PERSON OF INTEREST - S03E20 - DEATH BENEFIT

Por Camila Menezes

22 de abril de 2014

SPOILERS ABAIXO
Com um episódio tenso, a série retorna de mais um hiatus cansativo. 

Sempre ao chegar próximo do fim da temporada, os episódios são intercalados com hiatos de uma semana ou até mais. Característica terrível, falemos a verdade. A série está entrando no clímax e a presença do hiatus acaba sendo um “banho de águia fria”. Uma semana até ver o que vai acontecer já é difícil esperar, imagina mais tempo?


De qualquer forma, em três temporadas a situação nunca foi tão caótica.  O episódio foi marcado pelo mistério e encerrado com um clima de muito desespero. Na verdade, Death Benefit me despertou muitos sentimentos.

No decorrer do episódio, predominou o mistério em relação a quem seria ameaça do senador. Para isso, várias possíveis ameaças foram expostas e, uma a uma, todas foram refutadas. Manobra muita interessante porque serviu para prender a atenção do seriador, dando mais dinâmica ao episódio.

Depois de algumas tentativas frustradas, a pior das hipóteses era a correta: em meio ao caos a machine foi capaz de ir contra sua própria “natureza”: com o risco eminente do Samaritano ser ativado, nossa querida máquina indicou o CPF não para salvá-lo, muito menos para impedí-lo. A atitude esperada pela criação do Harold era que matassem.

Três anos e essa foi a primeira fez que a máquina se vê na obrigação de eliminar definitivamente uma ameaça. Diante de atitude tão controversa, nossa liga da justiça entra em crise ideológica entre os próprios membros.

Eu partilho da mesma opinião que Reese, Shaw e Machine. É uma vida colocando em risco milhares de vidas inocentes. A decisão do senador em liberar a aprovação da instalação do Samaritano como nova machine para o Governo coloca em risco todas as vidas dos americanos, inclusive a do próprio Harold.

O excesso de escrúpulos do Finch me decepcionou, sinceramente. Terminou o episódio e fiquei com aquele sentimento de pesar, tristeza pela decisão que o Finch tomou.  Principalmente em ver que o que ele mais temia aconteceu: Samaritano foi ativado e o pior: ele é o primeiro alvo. E agora, quem poderá o ajudar? Com ele se afastando do Reese e Shaw, vai ficar difícil.


Assista a promo do próximo episódio:
Comentário(s)
0 Comentário(s)