PERSON OF INTEREST - S03E22- A HOUSE DIVIDED

Por Camila Menezes

8 de maio de 2014

                                                 SPOILERS ABAIXO

Com três gigantes ocupando o lugar dos réus, vai começar o grande julgamento.
Como alguém já disse, a maior riqueza da sociedade moderna é a informação. Ter acesso a ela ao mesmo tempo em que lhe dá poder, também te coloca na mira de outros que desejam ter o mesmo. Decima, Governo e Vigilância são os protagonistas que disputaram o foco esta terceira temporada e nesta season finale, o grande acerto de contas está preparado.
 
Pela primeira vez, foi-nos revelado o passado do líder da Vigilância, Peter Collier. Com os flashbacks, passamos a entender os motivos pelos quais Peter é completamente contra o uso de inteligências artificiais em seu país. Depois de ver seu irmão morrer decorrente de um [aparente] erro da machine, a causa da luta do Peter foi compreendida. 

No entanto, o que eu mais gostei foi da maneira como os roteiristas prepararam esse plot: ao mesmo tempo que explicaram as causas do Peter, deixaram o plot em aberto, deixando alguns pontos a explicar, por exemplo: Quem deu as informações para o Peter? Essa ponta solta pode se tornar um novo plot na próxima temporada e quem sabe leve a novos personagens.


Interessante como a Vigilância chegou sorrateira, aparecendo praticamente como figurante e, gradativamente, foi tomando um espaço maior no enredo até chegar ao ápice nessa grande season finale.

Com os grandes responsáveis pela inteligência artificial sob a mira da Vigilância, ficaram apenas Reese, Root e Shaw livres para tentar reverter essa situação. Reese e Shaw sob os comandos de Root e ela sob os comandos da machine. O problema é que nem a própria machine, deusa soberana dessa série, consegue ver tudo o que acontece sob o céu de Nova York. Ou seja: todos estão parcialmente às cegas tentando lidar com a situação catastrófica que nossa trupe chegou.

Dos três personagens candidatos a salvar todos que estão sob a mira da Vigilância, o que mais me preocupa é a Root. Embora estar comandando tudo lhe dê a sensação de poder, invadir as instalações do samaritano sozinha não me parece uma boa ideia. Desse plot, tenho a sensação de que grandes surpresas nos aguardam. ‘Guenta coração!


Assista a promo do próximo episódio:
Comentário(s)
0 Comentário(s)