essa conseguiu se superar. Mas a série se superou não apenas no último episódio, mas ao longo de todos os episódios.

De todas as temporadas, essa foi a mais imprevisível de todas. A começar pela morte da Carter que deixou todos estarrecidos com tamanha ousadia. Mal sabíamos que isso era apenas o começo do estava por vir. Vimos em God ex Machine todas as pontas sendo atadas bem diante dos nossos olhos; o quebra cabeça sendo unido com todas as peças apresentadas ao longo da temporada e, enfim, a epifania!

De todos os plots, o que mais me surpreendeu foi sem dúvida o do John Greer. À frente da Decima o plano arquitetado para tirar a machine de campo para o Samaritano reinar absoluto foi no mínimo im-pe-cá-vel. A reação do Collier ao ouvir que toda sua luta foi apenas um mero meio para um fim (totalmente oposto aos seus ideais) representou bem a minha reação ao saber dos planos do Greer: devastada!

Não que John Greer seja mais inteligente do que Finch. O que coloca Harold em desvantagem é o excesso de escrúpulos em um meio no qual quem se destaca são os mais espertos. A decisão de manter vivo o senador no episódio S03E20 foi a brecha necessária para o Samaritano se estabelecer.

Outro personagem que se destacou foi, mais uma vez, a Root. De vilã à salvadora da Liga da Justiça, a personagem tomou um rumo completamente inesperado. A revelação que os planos dela com a machine nunca foram desligar o Samaritano, mas apenas sobreviver a ele encerrou o episódio num clima de desalento total. Ver todos se separarem, indo viver suas respectivas vidas foi de dilacerar corações.

O que serão deles? O que será da machine? O que será dos irrelevantes? Todas essas perguntas serão respondidas próxima temporada. Resistam ao hiatus! Obrigada a todos os que nos acompanharam mais uma temporada. Até setembro/outubro


Assista a promo do season finale
Comentário(s)
0 Comentário(s)