PERSON OF INTEREST: S03E17: /

Por Camila Menezes

20 de março de 2014

SPOILERS ABAIXO
Primeiro episódio depois do anúncio da renovação, Person Of Interest veio em alto nível.

Não é nenhuma novidade que as seasons finale de POI são sempre muito bem elaboradas e consome os seriadores conforme o grande momento se aproxima. Diferente da temporada passada, Root dessa vez se unirá à Liga da Justiça para ajudar a combater um vilão em comum: Decima Tecnologies. Como eu já havia previsto, essa companhia desempenhará um papel essencial como a grande vilã no desenrolar nos plots do final da temporada. 

Há muito tempo, ela vem aparecendo ao longo dos episódios bem sorrateira, como quem não quer nada e somente agora sabemos quais são suas verdadeiras intenções. Com a possibilidade da criação de uma segunda inteligência artificial, “O Samaritano” é a chance que a Decima queria de ter o poder absoluto em mãos.
Para que isso ocorra, bastava apenas um software à altura para reavivar a máquina. Precisava, não precisa mais. Embora todos os esforços da nossa equipe, o chip altamente desenvolvido foi parar em mãos erradas e o Samaritano já está em desenvolvimento.

Temos aí muitos problemas, entre eles:

A Machine autêntica não é apenas uma inteligência. De alguma maneira, Harold conseguiu programá-la de modo a se importar com as pessoas. Ele conseguiu (não sei como) alterá-la e colocar características essencialmente humanas para que ela funcionasse como funciona. No episódio dessa semana, deu para compreender a dimensão da machine com aquele diálogo entre Root e Harold (diálogo belíssimo, por sinal) 

Agora imagine, caro leitor, outra inteligência sem essa sensibilidade e ainda por cima nas mãos erradas. Imagine a guerra que está por vir no final desta temporada. Os efeitos dessa guerra, Root anunciou desde já: a morte de todos os membros da Liga da Justiça.
Não posso encerrar essa review sem comentar um pouco mais sobre a reviravolta da personagem Root. Root apareceu no final da primeira temporada como uma vilã de responsabilidade e deu muito trabalho para Harold e Mr. Reese. No final da segunda temporada, eu jurava que com acesso à machine, ela se tornaria alguma megalomaníaca com todo aquele poder em mãos.

Diferente de todas as minhas expectativas, ela passou para o lado do bem! Vejam só que reviravolta! A mulher passou por uma metamorfose que, ao que me parece, foi promovida pela própria machine.

Afinal de contas, o que é essa inteligência? Qual o linha tênue que a separa de ser uma máquina ou algo mais humano? Não sei vocês, mas em temporadas futuras gostaria que houvesse episódios que explorassem mais isso e, até mesmo, que mostrassem o que é a máquina.


                                Assista a promo do próximo episódio: 
Comentário(s)
0 Comentário(s)